Conheça as principais estatísticas e tendências sobre a inteligência artificial

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

Desde o lançamento do ChatGPT no final de 2022, a inteligência artificial tornou-se um tema de interesse em diversos setores do mercado, e vem se instalando na rotina de pessoas do mundo inteiro através de softwares, aplicativos e outros recursos presentes na Internet.

Se você quiser ficar por dentro de tudo que está acontecendo neste mundinho e as tendências que a IA ainda pode trazer, continue por aqui. Estamos apenas no começo de uma grande transformação — então não deixe de ficar por dentro das novidades!

O que é inteligência artificial? 

A inteligência artificial, também conhecida como IA, é a capacidade de um sistema computacional de realizar tarefas complexas como reconhecimento facial, reconhecimento de voz, tradução automática, predição, automação, entre outros.

Para funcionar com tal capacidade, a  inteligência artificial utiliza o Machine Learning (Aprendizado de Máquina), especificamente o Deep Learning (Aprendizado Profundo). 

Ou seja, a IA utiliza dados e algoritmos para a produção de informações que serão relevantes para o comando do usuário. De forma genérica, podemos dizer que quanto mais dados a IA tiver, maior é o seu conhecimento e capacidades.

Como é o caso do ChatGPT e o Bard, os dois maiores modelos de linguagens da atualidade. O Perplexity IA é outro exemplo, baseado no GPT-3, que funciona como um mecanismo de busca com inteligência artificial.

As principais estatísticas do uso da Inteligência Artificial 

Agora que ficou claro o que é inteligência artificial, conheça as principais estatísticas:

  • Espera-se que as empresas gastem mais de US$ 500 bilhões em soluções de IA em 2023
  • Até 2024, o mercado global de IA deve atingir mais de meio trilhão de dólares americanos. Com base nessas estatísticas, espera-se que a indústria de IA atinja US$ 1,5 trilhão até 2030
  • A inteligência artificial tem o potencial de gerar crescimento econômico de até US$ 13 trilhões até 2030
  • A implantação de IA pode aumentar a produtividade em até 40%
  • Espera-se que a adoção de IA em aplicativos corporativos aumente para 75% até 2025
  • A adoção da IA está projetada para levar à criação de 133 milhões de empregos em todo o mundo até 2025, apesar da eliminação de 75 milhões de empregos, resultando em um ganho líquido de 58 milhões de empregos
  • O mercado de inteligência artificial empresarial foi avaliado em US$ 16,81 bilhões em 2022 e deve crescer a um CAGR de 47,16%, atingindo aproximadamente US$ 102,9 bilhões em 2030

Quais são as principais tendências da IA no Marketing? 

Automação e autonomia 

A automação de marketing já existe há algum tempo, mas com a inteligência artificial essa tendência continua crescendo.

Com a ascensão do ChatGPT e outras ferramentas derivadas do modelo de linguagem, as empresas estão usando a IA para automatizar tarefas repetitivas e demoradas, que inclui desde pesquisa de palavras-chave e até criação de artigos otimizados para SEO.

Dessa forma, a automatização permite que os profissionais de marketing se concentrem em tarefas estratégicas e que demandam mais criatividade. Além disso, a IA pode operar de forma autônoma para executar tarefas de marketing, adaptando-se e aprendendo conforme realiza as operações.

Personalização e segmentação do público 

Outro ponto importante de destacar é que a IA permite a personalização em larga escala. Com o grande volume de informações e dados, nem sempre é possível criar segmentações de acordo com público-alvo.

Assim, a inteligência artificial pode ser utilizada para analisar grandes volumes de dados, possibilitando para a empresa a personalização de e-mails, por exemplo, entre outras tarefas.

Com esse nível de segmentação, os resultados relacionados ao engajamento, experiência do cliente e conversões podem melhorar drasticamente. 

Análise preditiva e insights de dados 

Por conta da sua capacidade de analisar e processar grandes volumes de dados, a IA consegue fornecer insights valiosos sobre o negócio e até mesmo realizar análises preditivas.

Com a análise preditiva, as empresas podem entender melhor seus clientes, prever tendências, identificar oportunidades de marketing e tomar decisões baseadas em dados concretos e fatos.

Distribuição estratégica de anúncios 

Por meio do aprendizado de máquina, a inteligência artificial presente nos sistema pode otimizar a distribuição de anúncios, identificando os canais, horários e formatos mais eficazes para alcançar o público-alvo. 

