O dia em que o dono da Amazon fez SEO

Diego Ivo
Diego Ivo
Jeff Bezos Amazon

“Os registros da Internet mostram que, durante aquele período [meados de 1994], eles registraram os domínios Awake.com, Browse.com e Bookmall.com. Bezos [o fundador da Amazon] também considerou Aard.com, de origem irlandesa, por um curto tempo. A ideia era usar a palavra para aparecer no topo da maioria das listas de websites, que na época seguiam a ordem alfabética.” (A Loja De Tudo – Jeff Bezos E A Era Da Amazon, de Brad Stone)

O trecho acima, do excelente livro A Loja de Tudo, que conta a história de Jeff Bezos e, portanto, da Amazon.com, narra as peripécias que levaram ao nome do maior e-commerce do mundo.

O que poucos sabem é que ele surgiu levando em conta as práticas de SEO daquele tempo, em que os sites eram ordenados nos buscadores (na verdade, diretórios de sites) em ordem alfabética. Bezos, durante essa época, consultou todas as palavras com a letra “A” em um dicionário até chegar ao “Amazon”.

Desde os primórdios da Internet, Bezos sabia que os buscadores eram grandes responsáveis pelo tráfego a sites na web. Até hoje, segundo um levantamento feito pela Conversion, os mecanismos de busca são um dos grandes responsáveis por visitas a sites, respondendo por 50% das visitas a sites no Brasil. Desse tráfego, 34,5% dos acessos são oriundos da busca natural, cujo trabalho de SEO é responsável por otimizar.

Amazon refere-se ao Rio Amazonas, imenso e gigante, cuja grandeza Jeff Bezos julgou que descrevia perfeitamente seu projeto ambicioso. Sem contar a letra “A”, que há mais de 20 anos praticamente garantia o primeiro lugar nos mecanismos de busca. Vale ressaltar que essa é uma técnica dos primórdios de SEO e que está completamente ultrapassada.

Mas a lição de investir em SEO dada por um dos mais bem sucedidos e-commerces do mundo continua viva.

PS: só a título de estatística, em agosto de 2014 o tráfego de busca orgânica da Amazon foi estimado em cerca de 230 milhões de visitas por mês.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

guest

10 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Dallas
Bruno Dallas
9 anos atrás

Gostei bastante, mas me tire uma dúvida, por favor. Onde consigo acessar o RSS do blog? preciso assinar o feed mas não acho o endereço para colocar no meu leitor de rss.

maicon cardoso
maicon cardoso
9 anos atrás

É incrível pensar que Jeff Bezos toda vida pensou em tudo, para melhor atender seus clientes desde da melhor logística até técnicas de SEO. Isso mostra mais uma vez que o planejamento é uma arma poderosíssima, e que da muitos frutos. 🙂

Alexandre Silva Gonçalves
Alexandre Silva Gonçalves
9 anos atrás

Empresário com visão é outra coisa… aqui no Brasil os clientes querem somente fazer um “sitezinho” para ter algo na internet e não entendem a importância que é um site bem feito e bem trabalhado. Infelizmente.

Jose Ailton
Jose Ailton
9 anos atrás

Realmente Sem uma boa otimização de SEO em um projeto online a coisa fica difícil ou sera sem sucesso, essas historias serve para nos inspirar a levar o SEO como algo obrigatório em nossos projetos online e sempre agradecer por ter em nosso meio uma empresa tao potente e seria como a Conversion, obrigado Conversion por existir e compartilhar oque vcs tem de melhor, muita estrategias e conhecimentos, parabéns.

Gabriel Reynard
Gabriel Reynard
9 anos atrás

Imagino que além dessa prática, Jeff deve ter utilizado muitas outras. Claro que na época os resultados eram colhidos de forma mais instantânea, mas o retrato da importância de otimizar já era notável.

Espero que um dia meu trabalho de SEO para minha startup seja reconhecido também hehe.

Obrigado pelo post.


Gabriel Reynard

Alzerio Elziro
Alzerio Elziro
9 anos atrás

Lerei!

Caio
Caio
9 anos atrás

Muito bom mesmo em

Jairo Dos Santos
Jairo Dos Santos
7 anos atrás

Muito bom esse artigo me mostrou quanto é importante a presença do SEO em um blog ou site obrigado conversinha.com.br por compartilhar conosco esse conhecimento incrível

washigton lopes
washigton lopes
7 anos atrás

Ótimo Artigo!

Wendson Fonseca
Wendson Fonseca
7 anos atrás

Muito bom esse artigo, parabéns, mostrou o quanto é importante o SEO em um blog ou site: tudosobreconcurso.net

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.