Em estudo divulgado esta semana, a Nielsen apontou os números mais recentes sobre como anda o mercado de publicidade em diversos canais de mídia, tanto nos mais tradicionais quanto nos mais novos. O grande destaque da pesquisa foi a Internet, que entre todos os meios é o que mais apresentou crescimento nos três primeiros trimestres de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior. Além da Internet “tradicional”, os aplicativos e a Internet móvel também entram na conta do crescimento no ano passado.
Segundo dados da Nielsen, todas as exibições publicitárias na web em 2013 cresceram mais de 32% quando somadas, o maior salto de todos comparando com as demais mídias. Porém, apesar de seu imenso potencial, sua participação é de apenas 4,5% do fatia total reservada para publicidade. Fazendo o contraponto, a clássica televisão cresceu apenas pouco mais de 4%, porém abocanhando quase 58% dos gastos com anúncios.
Rádio, revistas, jornais e cinema apresentaram declínio, confirmando as tendências apresentadas nos últimos tempos. Segundo o diretor de soluções publicitárias da Nielsen, Randall Beard, esse panorama não é uma grande surpresa, visto que a televisão se mantém há muitos anos como líder, e a Internet evolui a passos largos. “Estamos vendo constantemente os anunciantes criarem campanhas integradas para se conectar com consumidores em múltiplos meios, reforçando suas mensagens estrategicamente para maximizar o impacto”, enfatizou Beard.
Estes números são parciais! Referem-se aos 3 primeiros semestres do ano (Q3). Vale corrigir a notícia.
Olá, Bruno, agradecemos o comentário, e já atualizamos a notícia! De fato, a pequisa refere-se ao aumento dos investimentos em publicidade na internet “nos três primeiros trimestres de 2013 em relação ao mesmo período do ano anterior”.
Boa!