#AskGooglebot: John Mueller afirma que pontuações de ferramentas de SEO não afetam o ranqueamento

Vitoria Alves
Vitoria Alves

John Mueller, principal porta-voz do Google quando o assunto é SEO, afirmou, no último vídeo do #Ask Googlebot, que a BigTech não avalia as pontuações das ferramentas de SEO. “Do I have to worry about scores from SEO tools?”, é a pergunta feita a Mueller, ou seja, algum usuário questionou basicamente se deveria se preocupar com as pontuações das ferramentas de SEO. 

Em resposta, Mueller afirma que “Não, o Google não usa pontuações de ferramentas ou serviços de SEO de terceiros. Não importa se é sobre a autoridade de um site ou uma classificação sobre spam, o Google não usa essas pontuações”.

Esse mito não surgiu agora. Ele existe há muito tempo, sendo passado de geração em geração no SEO e, ao mesmo tempo, tentando ser quebrado pelos profissionais mais experientes. Em 2016, por exemplo, o mesmo destacou no hangout no minuto 42:27, que o Google não possui uma “pontuação de autoridade de site”, como vemos em algumas ferramentas. 

John ainda conclui que “há algumas coisas em que olhamos para um site em geral, mas o Google não possui uma pontuação de autoridade de site”. Seguindo essa linha do tempo, em 2019, Mueller ainda publicou no Twitter que o Google não usa pontuação de spam, em resposta a um usuário falando sobre a pontuação de spam da sua página, avaliado por alguma ferramenta de terceiros. 

https://twitter.com/JohnMu/status/1194141073385410560?ref_src=twsrc%5Etfw

Dessa forma, é essencial que um conteúdo seja otimizado para o Google e para os mecanismos de busca, não para essas métricas, por exemplo, na tentativa de deixar o Yoast do WordPress verde. 

Vale ressaltar que o Google não utiliza nem as pontuações de algumas de suas próprias ferramentas de SEO – Lighthouse, por exemplo – para tal classificação. No entanto, mesmo que essas pontuações não sejam tão úteis para ranquear os conteúdos, elas podem ajudar a estimar a posição do site ou apontar possíveis problemas reais existentes nele. Em suma, é possível qualificar o trabalho realizado e mapear os pontos de melhoria. 

A pontuação do Lighthouse, por exemplo, é criada de forma transparente, com base em vários testes, que podem ser consultados e ajudar na análise. Mueller acrescenta que as ferramentas “poderiam ajudar nos próximos passos, ou talvez até mesmo qualificar o trabalho que foi feito. Saber como a pontuação foi calculada é fundamental para determinar se faz sentido para você”. 

Escrito por Vitoria Alves

Escrito por Vitoria Alves

Escrito por Vitoria Alves

Escrito por Vitoria Alves

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.