Google AI Overview: como o recurso pode afetar seus resultados de SEO

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

A AI Overview, ou Resumos Gerados por IA, é o novo recurso da Pesquisa Google que fornece respostas usando a tecnologia de inteligência artificial generativa. Foi apresentado durante o Google I/O 2024. 

Quem nunca ouviu a expressão “dá um Google” ao demonstrar uma dúvida sobre determinado assunto? A expressão, que é famosa principalmente em redes sociais e em fóruns online, é o reflexo de como agimos hoje quando estamos em busca de informações.

Afinal, são mais de 20 anos tendo acesso a um banco de dados infinito — ou quase —, mas isso está prestes a se tornar ainda mais fácil. Implementado inicialmente nos Estados Unidos, o Google AI Overview é um lançamento que traz uma nova proposta para a busca orgânica: permitir que a inteligência artificial faça a pesquisa por você.

O que é o Google AI Overview?

O Google AI Overview (Resumos Gerados por IA, em português) é um recurso que ficará disponível na Pesquisa Google, sendo seu objetivo fornecer respostas usando a inteligência artificial generativa.

Utilizando-se do modelo Gemini, uma tecnologia avançada de IA do Google, o novo recurso vai garantir respostas precisas e detalhadas para consultas. No entanto, suas respostas serão apresentadas apenas para pesquisas mais complexas em que a inteligência artificial possa, de fato, agregar valor além dos resultados tradicionais da busca.

Confira como será apresentado o resultado da AI Overview:

Por enquanto, o Google AI Overview foi lançado inicialmente nos Estados Unidos, mas a expectativa da empresa é que a novidade em breve esteja disponível em mais países. Além disso, o recurso poderá aparecer com maior frequência em consultas que tenham como tema saúde, medicina e finanças — o que conhecemos como Your Money, You Life (YMYL).

Qual a diferença entre o SGE e a AI Overview?

A diferença entre SGE (Search Generative Experience) e AI Overview do Google está na aplicação e na função dentro do mecanismo de busca.

O SGE é um ambiente mais amplo dentro da Pesquisa Google que utiliza inteligência artificial para melhorar a experiência geral de busca. Ele inclui vários recursos que usam a IA para fornecer respostas e insights mais úteis e relevantes.

Enquanto isso, a IA Overview é uma funcionalidade específica dentro do SGE que fornece resumos e respostas gerados por IA a partir de informações encontradas na Web. 

O que a IA Overview, ou Resumos Gerados por IA, é capaz de fazer?

Como explicado nos tópicos anteriores, a AI Overview é utilizada para responder perguntas complexas onde a IA pode agregar valor significativo ao fornecer uma síntese do conhecimento disponível, em vez de apenas listar links ou resultados de busca tradicionais.

A seguir, conheça suas principais capacidades:

Criar resumos sintetizados

A AI Overview é capaz de gerar resumos com base na compreensão do que foi pesquisado pelo usuário e no conteúdo disponível na Web.

Responder perguntas complexas

Graças aos recursos e tecnologia do modelo Gemini, a AI Overview consegue responder perguntas cada vez mais complexas dos usuários. Assim, ao invés de dividir a pergunta em várias consultas no Google, é possível construir uma única pergunta, com todas as nuances que o usuário desejar.

Um exemplo interessante que o Google trouxe em seu artigo oficial foi de um usuário que está buscando um novo estúdio de ioga ou pilates. No entanto, este estúdio precisa ser popular, próximo de onde o usuário se encontra e ofereça descontos para novos membros:

Fornecer informações relevantes

Os Resumos Gerados por AI utilizam o modelo Gemini, principal concorrente do GPT-4, combinando capacidades avançadas para que a IA consiga compreender a consulta e retornar com informações relevantes e contextualizadas.

Fazer planos 

A AI Overview do Google também possui a capacidade de ajudar em tarefas de planejamento. Dessa forma, o recurso fornece informações estruturadas e sequenciais para tarefas complexas, como planejar uma viagem, organizar um evento ou estruturar um projeto.

Ajustar seu resultado

Em breve, a IA Overview também será capaz de suportar ajustes nos seus resultados com opções para simplificar a linguagem ou detalhar o resumo. 