Isso já ocorre nos dias de hoje, e deve continuar evoluindo conforme a tecnologia de machine learning fique mais sofisticada. Assim, a IA ajuda a aumentar o retorno sobre o investimento em anúncios.

Interatividade e suporte online 

A IA está tornando o suporte online mais interativo e eficiente. Antigamente, as respostas eram baseadas em scripts pré-estabelecidos, o que dificultava bastante a interação com sites, por exemplo.

Com a inteligência artificial, o processamento de linguagem natural pode ser utilizado para entender perguntas e fornecer respostas úteis, melhorando a experiência do usuário.

Chatbots e assistentes virtuais 

Chatbots e assistentes virtuais baseados em IA estão se tornando cada vez mais sofisticados, capazes de proporcionar uma interação mais natural com os clientes. 

Empresas como o Intercom já apostam na tendência de chatbots dotados com IA. Chamado Fin, o chatbot do Intercom é capaz de responder às dúvidas dos usuários a partir do banco de dados da Central de Ajuda da empresa.

Assim, esses chatbots podem fornecer atendimento ao cliente 24/7, responder perguntas complexas, fornecer recomendações e até realizar vendas.

User research 

A IA pode ser utilizada para melhorar o processo de pesquisa do usuário. Isso porque a inteligência artificial, em conjunto com sua capacidade de processamento de dados, consegue analisar dados de comportamento do usuário em busca de encontrar padrões, necessidades e até mesmo preferências.

Dessa forma, o processo de user research pode ser otimizado e levar as empresas a criar produtos, serviços e campanhas de marketing mais eficazes. Tudo com base em dados e estatísticas.

O que esperar da inteligência artificial nos próximos anos?

A inteligência artificial é uma tecnologia que está em constante evolução e tem o potencial de transformar muitos aspectos de nossas vidas, como dito no início do conteúdo. Para os próximos anos, podemos esperar ver a IA ser usada de novas e inovadoras maneiras em uma ampla gama de indústrias, incluindo saúde, educação, finanças, transporte e manufatura.

Conheça alguns exemplos, citados pelas próprias IAs, de como a inteligência artificial pode ser utilizado no futuro:

  • Na saúde, a IA pode ser usada para desenvolver novos tratamentos e diagnósticos, fornecer atendimento personalizado aos pacientes e melhorar a eficiência dos sistemas de saúde;
  • Na educação, a IA pode ser usada para criar experiências de aprendizagem personalizadas, fornecer feedback aos alunos e automatizar tarefas administrativas;
  • No setor financeiro, a IA pode ser usada para detectar fraudes, gerenciar riscos e tomar decisões de investimento;
  • No transporte, a IA pode ser usada para desenvolver carros autônomos, melhorar a eficiência do tráfego e criar novos meios de transporte;
  • Na manufatura, a IA pode ser usada para automatizar tarefas, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir custos.

Estes são apenas alguns exemplos de como a IA pode ser usada nos próximos anos, mas sabemos que conforme a tecnologia continua a se desenvolver, é provável que tenha um impacto ainda maior em nossas vidas.

Além disso, vale destacar que dentro dos próximos anos também veremos mudanças relacionadas à ética e ao Direito. Afinal, por enquanto não temos leis e regulamentos específicos para inteligência artificial, apesar de serem aguardadas por parte da população mundial.

Isso porque quanto mais a inteligência artificial se tornar parte da rotina das pessoas, questionamentos sobre a proteção de dados e até mesmo a confiabilidade das IAs começarão a aparecer com mais frequência.

O uso indevido da IA já vem acontecendo apesar da tecnologia ser relativamente “nova” no mercado, então a regulamentação é um caminho bastante esperado — e talvez nem demore tanto para acontecer.

Dentro do Marketing, já sabemos que a IA deve trazer novas ferramentas e possibilidades, principalmente para a nossa área. SEO e inteligência artificial são duas áreas que aliadas podem trazer resultados muito interessantes para as empresas. Sem contar que com a SGE (Search Generative Experience), a forma como fazemos SEO também deve ser impactada.

Por último, podemos prever que a IA terá um salto na linguagem natural e convencional, ou seja, suas técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) tornarão as IAs capazes de entender e interagir ainda mais com a linguagem humana. 

Referências do artigo

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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