• Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de SEO
    • Implementação de SEO
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Estudos e Guias
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco
  • Imprensa
  • Curso de SEO
  • Academy
  • Contato
logo
lupa
  • Serviços
      • Soluções
      • SEO 360º
      • E-commerce SEO
      • Implementação de SEO
      • Business Intelligence
      • SEO Off-Page
      • Link Building 4.0
      • Data Driven PR
      • Enterprise
      • Squad de SEO
  • Cases
  • Estudos e Guias
  • Blog
  • Empresa
    • Quem somos
    • Trabalhe conosco
    • Imprensa
    • icone conversion academyCurso de SEO
    • icone conversion academyAcademy
Agendar Reunião
lupa seta
Estudos
Voltar

A Retomada do Turismo: 92% dos brasileiros pretendem viajar após a vacinação e fim da pandemia

Bruna Rodrigues

23/08/2021
6 min de leitura

Para compreender o que pretendem e quais são as expectativas dos turistas brasileiros com relação ao futuro do setor, realizamos uma pesquisa exclusiva com 271 entrevistados. Confira agora os resultados

retomadaturismothumb

Férias, feriados prolongados, visitas a familiares distantes e praia no verão: para a grande maioria dos brasileiros que sempre incluíram viagens aos seus planejamentos anuais, estas ocasiões tornaram-se somente novos dias de descanso em casa durante a pandemia da COVID-19.

Desde meados de 2020, o setor de turismo, um dos mais afetados pela crise sanitária, vem somando rombos orçamentários e retrações significativas em seu quadro de empregados.

Segundo dados Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o prejuízo em números já passa de R$ 395 bilhões desde março do último ano.

O cenário, porém, vem mudando e trazendo uma perspectiva mais positiva ao setor. Com a queda no número de óbitos, avanço da vacinação e controle na disseminação do vírus por parte de alguns países, as fronteiras domésticas e internacionais estão começando a se abrir e as expectativas são altas, tanto para prestadores de serviço turísticos quanto para quem pretende por o pé na estrada.

De acordo com dados do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion, Turismo foi o setor com maior crescimento em Julho com relação ao mês anterior, com 18,61% de aumento em seu tráfego.

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria americana McKinsey & Company, viajar é a segunda atividade mais desejada pela população, perdendo apenas para jantar fora. Em outras palavras, as pessoas estão ansiosas para retomar suas rotinas e deixar suas casas.

Para entender melhor de que maneira isso se aplica no Brasil e quais as expectativas dos turistas nacionais com relação ao futuro das suas viagens, a Conversion realizou um estudo exclusivo com 271 brasileiros conectados à internet.

O nível de confiança da pesquisa é de 90%, com margem de erro de 5% e os resultados você pode conferir abaixo.

Para baixar a edição de Agosto/21 do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, clique aqui.

Vacinação é o fator que mais beneficia retomada

A vontade dos brasileiros de viajar é não é nova, mas a insegurança com relação ao vírus foi um fator determinante nos últimos dois anos.

Hoje, com 26% da população totalmente vacinada, o Brasil já conta com Estados quase sem restrições para serviços e comércio, como São Paulo.

62% dos entrevistados afirmaram não terem feito viagens a turismo durante o período pandêmico.

5

Ao mesmo tempo, 70,85% alegaram sentir muito ou algum medo de viajar por conta do coronavírus.

4

O avanço do calendário de vacinação, no entanto, é um divisor de águas: 91,88% dos turistas pretendem fazer uma viagem a turismo após se vacinarem. 

6

E o desejo não é passageiro. Uma soma de 77,13 dos respondentes afirmam que pretendem, após o fim da pandemia, viajar na mesma frequência ou mais do que viajavam antes da crise.

10

Vôos domésticos lideram retomada e Nordeste do Brasil é o principal destino

Com relação aos destino preferidos pelos brasileiros, os vôos nacionais assumem o topo da lista e o Nordeste deve ser a região mais procurada, com 59,84% da preferência.

7

Em seguida estão o Sul do país, Europa, viagens dentro do próprio Estado e a região Sudeste.

Grande parte destas viagens têm como objetivo fazer uma visita, já que a casa de conhecidos e/ou familiares é a segunda hospedagem mais escolhida pelos entrevistados.

9

O favoritismo por viagens nacionais também pode ser um reflexo da instabilidade econômica que atingiu milhões de famílias nos últimos meses, uma vez que estas viagens são, em geral, mais baratas que as viagens internacionais.

Não à toa, quase 35% dos que responderam à pesquisa pretendem gastar menos do que gastavam em suas viagens antes da pandemia.

11

Uma outra hipótese é que os destinos dentro do Brasil estão no radar por estas serem viagens que podem ser feitas de carro, o segundo meio de transporte mais cotado na nossa pesquisa para ser utilizado.

