Automação de Marketing: entenda o que é, benefícios e ferramentas

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Graças ao avanço da Inteligência Artificial, a Automação de Marketing é uma das estratégias de Marketing Digital que mais crescem.

Segundo dados da Forrester Data, os investimentos com ferramentas de automação de marketing devem chegar a US$ 25,1 bilhões ao ano até 2023.

Mas por que você precisa considerar investir em automação de marketing?

Neste post, a Conversion, agência de Marketing Digital com foco em SEO e Performance, apresenta a definição de Automação de Marketing e os benefícios dessa estratégia.

Acompanhe o nosso artigo nos próximos minutos. Vamos dar dicas de melhores práticas e apresentar algumas das principais ferramentas de Automação de Marketing.

Além disso, apresentaremos estatísticas que comprovam a importância da Automação de Marketing.

Se preferir, utilize o nosso índice de conteúdo.

Índice de Conteúdo

Definição de conceito: o que é Automação de Marketing (Marketing Automation)

Automação de Marketing é uso de tecnologias com o objetivo de automatizar ações de marketing em vários canais.

Os softwares de automação de marketing permitem que os profissionais usem diversos canais e automatizem tarefas repetitivas, além de outros benefícios.

Com essa estratégia, as empresas podem, por exemplo, fazer segmentação de clientes e proporcionar uma interação mais eficiente.

As áreas de marketing e de vendas utilizam softwares de automação para aumentar a eficiência e, consequentemente, suas vendas.
Quando a automação é usada para facilitar tarefas repetitivas, as pessoas ganham tempo para resolver problemas e desenvolver estratégias.

Mas a automação de marketing pode fazer muito mais pelo seu negócio. Continue lendo e entenda.

O que a automação de marketing faz

De modo geral, a automação de marketing é um conjunto de ferramentas desenvolvidas para otimizar e simplificar processos.

Ela funciona, digamos assim, em um piloto automático, baseado em regras.

Por exemplo: se ao se cadastrar em uma newsletter o consumidor entra em uma régua de comunicação, isso é uma estratégia de automação de marketing.

Mas não é só isso. Desde geração de leads até a divulgação de campanhas, existem diversas ferramentas desenvolvidas para facilitar processos.

Hoje em dia, não é necessário enviar e-mails para cada cliente, divulgar todas as campanhas ou postagens criadas manualmente.

Esses softwares têm tudo a ver com a simplificação de processos simples para ajudar você a identificar oportunidades e lidar com os processos mais complexos.

Marketing Automation é mais do que facilitar tarefas

As boas ferramentas de automação de marketing ajudam a identificar oportunidades e campos a serem explorados.

A partir dos dados coletados, você pode identificar o seu público-alvo e, assim, projetar o conteúdo ideal.

É possível também disparar ações de acordo com um cronograma. Dá para identificar, a partir do comportamento do consumidor, os melhores dias e horários para divulgar uma campanha, por exemplo.

Com as ferramentas de automação, é possível se concentrar em outras atividades, como análises de dados e de resultados, ajustando o seu plano de marketing à medida que os resultados começam a aparecer.

Uma estratégia de automação de marketing bem estruturada pode ajudar a reduzir prazos e recursos, além de aumentar receita e ROI.

Automação de marketing - exemplo leadlovers

Fonte: LeadLovers

Automação de Marketing: como fazer

Seguindo as dicas abaixo, é possível iniciar e aprimorar a sua estratégia de Automação de Marketing.

Quem é iniciante ou mesmo quem já começou a estratégia pode seguir as melhores práticas que listamos a seguir.
Melhores práticas para uma estratégia de Automação de Marketing eficiente

1. Definição de objetivos

Para começar bem a estratégia de Automação de Marketing, tenha objetivos bem definidos. A partir daí, é possível selecionar a melhor ferramenta.

Utilize dados concretos que justifiquem o investimento. Assim que o objetivo estiver alinhado, defina os KPIs que serão acompanhados ao longo da estratégia.

2. Escolha a ferramenta mais adequada ao objetivo

Existem inúmeras ferramentas de Automação de Marketing. Por isso, é importante analisar bem em detalhes cada uma para selecionar a opção mais adequada aos seus objetivos.

Fique conosco nos próximos tópicos, daremos algumas dicas para a escolha das ferramentas e também listamos as principais.

3. Defina o fluxo do processo de automação

Existem ferramentas de automação para diferentes ações, como e-mail marketing e mídias sociais, por exemplo.

