Quem é do Marketing, entende desde cedo a importância da criação de conteúdo como amplificador de uma marca ou empresa. Para quem só entende de SEO, por outro lado, pode parecer um pouco distante essa importância –– afinal, nem todo profissional de SEO trabalha diretamente com Conteúdo.
No entanto, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia essencial para atrair, converter e fidelizar clientes nos dias de hoje. Se quiser saber um pouco mais sobre o papel da criação de conteúdo neste processo, as boas práticas e o que não fazer, continue a leitura!
O que é criação de conteúdo?
Em linhas gerais, a criação de conteúdo é o processo de produção de artigos, materiais ricos ou posts sobre determinado assunto dentro de uma estratégia a partir de definições como tom de voz, persona, público-alvo e outros direcionamentos.
O que fazer na produção de conteúdo?
Eu produzo conteúdo há mais de cinco anos e, neste período, passei por diversas empresas e clientes. Como jornalista e escritora, também já fiz muitas leituras e cursos sobre o tema para, agora, poder contribuir com algumas dicas de como você pode produzir conteúdo. Confira!
Mantenha uma frequência na publicação de conteúdos
Na produção de conteúdo, consistência e frequência é a chave do sucesso –– ou não –– da sua estratégia. No início, é comum ter pouco alcance e visitas, mas com o passar do tempo a tendência é aumentar.
No caso da criação de conteúdo com estratégias de SEO, realmente é uma questão de tempo e estratégia. Mantendo a frequência entre as publicações, o Googlebot vai passar a visitar o seu site mais vezes para atualizar o seu banco de dados e, dessa forma, a estratégia começa a dar frutos!
Não economize tempo para editar os textos
A edição de textos é uma das tarefas mais importantes quando falamos de produção de conteúdo com estratégias de SEO. Isso porque é através disso que o texto será otimizado para os mecanismos de busca e também será revisado em termos de ortografia e gramática, fatores importantes para os usuários e também para o Google.
No entanto, o ideal é que essa etapa seja realizada por outra pessoa e não por quem escreveu o texto. Além disso, o indicado é que essa pessoa tenha conhecimentos sólidos em SEO para garantir a otimização do conteúdo.
Publique periodicamente na sua página
Apesar da criação de conteúdo para sites e blogs ser totalmente diferente da criação para redes sociais, nunca deixe a sua página de lado. É nela que você poderá publicar os links de artigos para aumentar os acessos além do orgânico e também é um dos principais meios de contato com o seu público.
Leia bastante
O hábito da leitura é essencial para quem quer escrever e criar conteúdo. Isso é quase como um dilema de vida para mim e, por isso, tento me manter firme nas leituras independente do quão cansativo foi meu dia.
Através da leitura, você vai aumentar o seu vocabulário, referências, e também conhecerá outros estilos de escrita que podem muito bem moldar a sua. E quando digo leitura, não me limito a livros: blogposts, posts nas redes sociais e outros formatos de conteúdo, como vídeo e áudio, podem ser importantes para o seu processo de criação de conteúdo.
Pesquise antes de escrever
Austin Kleon, autor de livros sobre criatividade, falou sobre a importância de referências no livro Roube como um artista:
“O que um bom artista entende é que nada vem do nada. Todo trabalho criativo é construído sobre o que veio antes. Nada é totalmente original.”
Isso não significa que você deva copiar o texto de outra pessoa; muito pelo contrário. Significa que ao conhecer o que outros sites escreveram sobre aquele mesmo tema poderá aumentar o seu olhar do que falta em conteúdos assim, ou até mesmo alguma ideia de por onde começar.
E, assim como a leitura, a pesquisa te dará mais conhecimento e repertório. Por isso, lembre-se de fazer anotações durante a pesquisa de criação de conteúdo. Isso te ajudará a escrever textos melhores.
Faça pausas para criar conteúdo
Atualmente, vivemos em uma sociedade acelerada onde tudo precisa ser feito ou entregue com rapidez. Mas eu não concordo que a produção de conteúdo siga esse mesmo fluxo, pois exige criatividade. Então, faça pausas sempre que precisar durante o seu processo de escrita.
Seja autêntico na hora de criar
Recentemente, o lançamento de ferramentas de inteligência artificial para produção de conteúdo abalou o mercado de SEO. Muitos até questionaram se este seria seria o fim dos redatores (e do analista de SEO também).
Mas só é verdade para quem produz conteúdo sem ser autêntico consigo mesmo; para quem escreve como um robô –– e para robôs, situação que o Helpful Content System veio para evitar. Além disso, a atualização do EEAT é outra prova sobre a necessidade de produções autênticas.