8

Apesar da maioria preferir o avião, é possível deduzir que uma parte significativa da população ainda se sente insegura com relação aos meios de transporte coletivos.

Empresas que não cumprirem protocolos de segurança tendem a ser deixadas de lado

E, por falar em avião, as companhias aéreas, bem como as demais indústrias prestadoras de serviços turísticos, como hotéis, guias, entretenimento e aluguel de transportes devem ressurgir dos tempos sombrios com nova roupagem.

Segundo dados do nosso estudo, 60,15% dos turistas deixariam de usar os serviços de empresas que não fossem rigorosas com relação às novas medidas sanitárias, o que leva o nível de exigência dos clientes a um novo patamar.

12

As medidas de segurança, inclusive, não devem desaparecer tão cedo segundo os entrevistados.

61,04% ainda esperam usar máscaras mesmo após o fim da pandemia, 84,34% acreditam que o uso de álcool gel continuará em vigor e 42,57% esperam seguir com algum tipo de isolamento social.

Apenas 6,43% das pessoas não esperam que estas medidas ainda sejam utilizadas em suas viagens pós-pandemia.

Turismo no e-commerce: os maiores sites da categoria

No último mês de Julho, a categoria de Turismo do comércio eletrônico nacional somou 102,5 bilhões de acessos, um aumento de 18,61% em relação ao mês anterior.

Acessos Mensais (em milhões)

Entre os principais sites, o maior crescimento foi do Viajanet, com +47% de crescimento mensal.

No tráfego, o Booking.com é o líder, com quase 19% do market share de todo o setor, seguido por Hurb e o nacional 123 Milhas.

Market Share

No Share of Search, a Latam está no topo, com 19,1%.

Share of Search

Brigando pelo segundo lugar no Brasil estão CVC, Localiza e 123 Milhas.

Veja, abaixo, a lista com os 20 maiores sites da categoria.

Para baixar a edição de Agosto/21 do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, clique aqui.

Metodologia

Para essa pesquisa foram entrevistados brasileiros de ambos os sexos com idades a partir de 18 anos, sendo 48,34% do público masculino e 51,55% feminino.

As classes vão de A a E, sendo a maioria da classe C, com 37,27% dos respondentes.

A região com a maioria dos entrevistados é a Sudeste, com 46,49% deles, seguida por Nordeste (22,51%) e Sul (15,13%).

Confira os dados completos dos 271 brasileiros que participaram do nosso estudo aqui.

Download, uso de nossos gráficos e contato com assessoria de imprensa

Os infográficos desta página podem ser reproduzidos, preferencialmente com crédito em formato de hiperlink. Não é permitida qualquer modificação.

Para agendar uma entrevista ou ter mais informações, fale com a nossa assessoria de imprensa:

[email protected]
+55 (11) 99933-3955

Compartilhe nas redes:
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Whatsapp
Escrito por

Bruna Rodrigues

SEO

é redatora especializada em marketing digital, SEO e link building. Já trabalhou em empresas como Ituran, BTG Pactual, Grupo Nova Concursos e é responsável pelas notícias de marketing no Conversion News.

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

E-commerce cresce 25% em julho e já é o 3º melhor mês da história do segmento no Brasil

50% dos brasileiros vão usar e-commerce para comprar presente do Dia dos Pais, diz pesquisa da Conversion

Round 6 cresce 100 vezes no Brasil e desbanca La Casa de Papel

1 ano de pandemia: e-commerce no Brasil cresce 40% e registra 1,66 bilhão de acessos

"A inovação distingue um líder de um seguidor"

Steve Jobs
logo

Faça sua marca ser mais buscada

Serviços
  • SEO
  • E-commerce SEO
  • Squad
  • Link Building 4.0
  • Business Intelligence
  • Tecnologia
Institucional
  • Serviços
    seta
      • Soluções
      • SEO 360º
      • E-commerce SEO
      • Implementação de SEO
      • Business Intelligence
      • Seo On Page
      • Link Building 4.0
      • Data Driven PR
      • Enterprise
      • Squad de SEO
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco
  • Imprensa
  • Empresa
    seta
    • icone seoQuem somos
    • icone jornalTrabalhe conosco
    • icone performanceImprensa
  • Fale Conosco

Plataformas Homologadas

Certificações

totemAv. Paulista 171, 4º andar - CEP 01311-000 - Bela Vista São Paulo SP
telefone(11) 4858-0444
email[email protected]
instagram linkedin facebook
© 2011-2022 Conversion. Todos os direitos reservados. · Política de Privacidade · Política de Cookies ·

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los nas configuraçoes.

Conversion
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Os Cookies Estritamente necessários devem estar ativado o tempo todo, para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.