Obter ajuda da IA com vídeos

A AI Overview do Google pode ajudar a partir de vídeos usando o recurso “Google Lens Ask with Video”. Isso permite que os usuários façam perguntas sobre vídeos específicos, e a IA fornece respostas baseadas nele. 

Por exemplo, ao assistir a um tutorial, você pode perguntar sobre um passo específico, e a IA Overview destacará e explicará essa parte do vídeo, tornando mais fácil entender e seguir as instruções.

Como a AI Overview pode afetar o SEO?

Os Resumos Gerados por IA terão um papel importante na Pesquisa Google a partir do seu lançamento. Segundo Liz Reid, Head of Search na Google, a empresa espera que “links que estiverem na AI Overviews tenham mais cliques do que se a página estivesse aparecendo numa lista de resultados tradicionais de uma consulta“.

A intenção da AI Overview é permitir que os usuários explorem, de forma aprofundada, seus temas de interesse no buscador. Assim, os usuários poderão descobrir conteúdos de diversos editores, criadores, varejistas, empresas e muito mais. Confira em mais detalhes como a AI Overview pode afetar o tráfego orgânico:

Redução de tráfego

Como os Resumos Gerados pela IA aparecem diretamente nos resultados de busca, os usuários podem obter as informações que precisam sem clicar em links, o que pode significar uma redução do tráfego orgânico para os sites.

No entanto, como Liz Reid apontou, também existe a possibilidade das páginas que estiverem indicadas na AI Overview receberem mais cliques e, portanto, aumentarem o tráfego orgânico.

Foco na qualidade do conteúdo

Para serem destacados nos resumos da AI Overview, os sites precisam oferecer conteúdo de alta qualidade, bem estruturado e relevante. A IA usa o modelo Gemini para agregar informações de múltiplas fontes, o que significa que apenas os conteúdos confiáveis e úteis serão utilizados.

Neste ponto, o Google também informou que não há nada que os criadores possam fazer além de seguir as diretrizes de conteúdo, ou Fundamentos da Pesquisa Google.

Maior engajamento na SERP

A AI Overview pode manter os usuários na página de resultados do Google por mais tempo, já que o recurso fornecerá respostas diretas e opções adicionais de pesquisa relacionadas. 

Apesar da possibilidade do risco de redução de tráfego orgânico, também abre novas oportunidades para ganhar visibilidade dentro do próprio ambiente de pesquisa do Google. Estratégias como a criação de clusters de conteúdo e a otimização para consultas de cauda longa podem ajudar a mitigar esses efeitos e até aproveitar as novas oportunidades​.

Estratégia de palavras-chave

As palavras-chave de cauda longa e consultas específicas podem se tornar mais importantes, pois a AI Overview foi construída para lidar com consultas complexas. Por isso, conte com ferramentas de SEO para repensar sua estratégia de palavras-chave e adequá-la às mudanças que estão por vir com a IA generativa.

Terá um relatório da AI Overview no Google Search Console?

As impressões e cliques vindos a partir dos Resumos Gerados por IA serão reportadas no relatório do Google Search Console. No entanto, não haverá distinção entre os resultados da AI Overview e a busca tradicional. 

Ou seja, não será possível saber quantas impressões ou cliques estão chegando da AI Overview.

Como evitar que meu conteúdo apareça na AI Overview?

A única forma de impedir que seu conteúdo apareça na AI Overview é através dos meios já conhecidos de controle na Pesquisa Google. Então, caso deseje que suas páginas não sejam utilizadas nos resumos, basta bloquear seu site de aparecer no Google através do robots.txt ou outros controles de robôs.

Conclusão

Ainda é cedo para avaliar os impactos dos Resumos por IA na Pesquisa Google, afinal, faz pouco mais de uma semana do lançamento oficial nos Estados Unidos. 

Por isso, uma dica valiosa é acompanhar os desdobramentos da novidade por lá e, enquanto isso, se preparar para quando o recurso estiver disponível no Brasil — o que não deve levar tanto tempo assim, considerando que o Google pretende ampliar o acesso até o final de 2024.

Mas não há motivo para aflição, como Liz Reid afirmou: “continuaremos a nos concentrar em enviar tráfego valioso para editores e criadores. Como sempre, os anúncios continuarão a aparecer em espaços dedicados ao longo da página, com rótulos claros para distinguir entre resultados orgânicos e patrocinados.

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Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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