Sumário
- O que é o GA4
- O que mudou no Google Analytics
- Criando uma nova conta no Google Analytics 4
- Como instalar o Google Analytics 4 com o Gerenciador de Tags do Google
- Como configurar o GA4
- Instalando o Google Analytics 4 com Google Tag Manager
- O que há de novo no Google Analytics 4
- Migrando do Universal Analytics para o novo Google Analytics 4
Compartilhe
Conheça o novo GA4, a mais nova versão do Google Analytics Universal. Aprenda, ao longo desde conteúdo, o que é o novo GA4, como criar a sua primeira conta na nova ferramenta e como instalá-la a partir do Google Tag Manager.
Uma das etapas mais cruciais no desenvolvimento e manutenção de um site é saber como metrificar os acessos, analisar o comportamento e as características do visitante. Logo, surge a necessidade de criar uma conta no Google Analytics, gratuita, completa e fácil de utilizar.
Neste post vamos falar sobre o GA4, a nova versão que chegou para substituir o Universal Analytics.
O que é o GA4
Desde outubro de 2020, as novas contas criadas no Google Analytics trazem um layout diferente daquele que estamos acostumados.
Apesar de ainda ter opção de criar uma conta Universal (escondida durante a configuração), da mudança trouxe uma ferramenta que promete revolucionar a forma de ver os dados do seu site.
Estamos falando do Google Analytics 4 – GA4, a nova versão que substituirá o atual Universal Analytics (também conhecido como GA3).
O GA4 traz insights e relatórios personalizados que farão você descobrir muito mais sobre a persona do seu site, além das novas funcionalidades que farão diferença nos resultados que você deseja alcançar.
O que mudou no Google Analytics
Sua nova estrutura, o design inovador e relatórios diferenciados assustou (e ainda assusta) os usuários fãs do tradicional dashboard do GA3.
De fato, o GA4 realmente focou em mudanças exponenciais, mas que prometem uma nova visão sobre os dados de rastreamento.
Com tecnologia de machine learning, o Analytics 4 foi desenvolvido para descobrir insights dos visitantes nas suas plataformas e dispositivos, além de atribuir integrações avançadas com o Google Ads e preservar a privacidade do usuário.
Criando uma nova conta no Google Analytics 4
Ao criar uma nova conta no Google Analytics, automaticamente você já estará criando com a nova versão. O primeiro passo é definir um nome para a sua conta.
Os campos a seguir são opcionais. Eles oferecem suporte e sugestão de melhorias, e você pode ativá-las ou desativá-las. Recomendo manter ativadas, pois há muitos insights interessantes que o Google compartilha.
Na segunda tela, você preencherá com os dados da propriedade do seu site. Ainda nesta etapa, há a opção “Mostrar opções avançadas”. Nela, você poderá criar, ainda, uma conta de Analytics Universal, porém sugiro não ativar mais.
Na terceira etapa, você preencherá alguns dados da empresa. Em objetivos, você pode marcar todos que considerar importantes para o seu negócio.
Ao clicar em “Criar”, um popup é aberto com os termos de serviço. Para traduzir para o português, selecione Brasil.
Além do botão “Aceito”, é necessário dar um check em “Eu também aceito os Termos de Processamento de Dados conforme exigido pelo GDPR.”
A próxima etapa é escolher onde o código Analytics será instalado. Vamos selecionar a opção “WEB”.
Abrirá um popup lateral solicitando as últimas informações do seu site. Atente-se ao preencher o campo de URL do site corretamente, com o uso do HTTPS ou não, e com a inserção do www, se o site utilizar. O “Nome do fluxo” você pode preencher como desejar.
Ainda neste popup, o Google Analytics oferece uma métrica otimizada, que ele criará com base nos objetivos que você marcou na terceira etapa do cadastro. Recomendamos manter ativado.
Agora é hora de instalar o código do novo Google Analytics no seu site. Aqui, encontramos duas opções, geralmente mais utilizadas.
Em “Tag global do site (gtag.js)” você pode copiar o código e colar diretamente no head do seu site, através do tema, do template, por plugin ou módulo.
Em “Gerenciador de tags do Google” você pode seguir os passos e instalar através do Tag Manager. Recomendamos que a configuração final aconteça por ele.
Como instalar o Google Analytics 4 com o Gerenciador de Tags do Google
O Google Tag Manager tem como objetivo centralizar a inserção de scripts, tags e pixels, facilitando os acessos de agências e parceiros que atuam no seu site. Além disso, ele também se mostrou eficiente no alívio de carregamento dos scripts de terceiros.
Como configurar o GA4
A primeira informação que você precisa saber é que o GA3 não se transformará no GA4 automaticamente. É necessário criar uma conta e realizar a configuração novamente no seu site.
A segunda, é que os dados do Universal Analytics não migrarão para o Google Analytics 4. Isso quer dizer que, se você esperar para configurar nos últimos minutos do segundo tempo, você perderá todo o histórico.
Então aconselho já a migrar para o GA4 para rodar em paralelo, junto com a sua conta atual, para que você não comece a metrificar do zero em julho de 2023, isso seria um verdadeiro desastre e definitivamente não há como voltar atrás.
Ah, importante saber que não é possível importar os dados do Universal Analytics para o GA4 (ainda, esperamos que o Google nos ajude com isso também). Mais um motivo para você começar a configurar o Google Analytics 4 no seu site agora!
