147 Estatísticas de Marketing Digital para Impulsionar sua Estratégia

Diego Ivo
Diego Ivo

Você provavelmente já ouviu falar do personagem Billy Beane do filme “O Homem que Mudou o Jogo”, interpretado por Brad Pitt. Ele usou estatísticas para transformar o time de beisebol Oakland Athletics em um dos mais bem-sucedidos da liga. Da mesma forma que os dados ajudaram Billy, eles também podem ajudar a sua estratégia.

Neste artigo selecionamos 147 estatísticas de marketing digital relevantes que abrangem tópicos que vão desde comportamento do consumidor até marketing de conteúdo e automação. Entre eles, constam dados sobre o uso de vídeos e mídias sociais, eficácia de campanhas de email, personalização, publicidade online, experiência do cliente e muito mais.

Está pronto? Então vamos lá!

Estatísticas e Dados

  1. 81% dos compradores online fazem pesquisas online antes de comprar (MineWhat)
  2. 60% dos profissionais de marketing usaram vídeos em suas campanhas de marketing (OptinMonster)
  3. O email marketing tem um ROI médio de 4200% (DMA)
  4. 70% dos profissionais de marketing dizem que a SEO é mais eficaz do que o PPC (Databox)
  5. 92% dos usuários de internet usam emojis (Emoji Report)
  6. 88% dos usuários de internet confiam nas avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais (Search Engine Land)
  7. 91% das pessoas verificam seus emails diariamente (OptinMonster)
  8. 72% dos consumidores preferem aprender sobre um produto ou serviço através de um vídeo (HubSpot)
  9. 75% dos usuários de internet não passam da primeira página dos resultados de pesquisa (HubSpot)
  10. 50% dos consumidores afirmam que a qualidade do produto é o fator mais importante na decisão de compra (BigCommerce)
  11. 71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência com uma marca nas redes sociais recomendarão a marca a seus amigos e familiares (Ambassador)
  12. Os usuários do Instagram passam, em média, 28 minutos por dia na plataforma (Digital Information World)
  13. 30% dos usuários de mídias sociais se conectam com as marcas nas redes sociais (GlobalWebIndex)
  14. 60% dos usuários do LinkedIn têm mais chances de se interessar por uma empresa se ela compartilhar conteúdo relevante nas redes sociais (MarketingCharts)
  15. As postagens do LinkedIn com imagens têm 98% mais chances de gerar comentários (LinkedIn)
  16. 33% dos usuários do Twitter seguem marcas para obter ofertas especiais (HubSpot)
  17. As empresas que utilizam o Twitter têm em média 2 vezes mais chances de gerar leads (Business 2 Community)
  18. 71% dos usuários do Pinterest são mulheres (Hootsuite)
  19. 72% dos usuários do Pinterest usam a plataforma para decidir o que comprar offline (Hootsuite)
  20. 80% dos usuários do YouTube assistem a vídeos relacionados com a compra de um produto ou serviço (Google)
  21. 45% dos usuários do YouTube assistem mais de uma hora de vídeos por semana (HubSpot)
  22. 70% dos usuários do YouTube relatam que descobriram um novo produto ou serviço no site (Google)
  23. 59% dos usuários do YouTube preferem assistir a vídeos relacionados a seus interesses em vez de programas de TV (Google)
  24. 85% dos vídeos do Facebook são visualizados sem som (Digiday)
  25. As postagens com vídeo no Facebook têm, em média, 59% mais engajamento do que as postagens com apenas texto (HubSpot)
  26. 47% dos usuários do Facebook acessam a plataforma exclusivamente através de dispositivos móveis (Sprout Social)
  27. As postagens no Facebook com 40 caracteres têm 86% mais engajamento do que as postagens mais longas (Jeff Bullas)
  28. As postagens no Facebook com imagens têm 2,3 vezes mais engajamento do que as postagens sem imagens (Buzzsumo)
  29. O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais (Statista)
  30. 80% dos usuários do Instagram seguem pelo menos uma marca na plataforma (Hootsuite)
  31. As postagens do Instagram com hashtags têm em média 12,6% mais engajamento do que as postagens sem hashtags (Sprout Social)
  32. As postagens do Instagram com localização têm em média 79% mais engajamento do que as postagens sem localização (Hootsuite)
  33. As postagens do Instagram com imagens geram em média 36% mais engajamento do que as postagens com vídeo (Hootsuite)
  34. As postagens do Instagram com perguntas na legenda geram em média 45% mais engajamento do que as postagens sem perguntas (Hootsuite)
  35. O Snapchat tem uma média de 203 milhões de usuários ativos diários (Snap Inc.)
  36. 72% dos usuários do Snapchat usam o aplicativo diariamente (Statista)
