Google libera envio de dados em massa do Search Console para o BigQuery

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Conexão entre ferramentas é recomendada para sites com grande volume de visitas ou páginas

O Google anunciou no último dia 23 um recurso que possibilita o envio de informações do Google Search Console para o Google BigQuery de maneira programada.

Com isso, os administradores de sites podem realizar uma análise minuciosa dos dados em plataformas externas. Para tal, é preciso configurar a ativação do processo, que passa a ser transferido automaticamente todos os dias. 

De acordo com o anúncio oficial na Central de Pesquisa Google, não há limitação de volume de dados exportados. O recurso, no entanto, não funciona com as consultas anônimas, ação que visa proteger a privacidade do usuário (Search Console Help). 

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console (anteriormente conhecido como Google Webmaster Tools) é a ferramenta oficial da companhia voltada à análise de websites. Nela, o administrador visualiza uma série de dados, relatórios e gráficos relacionados a tráfego, performance e erros estruturais ou de indexação. 

Por isso, é uma das mais importantes quando o assunto é a otimização para mecanismos de busca (SEO). 

O que é o Google BigQuery?

O Google BigQuery é uma ferramenta de armazenamento de dados voltada a empresas, que funciona de maneira integrada a diversas outras plataformas de análise. 

Diferentemente do Search Console, é paga, mas possui uma gama maior de recursos (aprendizado de máquina, análise geoespacial e business intelligence), armazenamento e processamento. 

Por esse motivo, o BigQuery normalmente é utilizado por grandes companhias (como lojas virtuais, serviços digitais e portais de notícia) que possuem sites com dezenas de milhares de páginas ou grande número de acessos diários. Sites menores podem acessar o banco de dados diretamente pelo Looker Studio. 

Exportação de dados em massa do Google Search Console para o Google BigQuery

A exportação de dados em massa é um recurso que permite transferir um grande conjunto de informações do Google Search Console para o Google BigQuery. 

As empresas que optarem pela contratação de serviço, oferecido em um modelo de SaaS (Software as a Service), terão a oportunidade de armazenar ou transferir os dados para plataformas de análise terceiras e automatizar processos, o que agiliza o trabalho de profissionais de SEO.

Como configurar a exportação de dados em massa?

O Google BigQuery permite aos usuários uma maior velocidade de processamento, oferecendo uma análise mais precisa e um maior armazenamento de dados.

Para configurar uma nova exportação de dados é necessário possuir nível de proprietário dentro da ferramenta e seguir os seguintes passos: 

Preparação do projeto do Google Cloud

Antes de tudo, é preciso ativar a API BigQuery do Google Cloud. Depois, conceder permissão à conta do Search Console em questão. É possível criar diferentes projetos para contas distintas. 

1. Abra o Google Cloud Console

2. Troque para o projeto para o qual você deseja realizar a exportação

3. Na barra lateral, selecione “APIs & Services”. Na sequência, escolha “Enable APIs & Services” (caso o BigQuery não estiver ativado), depois, clique em “+Enable APIs e Serviços” e selecione “BigQuery API”. 

4. Navegue até a barra lateral “IAM and Admin”, “Permissions for Project” e selecione o projeto. 

5. Clique em “+Grant Access” para abrir o painel e selecione “Add principals”. Em “New Principals”, cole [email protected].

6. Clique em salvar.

Definição do local de destino

A próxima etapa consiste na escolha do destino para a exportação, realizada diretamente no Google Search Console. Será necessário inserir o ID do projeto do Google Cloud e escolher o local onde serão armazenadas as informações. 

1. Abra o Google Search Console

2. Clique em “Settings” e, a seguir, em “Bulk data export”

3. Cole o ID do projeto do Google Cloud (não confunda com o número do projeto) e selecione o local para o conjunto de dados na lista

4. Clique em “Continue” para confirmar e iniciar a automação da exportação

Na sequência, uma exportação será simulada para verificar sua funcionalidade. Se estiver tudo certo, o Google informará ao proprietário, e as exportações diárias começarão depois de 48 horas. Uma mensagem de alerta também será ativada caso haja falha em algum processo. 

Em dois dias, o administrador poderá acessar o BigQuery e manusear os dados exportados. 

Lembre-se que a partir do momento da ativação os dados serão acumulados todos os dias caso não seja configurada uma data de finalização, o que pode gerar custos extras para o negócio.

A análise de dados é um dos mais importantes processos em estratégias de SEO. Se você deseja contar com uma agência parceira para trabalhar essas informações em prol do seu negócio, conheça o nosso serviço de Business Intelligence.

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.