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Otimização de Conversão (CRO)

1/10/2012
2 min de leitura

Otimização de Conversão, do inglês Conversion Rate Optimization, também conhecido simplesmente pela sigla CRO, é a arte de aumentar as vendas de um website sem aumentar a verba de mídia do mesmo. Mas e como é possível aumentar as vendas sem gastar mais em publicidade? Para sua sorte, temos aqui a resposta de um milhão de dólares.

Com o encarecimento da mídia na Internet, ou muitas vezes a exaustão do tráfego de determinado público-alvo, só é possível aumentar as vendas otimizando a taxa de conversão. Para quem não conhece, taxa de conversão é a proporção dos visitantes que realizam uma conversão em seu site, como entrar em contato (virando um “lead”) ou adquirindo um produto no e-commerce.

Aumente as vendas com CRO

A matemática que envolve o trabalho de Conversion Rate Optimization é bastante simples: se uma loja fatura R$1 mi por mês e tem uma taxa de conversão de 1%, e com o trabalho de CRO em poucos meses aumentar essa taxa para apenas 1,3% terá aumentado as vendas em R$300 mil por mês.

Podemos dizer que o número acima é, de certa forma, conservador porque a taxa de conversão média no e-commerce brasileiro é inferior a 1%, enquanto a média global ultrapassa os 2%. Portanto, os lojistas têm aí uma grande oportunidade, com uma relação custo x benefício superior a qualquer outro investimento de publicidade.

A arte de testar versões para uma mesma página

Quando publicamos um novo site, parece que acabou a fase de mexer no website. Mas é aí que você se engana: só será possível aumentar a taxa de conversão aplicando diversos experimentos no site, sistematicamente. Isso significa que quanto mais se testar versões de um site, mais poderemos descobrir detalhes que fazem converter.

Grandes sites como Amazon, eBay e Dell aplicam pelo menos uma vez por semana um Teste A/B, como parte de seus trabalhos de Otimização de Conversão. Com isso, são capazes de construir uma grande base de conhecimento sobre o seu público-alvo e, claro, aumentar suas vendas.

Escrito por

Conversion

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"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado."

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