  37. 30% dos usuários do Snapchat seguem marcas na plataforma (Hootsuite)
  38. As postagens do Snapchat com filtros têm em média 28% mais visualizações do que as postagens sem filtros (Hootsuite)
  39. 55% dos usuários do Snapchat assistem a uma história completa antes de sair do aplicativo (Hootsuite)
  40. O LinkedIn tem mais de 675 milhões de usuários em mais de 200 países (LinkedIn)
  41. 97% dos profissionais de marketing usam o LinkedIn para suas estratégias de marketing (HubSpot)
  42. As postagens do LinkedIn com imagens têm 98% mais chances de gerar comentários (LinkedIn)
  43. 80% dos leads gerados pelas redes sociais vêm do LinkedIn (Hootsuite)
  44. As empresas que publicam 20 postagens por mês no LinkedIn geram em média 60% mais leads (Hootsuite)
  45. As postagens do LinkedIn que incluem um CTA têm 70% mais chances de gerar conversões (LinkedIn)
  46. 50% dos usuários do LinkedIn têm mais chances de comprar de uma empresa que eles interagem na plataforma (SmallBizGenius)
  47. O WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais (Statista)
  48. 65% dos usuários do WhatsApp usam o aplicativo diariamente (Business of Apps)
  49. As empresas que usam o WhatsApp Business têm 3 vezes mais chances de responder a um cliente do que as empresas que usam o WhatsApp pessoal (WhatsApp)
  50. 91% das pessoas verificam seus emails diariamente (OptinMonster)
  51. As linhas de assunto de email com menos de 10 caracteres têm uma taxa de abertura de 58% (AWeber)
  52. As linhas de assunto de email com emojis têm uma taxa de abertura de 56% (AWeber)
  53. As linhas de assunto de email com personalização têm uma taxa de abertura de 29% (Mailchimp)
  54. 80% dos usuários de internet usam o email para fins de trabalho (HubSpot)
  55. 59% dos usuários de internet dizem que o email os influencia na decisão de compra (SaleCycle)
  56. As campanhas de email que incluem um vídeo têm uma taxa de cliques de 300% maior do que as campanhas sem vídeo (HubSpot)
  57. As campanhas de email que incluem um CTA têm uma taxa de cliques de 371% maior do que as campanhas sem CTA (WordStream)
  58. As campanhas de email segmentadas geram em média 58% de toda a receita de email (DMA)
  59. 88% dos usuários de internet confiam nas avaliações online tanto quanto em recomendações pessoais (Search Engine Land)
  60. 50% dos consumidores afirmam que a qualidade do produto é o fator mais importante na decisão de compra (BigCommerce)
  61. 60% dos consumidores disseram que se sentem mais positivamente em relação a uma marca após ler um conteúdo personalizado em seu site (Content Marketing Institute)
  62. 75% dos usuários de internet não passam da primeira página dos resultados de pesquisa (HubSpot)
  63. 70% dos usuários de internet preferem clicar em resultados de pesquisa orgânica em vez de anúncios pagos (Databox)
  64. As empresas que mantêm um blog têm em média 67% mais leads do que as empresas que não mantêm um blog (HubSpot)
  65. As empresas que usam o Google Meu Negócio têm 50% mais chances de gerar leads (BrightLocal)
  66. O conteúdo em vídeo é 50 vezes mais provável de aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google do que o conteúdo em texto (Insivia)
  67. 80% dos usuários de internet usam o Google para fazer perguntas específicas (Databox)
  68. O tempo médio de carregamento da página móvel é de 22 segundos, mas 53% dos usuários de internet abandonarão uma página se ela levar mais de 3 segundos para carregar (Think with Google)
  69. 46% dos profissionais de marketing dizem que a personalização é uma prioridade máxima em suas estratégias de marketing (Salesforce)
  70. 70% dos usuários de internet preferem conteúdo personalizado (SmarterHQ)
  71. As campanhas de marketing personalizadas geram em média uma taxa de conversão de 10% (Instapage)
  72. 80% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma marca que oferece experiências personalizadas (Epsilon)
  73. As empresas que usam a personalização em seus emails geram em média uma receita 17% maior (VentureBeat)
  74. As empresas que usam a personalização em seus sites geram em média uma receita 19% maior (Monetate)
  75. 63% dos consumidores esperam que as marcas ofereçam personalização em seus sites (SmarterHQ)
  76. 36% dos consumidores dizem que comprariam de uma empresa que oferece personalização em seus produtos ou serviços (Epsilon)
  77. 70% dos consumidores sentem que as marcas não os conhecem como indivíduos (Accenture)
  78. As empresas que usam a personalização em sua experiência de compra geram em média uma receita 20% maior (McKinsey)
