SEO Local – Guia completo para montar sua estratégia

Fabiane Sutiak
Fabiane Sutiak

SEO Local são estratégias voltadas para fazer com que um cliente se desloque até a sua loja física, para comprar um produto ou serviço oferecido. Por exemplo: Quando procuramos por: “restaurante perto de mim”, o Google entende que procuramos locais próximos a nós para visitar.

Segundo pesquisa do Google, 46% das buscas feitas diariamente são relacionadas à locais em nossa proximidade. E apenas estratégias de SEO não são o suficiente para suprir a necessidade das buscas destes usuários.

Estratégias de SEO Local devem ser feitas para conseguirmos ranquear bem nestes momentos de busca. Fazendo com que o nome da empresa apareça de diferentes formas nos resultados da SERP do Google.

Você sabe como fazer SEO Local? Hoje iremos ensinar o passo a passo dos fatores de ranqueamento para que você conquiste novos clientes!

Caso prefira, você pode assistir no Youtube o Guia Completo de SEO Local:

O que é SEO Local?

SEO Local não é muito diferente das estratégias de SEO que estamos acostumados a fazer. Inclusive, alguns fatores de ranqueamento para SEO Local, são os mesmos fatores de ranqueamento de SEO que já sabemos.

Entretanto, além das palavras-chave que representam os nossos produtos e serviços, devemos nos preocupar em fazer estratégias para palavras-chave locais, que demonstram quais regiões nossa empresa trabalha.

Como fazer SEO Local?

Para começar a pensar em estratégias de SEO Local, precisamos ter todas as outras estratégias de SEO já encaminhadas no nosso site. Fatores como velocidade de carregamento e responsividade mobile são extremamente importantes para as buscas por locais.

Normalmente, as buscas locais acontecem através de um smartphone que está com seu GPS conectado. Dessa forma, fica mais fácil para o Google entender e mostrar os melhores resultados locais no momento da pesquisa.

Quando pensamos em atrair clientes para uma loja física, podemos aparecer de duas formas diferentes nos resultados do Google. Ou seja, temos duas vezes mais chances de sermos encontrados por novos clientes!

Resultados locais

As avaliações feitas por outros clientes são um fator um fator de ranqueamento muito importante para os resultados locais.

Podemos dizer que quanto mais avaliações positivas a sua empresa conseguir, melhor ranqueada ela aparecerá nos resultados locais. Mas as avaliações não são o único fator que decidirá como sua empresa aparecerá na SERP.

Resultados locais
A imagem mostra um resultado do Google com três endereços e um mapa ao lado

Os resultados locais têm como fator de ranqueamento a proximidade que estamos da loja somados à avaliação geral da empresa e a relevância do resultado ao que o cliente pesquisou.

Estes resultados aparecem em forma de card na SERP do Google e mostram informações como:

  • Proximidade ao local pesquisado;
  • Pontuação da empresa com nota de 1 a 5;
  • Quantidade de avaliações de usuários;
  • Endereço completo;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento;
  • Link para site;
  • Link para rota no Google Maps.

Resultados orgânicos locais

Já para os resultados orgânicos, alguns fatores comuns de SEO pesam para o ranqueamento das empresas na SERP.

Como falamos anteriormente, buscas por locais normalmente acontecem através de smartphones e com isso, devemos considerar ter uma excelente versão mobile do nosso site.

Neste caso, os fatores de ranqueamento para SEO Local são:

  • produção de conteúdo relevante;
  • velocidade de carregamento;
  • responsividade;
  • segurança do site;
  • otimização on-page;
  • backlinks de sites de qualidade;
  • autoridade do domínio e da página.

Como posicionar bem com SEO Local?

Para conseguir um bom posicionamento local no Google, precisamos garantir que nosso site possua todas as informações necessárias que demonstrem os locais onde a empresa atua.

Além disso, também podemos impulsionar nossa estratégia de SEO Local, criando nosso cadastro no Google Gerenciador de Perfis de Empresa (o famoso Google meu Negócio)!

Crie uma página de contato e uma página sobre a sua empresa

Páginas de contato devem ser muito além do que apenas um formulário para contato. Adicione na sua página informações como:

  • Nome completo da empresa;
  • Endereço da empresa com CEP;
  • Telefones de contato;
  • Miniatura do Google Maps para que o usuário localize sua empresa.

Já para a página que fala sobre a empresa, precisamos adicionar informações de locais de atuação – e links para as páginas de franquias ou outros estados.

Como dica final, garanta que todas as vezes que o telefone da empresa apareça, ele seja clicável, para garantir que o usuário consiga entrar em contato!

Além das páginas de contato e sobre a empresa, você também deve adicionar o endereço e telefone no rodapé do site, garantindo que essas informações apareçam sempre.

Adicione marcação de dados estruturados para local

Os dados estruturados são capazes de gerar featured snippets para os resultados de busca no Google.

São também uma forma mais organizada de mostrar para o Google que aquelas informações são relevantes e devem ser mostradas para o usuário.