Antes de implementar essa estratégia, é importante definir um fluxo de automação e ir testando a implementação aos poucos.

4. Faça análise de resultados constantemente

A grande vantagem das ferramentas de automação é a análise de dados. Por isso, não deixe de acompanhar cada ação e verificar o impacto disso em sua estratégia de marketing.

5. Teste novas possibilidades

De nada adianta encontrar tantos dados e não gerar novos insights. Aproveite as facilidades das ferramentas de Automação de Marketing para testar novas estratégias.

Encontre oportunidades, estreite a sua segmentação de clientes e faça análises cada vez mais detalhadas.

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Ferramentas de automação de marketing

A maioria das ferramentas de Automação de Marketing são plataformas com ferramentas integradas e uma série de recursos.

Obviamente, os tipos de recursos variam de acordo com cada plataforma. Para escolher a opção ideal, considere as ferramentas que possuem estrutura para:

  • Captura, nutrição e gerenciamento de leads;
  • Análise e disparo de campanhas;
  • Gerenciamento de conteúdo;
  • Analytics e relatórios.

Algumas ferramentas de Automação de Marketing

✓ Entre as brasileiras mais populares estão RD Station, Pipz, Dinamize, Ramper e LeadLovers.

✓ Já entre médias e grandes empresas, utiliza-se muito HubSpot, Salesforce, Pardot, etc.

✓ Reply.io: automação de marketing por e-mail.

✓ Intercom: automação de marketing multicanal.

✓ MailChimp: automação de marketing para pequenos sites.

✓ Autopilot HQ: automação de marketing visual e simples.

✓ GetResponse: e-mail, landing page, webinars, etc. All-in-one.

Antes de escolher a melhor ferramenta para a sua estratégia de Automação de Marketing, sugerimos que você teste a ferramenta. Algumas plataformas oferecem acesso gratuito por tempo limitado.

3 benefícios da Automação de Marketing

Mais do que facilitar processos repetitivos, confira três benefícios reais da Automação de Marketing através de alguns dados:

1. Com a Automação de Marketing, 80% das empresas aumentaram seus leads e 77% viram a conversão crescer

Quatro em cada cinco empresas B2C e B2B aumentaram seus leads usando ferramentas de automação e 77% tiveram aumento na taxa de conversão, segundo dados da VB Insight.

2. Economia de tempo e análise de dados

Segundo dados da ADI (Adobe Digital Insights), a Automação de Marketing é muito positiva em relação ao tempo e à análise de dados.

Para 30% dos entrevistados, as ferramentas de automação ajudam a ganhar tempo, e para 25% dos profissionais, a análise de dados é um dos benefícios primordiais.

3. O uso de ferramentas inteligentes ajuda a alcançar a melhor experiência do cliente

Com a Automação de Marketing, é possível desenvolver campanhas a partir de dados e segmentação de clientes, além de analisar impactos e resultados praticamente em tempo real.

Para antecipar as necessidades de seus consumidores e encantar clientes, as empresas estão investindo cada vez mais em ferramentas inteligentes de automação e de análise preditiva.

91% dos profissionais de marketing afirmaram que ferramentas que permitem a análise de dados de forma contínua e em tempo real são altamente valiosas, segundo a pesquisa da empresa Adgorithms.

Estatísticas sobre automação de marketing que você deve saber

Com o avanço da inteligência artificial, a automação de marketing não para de crescer. E, com certeza, é uma das tendências de Marketing Digital para os próximos anos.

Segundo dados do State of Marketing, divulgado pela Salesforce, 67% dos profissionais usam ferramentas de automação de marketing.
Dos que não usam essa estratégia, 21% esperam começar a utilizar ferramentas de automação até 2019.

Até 2023, o investimento em ferramentas de automação será dobrado!

Saltando de US$ 13,4, em 2018, para US$ 25,1 bilhões, em 2023, os investimentos em tecnologias de automação tendem a dobrar.

Essa estimativa é da pesquisa Marketing Automation Technology Forecast, 2017 to 2023, divulgada pela Forrester.

Segundo os dados acima, as empresas têm investido cada vez mais em plataformas de automação para diversos objetivos.

As soluções de automação de marketing mais procuradas são de:

  • Gerenciamento de campanhas entre canais.
  • Marketing de conteúdo.
  • Gerenciamento de leads.
  • Gerenciamento de recursos.
  • Interação em tempo real.

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