Instalando o Google Analytics 4 com Google Tag Manager
Uma das formas mais fáceis para instalar o código do Google Analytics 4 no seu site, é pelo Tag Manager. O Google caprichou nas integrações e deixou os passos bem intuitivos.
Depois de criar sua conta no Google Analytics 4 com os passos descritos acima, você chegará a esta página:
Se você não estiver vendo essa tela, tente o seguinte caminho… Acesse, na aba lateral, a opção “Administrador”, e na página que abrirá, clique em “Configurar o Assistente” (coluna de Propriedade).
Posteriormente, acesse os caminhos:
e…
Pronto, você chegou a tela dos dados de sua conta. Copie o “ID da métrica”, você pode clicar no quadrado ao lado do código para facilitar, e vamos para o Gerenciador de Tags do Google
Abra o Tag Manager e acesse o espaço de trabalho. No menu lateral, selecione “Tags” e clique no botão “Nova”.
Na próxima tela que se abrirá, vamos configurar três campos:
- Tag sem título
- Configuração da tag
- Acionamento
Depois de definir o nome da sua instalação em “Tag sem título”, clique no espaço em branco da “Configuração da tag” para que a plataforma abra a lista de tipos de tags pré-definidas pelo gerenciador.
Vamos escolher “Google Analytics: configuração do GA4”.
Agora cole o código copiado do Analytics no campo “ID da métrica”. Não há necessidade de configurar ou alterar outros campos nessa etapa.
Vamos fazer a mesma coisa em “Acionamento”. Clique no espaço em branco e escolha o acionador “All pages” (em português, “Todas as páginas”). Essa opção informa ao gerenciador que o Google Analytics deve rastrear todas as páginas do site, sem exceção.
Clique em “Salvar” no botão superior direito e, como última etapa da configuração, em “Enviar”.
Abrirá uma tela confirmando sua ação. Selecione “Publicar” para continuar e no popup que abrir, clique em “Pular” ou “Continuar”.
A última tela resume a sua alteração, e se apresentará assim:
Lembre-se que o código do Tag Manager deve estar instalado corretamente no seu site e precisa refletir em todas as páginas, para que o Analytics consiga analisar o conteúdo completo.
Ao finalizar a configuração do Google Analytics 4 no seu site, ele já estará recebendo tráfego e coletando dados do seu site. Você pode manter as duas tags ativas, Universal Analytics e GA4, elas não conflitam entre si nem afetam os pageviews coletados.
O que há de novo no Google Analytics 4
Segundo o artigo de divulgação do Google, o Google Analytics 4 não trará somente números e gráficos lineares com comparativos que estamos acostumados a analisar.
Ele foi mais adiante e utilizou-se da tecnologia de machine learning para desenvolver e descobrir insights sobre a jornada do visitante em várias plataformas e dispositivos.
Ele foi mais adiante e utilizou-se da tecnologia de machine learning para desenvolver e descobrir insights sobre a jornada do visitante em várias plataformas e dispositivos.
Visando o fim dos cookies (previsto para final de 2023), o GA4 garante a privacidade do visitante no seu site sem perda de dados para os usuários da plataforma.
Também tem como novidade integrações avançadas com o Google Ads, que permitem otimizar a performance e melhorar o ROI das campanhas. Mais um ponto positivo para partirmos para o GA4, concorda?
Se você tem curiosidade em conhecer mais sobre as mudanças, o Google Support disponibilizou um documento detalhando as diferenças entre as versões do Google Analytics. Vale a pena a leitura!
Migrando do Universal Analytics para o novo Google Analytics 4
Migrar a sua conta Analytics Universal para o novo GA4 é simples. O Google tratou de deixar o processo fácil para não errar. Vamos aos passos?
Ao acessar a propriedade, na aba “Administrador”, você encontrará a opção “Assistente de configuração do GA4”.
Você chegará nesta tela:
Clique no botão “Primeiros passos” e posteriormente, no popup que se abre, “Criar propriedade”.
Pronto, você acabou de criar uma versão de GA4 para o seu site. O próximo passo é instalar a tag em seu site. Acesse “Ver sua propriedade do GA4”, e depois, em “Instalação da tag”.
A plataforma orientará como instalar a tag da sua nova conta com duas opções, geralmente mais utilizadas.
Em “Tag global do site (gtag.js)” você pode copiar o código e colar diretamente no head do seu site, através do tema, do template, por plugin ou módulo.
Em “Gerenciador de tags do Google” você pode seguir os passos e instalar através do Tag Manager. Recomendamos que a configuração final aconteça por ele.
Pronto! Depois de instalado (lembrando que precisa configurar somente de uma das formas), você já pode começar a acompanhar o tráfego no seu site.
Apesar de haver tempo para realizar a migração e querer curtir ao máximo o Universal Analytics antes de seu encerramento, aconselho começar agora.
Você terá tempo para descobrir como usar a versão, se adaptar ao layout incrível e querer usar apenas o novo queridinho do Google.
Gostou do conteúdo?
Ative as notificações do nosso canal do Youtube, e fique por dentro das estratégias de SEO de forma prática, leve e descomplicada.
E se você precisa de um time para escalar seu negócio, fale com a gente, estamos prontos para alavancar o tráfego orgânico do seu site e entender como o novo Google Analytics 4 pode te ajudar nos objetivos.