Utilize a marcação de dados estruturados de localbusiness e preencha todas as informações necessárias.

Crie páginas específicas para cada local da sua empresa

Caso a sua empresa atue em diferentes endereços, é muito importante que cada local possua uma página própria.

Veja o exemplo abaixo:

Pesquisa de palavras-chave
A imagem mostra uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave e os volumes de busca referentes à termos como sorveteria + estado, cidade ou bairro.

Utilizamos uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para mostrar os diferentes volumes de busca de acordo com a palavra-chave + local.

Com isso, entendemos que perderíamos em campo semântico, caso decidíssimos utilizar apenas uma palavra-chave para todas as palavras mostradas na imagem acima.

Ao fazer páginas separadas, podemos trabalhar informações mais personalizadas para cada local. Além de conseguir montar uma estratégia melhor de SEO Local, utilizando palavras-chave específicas para cada endereço.

Otimize title, description e o conteúdo das páginas

Após selecionar as melhores palavras-chave para trabalhar nas páginas específicas, está na hora de colocar a mão na massa e alterar as meta tags das páginas.

Adicione uma title e description que mostre ao usuário qual o local de atuação, conforme exemplos abaixo:

palavra-chave local
A imagem mostra exemplos de title e description com o uso de palavras-chave locais

Crie conteúdo otimizado para os locais

As páginas de locais criadas especificamente para cada endereço, devem possuir conteúdo otimizado utilizando a palavra-chave principal e seu campo semântico (palavras-chave secundárias).

Adicione a palavra-chave local na heading tag H1 (título da página), dentro do conteúdo, breadcrumb e se possível faça links internos para conteúdos relacionados.

Conteúdo otimizado para locais
A imagem mostra diversas repetições de palavra-chave local durante o texto otimizado de uma página.

Faça artigos de blog que complementem a estratégia

Utilize o blog da sua empresa para reforçar a estratégia de SEO Local, criando pautas específicas para cada endereço.

Por exemplo, vamos supor que você tenha um hotel no Rio de Janeiro e sabe que o Rock in Rio irá acontecer em breve. Escreva artigos falando sobre o evento, sugerindo lugares para visitar, os melhores hotéis e mais informações úteis para o seu cliente final.

Não se esqueça de adicionar um link para converter o leitor em um novo cliente!

Dica bônus

Faça ações de SEO Off-Page para impulsionar a sua estratégia de SEO Local.

Entre em contato com sites e blogs e ofereça conteúdos que façam sentido para as personas daqueles sites, adicionando também o link do follow para o seu site.

Cadastre-se no Google Meu Negócio (Google Gerenciador de Perfis de Empresas)

Em dezembro de 2021, o Google Meu Negócio mudou de nome para Google Gerenciador de Perfis.

Com essa mudança, algumas melhorias também chegaram, como a possibilidade de falar com uma empresa através de um chat próprio e maior facilidade de editar os dados da empresa através da SERP.

Fazer seu cadastro no Google Gerenciador de Perfis é um passo obrigatório para que você comece a trabalhar melhor sua estratégia de SEO Local.

Dicas para fazer seu cadastro no Google Meu Negócio:

  • Adicione fotos que mostrem sua empresa e os produtos oferecidos;
  • Preencha corretamente os dados da empresa;
  • Adicione uma palavra-chave importante junto do nome da sua empresa;
  • Não compre avaliações falsas;
  • Responda todas as avaliações, principalmente as negativas;
  • Mantenha as informações atualizadas;
  • Faça publicações constantes de promoções e artigos do blog, diretamente no Google Meu Negócio;
  • Peça que seus clientes avaliem sua empresa no Google;
  • Adicione as avaliações do Google Meu Negócio dentro do seu site.

Dicas finais para montar sua estratégia de SEO Local

Assim como o SEO que já estamos acostumados a fazer, as estratégias de SEO Local ´precisam de revisão e trabalho constante.

Vamos sintetizar tudo que foi falado neste artigo e trazer algumas dicas finais para garantir uma boa estratégia de SEO Local para a sua empresa.

  • Criação de URLs regionais
  • Criação de conteúdo para as páginas com campo semântico regional 
  • Otimização de H1 e meta tags com palavras-chave regionais 
  • Inserção das páginas focadas nas principais regiões no footer 
  • Linkagem interna entre páginas (menu, rodapé, páginas eternas e blog)
  • Cadastro Completo no Google Meu Negócio 
  • Implementação de marcações schema
  • Peça para que clientes façam avaliações e as coloque no site
  • Adicione sua empresa no Bing Places
  • Adicione seu endereço completo em todas as redes sociais da empresa
  • Entre em contato com sites locais para oferecer link building

Conclusão

Chegando ao final do nosso guia, você consegue perceber todos os detalhes que fazem do SEO Local uma estratégia tão importante para a otimização do seu site?

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas, assim como para fornecer inspiração e novas ideias!

Escrito por Fabiane Sutiak

Escrito por Fabiane Sutiak

Escrito por Fabiane Sutiak

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