  79. 25% dos usuários de internet usam ad-blockers (eMarketer)
  80. 57% dos usuários de internet dizem que os anúncios online são irrelevantes para eles (HubSpot)
  81. 70% dos usuários de internet dizem que os anúncios online interferem em sua experiência na plataforma (HubSpot)
  82. 39% dos usuários de internet usam o ad-blocker porque os anúncios são irritantes ou irrelevantes (GlobalWebIndex)
  83. O CTR médio dos anúncios no Facebook é de 0,9% (WordStream)
  84. O CTR médio dos anúncios no Google é de 3,17% na rede de pesquisa e 0,46% na rede de display (WordStream)
  85. 80% dos usuários de internet reconhecem um anúncio nativo, mas apenas 20% dos usuários de internet reconhecem um anúncio de banner (Business Insider)
  86. 70% dos usuários de internet dizem que os anúncios nativos são mais atraentes do que os anúncios de banner (Sharethrough)
  87. 70% dos usuários de internet preferem descobrir novos produtos através do conteúdo em vez de anúncios (Inc.com)
  88. As empresas que usam o retargeting geram em média uma taxa de conversão de 10% (Instapage)
  89. 60% dos usuários de internet têm uma opinião mais positiva de uma marca quando encontram conteúdo personalizado (Content Marketing Institute)
  90. 62% dos consumidores dizem que se sentem mais positivamente em relação a uma marca após ler conteúdo personalizado em seu site (Content Marketing Institute)
  91. 55% dos consumidores dizem que ler conteúdo personalizado em um site os influenciaria a comprar da marca (Content Marketing Institute)
  92. 80% dos usuários de internet usam o conteúdo para se informar sobre um produto ou serviço (Demand Metric)
  93. 91% dos consumidores preferem conteúdo interativo em vez de conteúdo estático (Ion Interactive)
  94. 90% dos profissionais de marketing dizem que o conteúdo é uma parte importante de sua estratégia de marketing (PointVisible)
  95. As empresas que mantêm um blog têm em média 434% mais páginas indexadas pelo Google do que as empresas que não mantêm um blog (TechClient)
  96. O conteúdo em vídeo gera em média 1200% mais engajamento do que o conteúdo em texto e imagem combinados (Forbes)
  97. 45% dos profissionais de marketing dizem que a criação de conteúdo é a tarefa mais importante de sua equipe de marketing (HubSpot)
  98. 61% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma marca que fornece informações úteis em seu site (Blue Corona)
  99. 64% dos consumidores dizem que a confiança é o fator mais importante na decisão de compra (Edelman)
  100. 90% dos consumidores afirmam que a autenticidade é um fator importante na decisão de compra (Stackla)
  101. 86% dos consumidores afirmam que a autenticidade é um fator importante na decisão de seguimento de uma marca nas redes sociais (Stackla)
  102. 60% dos consumidores dizem que a transparência é um fator importante na decisão de compra (Stackla)
  103. 84% dos consumidores dizem que a transparência é um fator importante na decisão de seguimento de uma marca nas redes sociais (Stackla)
  104. 90% dos consumidores afirmam que a experiência do cliente é importante na decisão de compra (SuperOffice)
  105. 60% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma experiência do cliente melhor (SuperOffice)
  106. 73% dos consumidores dizem que uma boa experiência do cliente é essencial para influenciar sua lealdade à marca (Salesforce)
  107. As empresas que investem em experiência do cliente têm em média uma receita 4 a 8% maior do que as empresas que não investem em experiência do cliente (Forbes)
  108. 46% dos profissionais de marketing dizem que a falta de tempo é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
  109. 49% dos profissionais de marketing dizem que a falta de recursos é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
  110. 34% dos profissionais de marketing dizem que a falta de dados é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
  111. 26% dos profissionais de marketing dizem que a falta de tecnologia é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
  112. 45% dos profissionais de marketing dizem que a medição do ROI é o maior desafio enfrentado por sua equipe de marketing (HubSpot)
  113. As empresas que usam a automação de marketing geram em média uma taxa de conversão de 53% maior do que as empresas que não usam a automação de marketing (VentureBeat)
  114. As empresas que usam a automação de marketing geram em média um aumento de 14,5% na produtividade da equipe de marketing (Nucleus Research)
  115. As empresas que usam a automação de marketing geram em média uma redução de 12,2% nos custos de marketing (Nucleus Research)
