SEO Local: o que é e como funciona?

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O SEO Local é uma alternativa muito eficiente para as empresas atraírem potenciais clientes que estão próximos à sua região geográfica.

O funcionamento do SEO Local é praticamente o mesmo do SEO como conhecemos, mas com o componente adicional da localização.

Atualmente, 46% das buscas no Google são locais. Destas buscas, 89% das pessoas pesquisam pelo menos uma vez por semana e 58% o fazem diariamente.

Isso demonstra que o SEO Local é uma solução relevante aos usuários e pode ser muito bem explorado pelas empresas.

SEO Local e as constantes inovações

Em julho de 2013, era lançado o Pigeon, a 5ª atualização do Google. Trata-se de um update para beneficiar a busca local.

Isso demonstra uma enorme transformação, já que ele pode oferecer diferentes resultados dependendo do ponto geográfico onde o usuário busca.

Com a tendência da constante evolução do uso do celular, o SEO Local tende a se desenvolver ainda mais. Com isso, empresas que atuam com este tipo de marketing tendem a ganhar maior visibilidade.

Este é o tipo de ferramenta que destaca PMEs frente às grandes empresas do mesmo segmento, o que dificilmente ocorre na busca orgânica “tradicional”.

Utilizando o SEO Local, elas conseguem se igualar e até aparecer em posições melhores do que grandes marcas.

Quais benefícios o SEO Local pode trazer?

O SEO Local traz uma série de benefícios para pequenas e médias empresas, como tornar a visibilidade na internet mais democrática, uma vez que conseguirá aparecer na frente de concorrentes maiores, com mais influência e autoridade digital.

1. Atrair um novo público

O uso de SEO Local permite atrair potenciais clientes que estão próximos ao negócio, mas que ainda não o conhecem.

2. Aumento nas vendas

Ocorre a partir do momento em que sua empresa começa a ser encontrada por meio do SEO Local, em que o cliente vai à loja conhecer e acaba realizando a compra.

3. Fidelização de clientes

Clientes próximos ao seu estabelecimento se tornarão fiéis à sua empresa, já que estes estão acostumados a ver a empresa sempre nas pesquisas das redondezas.

4. Presença online mais relevante

Estar entre os resultados orgânicos e os resultados de busca local é necessário para aumentar a confiança do usuário e fazer com que ele adicione valor à imagem da empresa.

Como deve ser idealizado o SEO Local da empresa?

O conteúdo desenvolvido para o SEO Local deve ser semelhante ao que é produzido para o SEO “tradicional”, como texto com no mínimo 200 palavras, links relevantes, imagens e principalmente referências de localização da sua empresa.

1. Crie uma página de contato com o seu NAP

Seu site deve ter uma página específica para contato com seu NAP (name, address, phone). Assim, o Google passará a identificar sua empresa como um endereço.

Mesmo que a empresa tenha vários endereços, é essencial a listagem de todos na página de contato.

Também é interessante adicionar a essa página de contato um mapa fornecido pelo Google – cerca de 34% dos sites que trabalham SEO Local fizeram cadastro no Google Maps, que é feito por meio do Google Business.

2. Consiga avaliações

Um dos primeiros elementos observados pelo consumidor no SEO Local é a avaliação de outros consumidores da empresa pesquisada. Portanto, esteja certo de que seu negócio está corretamente listado nas principais plataformas de avaliações (Google My Business, TripAdvisor, Yelp, Facebook etc.)

3. Responsividade do site

Também é fundamental que o site seja responsivo – ou possua versão mobile –, para garantir que o usuário receberá de maneira clara as informações mais importantes para sua busca.

4. Construa citações

É importante que o Google entenda que seu estabelecimento possui referências, e isto se constrói através de citações, que nada mais são do que menções de outros sites sobre a localização e os serviços prestados pela sua empresa. As citações mais comuns são:

  • Mecanismos de buscas locais (Yelp, Hotfrog, Foursquare, TripAdvisor);
  • Blogs locais;
  • Guias focados localmente.

SEO Local e “Dá um Google”

Recentemente, o Google tem feito diversas propagandas promovendo o SEO Local através das campanhas “Dá um Google”, onde mostra o benefício de buscar localmente por um estabelecimento.

O SEO Local demonstra o poder da democratização das buscas na internet, em que os pequenos empreendedores podem se destacar com baixos investimentos explorando uma fatia do mercado dominada por grandes marcas.

O que acha de utilizar essas dicas e começar a aplicar o SEO Local para o seu empreendimento, ganhar mais destaque localmente e atrair mais clientes potenciais?

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