Interaja com seus leitores
A interação também é muito importante na criação de conteúdos, afinal, os leitores podem ser uma fonte de inspiração e servir como termômetro sobre os conteúdos publicados. Dessa forma, ter comentários habilitados em blogposts e se manter presente nas redes sociais pode ser um bom começo!
Mantenha um relacionamento com outros redatores
Assim como leitores, ter um relacionamento com outros redatores, independente do mercado de atuação, é uma boa prática que recomendo enquanto produtora de conteúdo.
Além de um poder trocar experiência, você terá com quem tirar dúvidas ou pedir apoio na revisão ou construção de um conteúdo quando estiver em crise criativa, por exemplo.
Como direcionar seu conteúdo para as personas
Um ponto muito importante na produção de conteúdo são as personas, ou seja, a representação fictícia de um cliente que se interessa pelo tema que você escreverá a respeito.
Para escrever conteúdos que realmente atraiam, tenham o poder de convencimento para conversão e fidelizar pessoas, é preciso conhecer muito bem as personas daquele negócio.
Por isso, eu indico estudar o comportamento delas na SERP e sempre realizar a pesquisa de palavras-chave para a redação, mesmo que o briefing venha pronto.
O que não fazer na criação de conteúdo?
Agora que você já conhece as boas práticas necessárias para a produção de conteúdos de qualidade, confira o que não fazer durante o processo.
Focar em quantidade
O principal erro na produção de conteúdo, principalmente o textual, é o foco na quantidade de palavras, tópicos, exemplos… Tudo em excesso é prejudicial, e se a quantidade estiver em primeiro lugar no seu processo, o conteúdo pode falhar em critérios de qualidade.
Neste momento, é bom lembrar que o SEO está evoluindo e as pessoas estão em primeiro lugar. Coloque-se no lugar delas: você preferiria ler um conteúdo de 2.000 palavras que te ajuda pouco ou nada, ou um de 500 palavras que tem o necessário para tirar as suas dúvidas?
Não ter um público-alvo bem definido
Se não tiver uma audiência ou um público-alvo, será difícil construir conteúdos estratégicos. Isso porque, sem esse olhar, será como dar um tiro no escuro.
Criar conteúdos para personas erradas
Criar conteúdo sem ter personas ou usando as erradas também é outro erro bastante comum e que impede a publicação de atingir os seus objetivos.
Por isso, o ideal é fazer uma análise de conteúdos da SERP, entender qual é a persona que você quer dedicar o texto e só depois disso começar a escrever.
Prejudicar sua credibilidade
Ter credibilidade e autoridade em determinado tema é algo que se conquista. Imagine perder por não ter estudado a fundo ou citado suas referências ao longe de um texto, por exemplo? Leve a produção de conteúdo a sério!
Não criar títulos atrativos
Do que adianta escrever um texto incrível se o seu título não estiver atrativo o suficiente para garantir o clique? A Conversion tem um guia que pode te ajudar nisso: como escrever titles amigáveis.
Copiar conteúdo dos outros
Um dos piores erros, e o mais feio também, é plagiar conteúdo de outras pessoas ao invés de produzir o seu. Além de ser passível de penalização jurídica ou do Google, essa prática pode prejudicar sua relação com as marcas que você trabalha e outros redatores.
Por que ter um processo de criação de conteúdo bem definido?
Investir em Marketing de Conteúdo não é fácil e muito menos barato, mas a longo prazo vale a pena. Dessa forma, o indicado é construir um processo de criação que faça sentido para a empresa e defini-lo para garantir conteúdos úteis e de qualidade.
Para isso, é preciso:
- Definir público-alvo e personas;
- Construir um funil de conteúdo mapeando as dores dos usuários e clientes da marca;
- Fazer pesquisa de palavras-chave;
- Ter um calendário editorial que garanta publicações constantes;
- Conversar com outros canais, como mídia paga e redes sociais, para garantir que a marca tenha um único tom de voz;
- Fazer podas de conteúdo recorrentes, afinal, o texto publicado hoje pode não fazer mais sentido semana que vem.
Acima listei os passos básicos para criar o processo, mas tudo depende do negócio; nem todos seguem a mesma estrutura. Por fim, recomendo a leitura do conteúdo sobre Marketing Orgânico, que traz essa visão da importância do conteúdo e SEO na construção de marca.
Conclusão
Atualmente, com a facilidade em criar um site ou uma conta em redes sociais, a produção de conteúdo ficou em alta. Temos influencers, produtores sérios, marcas que investem em conteúdos como forma de atração e retenção de clientes.
Se você trabalha com SEO, sabe que não faltam motivos para investir na criação de conteúdo estratégico em sites. Espero que este artigo ajude de alguma forma você a produzir seus próprios textos com mais segurança e facilidade.