  116. 50% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus gastos com automação de marketing nos próximos dois anos (HubSpot)
  117. As empresas que usam a análise de dados geram em média uma receita 5 a 6% maior do que as empresas que não usam a análise de dados (Forbes)
  118. 40% dos consumidores dizem que as marcas com um forte propósito são mais atraentes do que as marcas sem um forte propósito (Accenture)
  119. 73% dos consumidores dizem que estão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço se a marca promover um impacto social positivo (Nielsen)
  120. As empresas que investem em responsabilidade social geram em média uma receita 4 a 6% maior do que as empresas que não investem em responsabilidade social (Forbes)
  121. 75% dos consumidores dizem que preferem comprar de marcas que oferecem um programa de fidelidade (MarketingCharts)
  122. As empresas com programas de fidelidade geram em média uma receita 5 a 10% maior do que as empresas sem programas de fidelidade (Zinrelo)
  123. 90% dos consumidores esperam que as marcas estejam presentes nas mídias sociais (HubSpot)
  124. 59% dos consumidores afirmam que as mídias sociais influenciam em sua decisão de compra (GlobalWebIndex)
  125. As empresas que respondem a reclamações nas redes sociais geram em média 25% mais lealdade do cliente do que as empresas que não respondem a reclamações nas redes sociais (Convince & Convert)
  126. 70% dos consumidores esperam que as marcas forneçam conteúdo personalizado em suas redes sociais (HubSpot)
  127. 71% dos usuários de mídias sociais usam a plataforma para se manterem em contato com amigos e familiares (GlobalWebIndex)
  128. 60% dos consumidores dizem que o atendimento ao cliente é um fator importante na decisão de compra (Microsoft)
  129. 92% dos consumidores dizem que o atendimento ao cliente é importante para sua fidelidade à marca (HubSpot)
  130. 42% dos consumidores dizem que a resposta rápida do atendimento ao cliente é um fator importante na decisão de compra (HubSpot)
  131. 75% dos consumidores dizem que é importante que as empresas ofereçam várias opções de atendimento ao cliente (HubSpot)
  132. 56% dos consumidores dizem que preferem o atendimento ao cliente por telefone (SuperOffice)
  133. As taxas de clique em anúncios em dispositivos móveis são em média 45% maiores do que as taxas de clique em anúncios em desktops (DialogTech)
  134. 63% dos usuários de internet acessam a web por meio de dispositivos móveis (Statista)
  135. 40% dos usuários de internet abandonam um site se ele não for otimizado para dispositivos móveis (Google)
  136. As empresas que usam o SMS marketing geram em média uma taxa de conversão de 45% (SMS Comparison)
  137. As empresas que usam o SMS marketing geram em média uma taxa de abertura de 98% (Pew Research Center)
  138. 70% dos consumidores afirmam que a marca é mais importante do que o preço na decisão de compra (Inc.com)
  139. 64% dos consumidores dizem que compartilhariam informações pessoais com as marcas em troca de ofertas personalizadas (Accenture)
  140. 52% dos consumidores dizem que compartilhariam informações pessoais com as marcas em troca de experiências personalizadas (Accenture)
  141. 71% dos consumidores dizem que a autenticidade é um fator importante na decisão de compra (Stackla)
  142. As empresas que usam o storytelling geram em média uma receita 30% maior do que as empresas que não usam o storytelling (Forbes)
  143. As empresas que usam o influencer marketing geram em média uma taxa de conversão de 5 vezes maior do que as empresas que não usam o influencer marketing (Influencer Marketing Hub)
  144. As empresas que usam o influencer marketing geram em média um ROI de $6,50 para cada $1 gasto (Influencer Marketing Hub)
  145. 63% dos profissionais de marketing planejam aumentar seus gastos com influencer marketing em 2021 (Influencer Marketing Hub)
  146. 80% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar um produto recomendado por um amigo ou familiar (Nielsen)
  147. As empresas que usam o marketing boca a boca geram em média uma taxa de conversão de 5 a 20% maior do que as empresas que não usam o marketing boca a boca (Invesp)

Esperamos que essas estatísticas de marketing digital o ajudem a moldar sua estratégia e a alcançar seus objetivos. Lembre-se de usar esses dados para informar e testar suas campanhas de marketing e ajustar sua abordagem conforme necessário.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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