Anatomia da SERP: conheça recursos que podem ser ativados numa pesquisa no Google

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Features têm a função de facilitar jornada de busca do usuário

SERP é a sigla referente a Search Engine Result Page. Em português, Página de Resultados do Mecanismo de Busca. É nesse espaço que, após a solicitação do usuário, são exibidas respostas à sua consulta. 

Embora cada buscador tenha características próprias em relação a layout e features, há algo que eles têm em comum: links para as páginas que, de acordo com o sistema de classificação, levam para locais relevantes em ordem de prioridade. 

SERPs exibidas em desktops e dispositivos móveis também se diferenciam.

Além disso, páginas de resultado são elementos mutáveis. Atualizações e modificações são aplicadas com frequência para trazer a melhor experiência de busca possível ao usuário. 

O próprio Google, que possui o maior percentual de market share da atualidade, passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. 

Outro fator que pode alterar a SERP é a intenção de busca do usuário. Por exemplo, ao buscar por um ponto de venda ou município, a feature do Google Maps é ativada, pois o algoritmo entende que o solicitante pretende se locomover até o local. 

De modo similar, temas em alta ativam o Google News, buscas por produtos revelam o Google Shopping, já cálculos demonstram a ferramenta calculadora. Ou seja, a aparência é flexível. 

É por isso que compreender esses recursos é muito importante, pois a aparição em diferentes features exige diferentes aplicações de SEO

Neste artigo, entenda a anatomia da SERP do maior buscador do mundo, o Google.

Anatomia da SERP: entenda cada um dos elementos presentes

Doodle

Frequentemente, o Google realiza modificações em seu logotipo para comemorar datas, homenagear pessoas ou incentivar causas. Podem, inclusive, ser animados e interativos.

Caixa de pesquisa

A caixa de pesquisa é onde o usuário digita uma sequência de caracteres para solicitar uma resposta ao buscador. Esse elemento também completa, automaticamente (autocomplete) uma solicitação, sugerindo ao usuário maneiras para realizar a pesquisa. 

Opções de ferramentas e filtragem

O usuário pode personalizar a própria busca ou navegar por diferentes ferramentas Google para buscar por resultados específicos, como vídeos, imagens, notícias, shopping ou finanças. 

Cada uma dessas páginas apresenta opções de filtragem, como seleção de idioma, data de publicação, tamanho da imagem e relevância. Logo a seguir, é exibido o número de resultados encontrados na web para a solicitação específica.

As pessoas também perguntam

A feature “as pessoas também perguntam” é uma das ativações mais comuns na SERP do Google. Nela, são exibidas perguntas relacionadas à solicitação principal, usadas com regularidade por outros usuários. A ideia é abrir o leque de opções e traduzir a potencial dúvida do usuário de outra maneira.

Resultados pagos

Os resultados pagos são ativados quando há um anunciante patrocinando a aparição na SERP para a palavra-chave, ação realizada por meio do Google Ads. São indicados com a tag “patrocinado” e totalmente independentes dos resultados da busca orgânica

Resultados orgânicos

Os resultados orgânicos representam o corpo principal da SERP do Google. Cada SERP exibe, como padrão, 10 links que levam a páginas que se adequam à solicitação do usuário.

Dependendo dos termos utilizados pelo usuário para realizar a busca, pode ocorrer a ativação orgânica de outras features nos resultados. A seguir, veja alguns exemplos. 

Trechos em destaque

Os trechos em destaque são ativados quando o buscador entende que o usuário precisa de uma resposta imediata. Assim, são exibidos pedaços destacados das páginas, acima dos demais resultados, espaço conhecido como “posição zero”.

Mapas

Os mapas são ativados quando o Google reconhece uma intenção de navegação geográfica do usuário. Por exemplo, quando se busca por locais, pontos de vendas ou cidades. Esse recurso pode conter avaliações.

Grafo de conhecimento

Grafos de conhecimento são recursos do Google que tentam trazer ao solicitante um resultado contextual, o que amplia o leque de informações por meio de dados estruturados – em formato de card.

Dicionário

O dicionário é ativado quando o algoritmo identifica uma intenção de busca conceitual. Ou seja, quando o usuário procura pelo sentido de uma palavra ou expressão.

Resultados sociais

Os resultados sociais recorrem às plataformas digitais para trazer resultados divulgados nos feeds de determinados influenciadores e especialistas.

Notícias

O recurso de notícias é ativado quando é identificada a intenção de consumo de temas em alta.

Negócios

O Perfil de Empresas do Google é um recurso ativado quando é identificada a busca por um negócio específico. O administrador do local pode reivindicar o controle do card para modificar as informações. Os usuários também podem deixar avaliações.

Pesquisas relacionadas

As pesquisas relacionadas são recursos permanentes exibidos ao fim da página de resultados em desktops. São termos comumente utilizados por usuários para buscas semelhantes, mas sem o uso específico de perguntas.

Menu de páginas

Por fim, o recurso menu de páginas permite que o usuário navegue para outras páginas de resultado. Ele está disponível somente em desktops, já que nos dispositivos móveis é aplicada a rolagem infinita.

Se você deseja implementar estratégias de SEO para conquistar melhores resultados de marketing orgânico, entre em contato com a Conversion.

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.