SEO Extremo: aumentando até 650% o tráfego de uma única página

Diego Ivo
Diego Ivo

Quando falei neste blog das tendências de SEO para este ano, disse que os algoritmos de busca estavam dando muito mais prioridade este ano aos aspectos de relevância de uma página. Com isso, aumenta a necessidade ou a oportunidade de que as páginas sejam mais profundas e consigam explorar melhor seu campo semântico.

O SEO Extremo, termo que assim alcunhei, e que já estamos há alguns meses trabalhando na Conversion está trazendo excelentes resultados e melhorando muito o tráfego e vendas de páginas, sobretudo as que possuem maior concorrência.

Só se faz SEO Extremo entendendo a Relevância em SEO

Antes de falar sobre o SEO Extremo, vamos entender Relevância em SEO, que é o quanto uma página é relevante para pessoas e mecanismos de busca. De nada adianta atender somente a uma desses pontos: se ela só é boa para os mecanismos de busca, o SEO que se faz provavelmente incorrerá em Black Hat.

Pelo outro lado, se o seu conteúdo e experiência proporcionada são excelentes para o usuário mas se a página/site simplesmente não é indexável e compreendida pelos mecanismos de busca, ela jamais irá ter a performance desejada.

Já disse em outra ocasião que é fundamental profissionais especialistas em SEO e com foco em palavras-chave, e isso não é à toa. Se há um princípio básico em SEO de que cada página deva estar focada em uma única palavra, e no título ela deva aparecer à esquerda, isso não quer dizer que não devamos otimizar todos os termos que pudermos para aquela página.

SEO Extremo é otimizar tudo o que for possível e levando às últimas conseqüências, com bom senso

A tática do SEO Extremo, que é extremamente trabalhosa mas também tem surtido muitíssima performance, deve ser utilizada e entendida com moderação. O primeiro erro é relacioná-la à over optimization, que já faz uns bons anos tem sido combatida pelos mecanismos de busca com uma relativa facilidade. O segundo erro, que é dedução da primeira, é passar a utilizar de keyword stuffing, o que também é contrário à prática do SEO Extremo.

O SEO Extremo é a prática de em uma única página expandir ao máximo, e sempre de forma relevante para o usuário, as palavras-chave que ela contempla. Dito de uma maneira mais clara, é em vez de otimizar apenas uma palavra, otimizar uma mais mil palavras-chave em uma única página.

Qual a vantagem disso? Você poderá multiplicar por 6, ou até mais, o seu potencial de visibilidade na busca orgânico. E se você me perguntar se isso é trabalhoso, respondo logo — “Sim”.

Como colocar em prática o SEO Extremo

Agora que você já sabe a vantagem do SEO Extremo, que é podermos aumentar drasticamente o volume de busca de uma página, com otimizações que, em vez de serem genéricas, são cirúrgicas, vamos entender como fazer.

Você verá que não um bicho de outro mundo, mas que exigirá muito trabalho e análise aprofundada.

Para fazer o SEO Extremo será necessária uma planilha para cada página, em que pesquisaremos todas as palavras-chave que façam parte daquele tópico que a página aborda — e digo “tópico” pensando até em marketing de conteúdo, pois — se via de regra — um profissional de SEO não deva fazer UX ou marketing de conteúdo, ele não pode simplesmente ignorar que aquela página será lida por um ser humano, e que o que está escrito irá determinar a impressão que uma marca passa e a conversão que essa página gera.

Nesta planilha, você irá listar todas as palavras-chave da página, com seu respectivo volume de busca. Depois, irá classificar onde a palavra-chave irá aparecer — seja no título, nos H1, nas descriptions, em tag p, imagens, etc.

Atenção, atenção!!!: essa palavra-chave não deverá ser usada de forma exata, pois isso tende a virar keyword stuffing, mas deixaremos o Google encontrar o contexto de cada palavra e suas combinações.

Os resultados? nada como um gráfico para demonstrar isso…

Na imagem abaixo, repare o “Volume Atual”, que representa as impressões que uma página possuía no Search Console, enquanto o “Novo Volume” demonstra o aumento de 650% do volume de impressão potencial de uma página.

Gráfico SEO Extremo

O SEO Extremo é aplicável tanto para Sites de Head quanto de Long Tail. Como se trata de um processo demorado, deve-se medir o retorno sobre investimento que esse processo, que pode levar alguns dias, irá proporcionar.

Recomendo, por fim, muita precaução para que se faça isso corretamente — ou deixe com especialistas em SEO habituados a esse processo que, se feito errado, pode ser prejudicial.

Apresentação do SEO Extremo no Vtex Day

Recentemente, apresentei no Vtex Day o SEO Extremo. Segue abaixo a apresentação.
http://pt.slideshare.net/AgConversion/seo-extremo-aumentando-a-visibilidade-orgnica-em-6-vezes

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.