Saiba quais são os recursos do SEOquake e como eles agilizam as tarefas de SEO

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Plugin está disponível para Chrome, Firefox, Opera e Edge

Entre os muitos plugins existentes para profissionais de otimização, um dos principais é o SEOquake. Disponível para os principais navegadores web, a ferramenta facilita uma série de tarefas relacionadas ao SEO

Ele auxilia em atividades como priorização de palavras-chave, verificação de SEO on-page, verificação de backlinks, entre outras funcionalidades. Com uma média de avaliação de 4,6 estrelas na Chrome Web Store e 4,5 no Mozilla Firefox Add-ons, é um dos mais populares entre a comunidade. 

Se você deseja saber o que é, como funciona e aprender mais sobre os principais recursos oferecidos pelo SEOquake, chegou ao lugar certo. Neste texto, saiba as respostas para essas e outras questões. 

O que é o SEOquake?

SEOquake é um plugin gratuito disponível para Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Microsoft Edge, cuja função é facilitar e acelerar as atividades de SEO. Depois de instalado, uma barra é adicionada na parte superior do browser, trazendo insights sobre a página visitada no momento. Os dados exibidos se referem a diferentes métricas sobre a página visitada. 

Como instalar o SEOquake?

Para instalar o SEOquake, basta acessar os links abaixo, referentes aos respectivos navegadores web: 

Como funciona o SEOquake?

O SEOquake funciona de uma maneira bem simples. Em resumo, ele recolhe dados de outras plataformas e os agrega para uma visualização simplificada. 

Para facilitar a compreensão, vamos observar um exemplo. 

pesquisa sobre o que é seo

Neste print, extraído do portal Estadão, um dos grandes jornais brasileiros, no dia 4 de maio de 2023, o SEOquake aponta os seguintes dados e suas fontes: 

  • 1.590.000 páginas indexadas no Google (SERP do Google)
  • 90.600 backlinks (SEMrush)
  • 7.890.000 backlinks em subdomínios (SEMrush)
  • 50.800 páginas indexadas no Bing (SERP do Bing)
  • Sem informações sobre o número de curtidas no Facebook
  • 849 pins (Pinterest)
  • 64 links externos (ou links de saída)
  • 236 links internos 

O botão “whois” mostra informações sobre o domínio no qual foi publicado, como data de registro, detalhes sobre o IP e serviço de hospedagem. Já o botão “source” permite a visualização do código fonte da página em HTML. 

Outros ícones levam às informações de página:

  • Info: título, meta descrição, servidor etc. (Moz)
  • Diagnóstico on-page: contagem de caracteres, tags canônicas etc. (Moz)
  • Densidade: quantidade de vezes que cada termo aparece na página (Moz)

Repare que todos os dados são exportados de plataformas externas. Ou seja, o SEOquake funciona como um agregador de informações em que o clique leva à fonte original da pesquisa. 

Quais são as funcionalidades adicionais do SEOquake?

O SEOquake também traz algumas funcionalidades adicionais. Por exemplo, recursos adicionados diretamente à pesquisa do Google. 

Ao realizar uma busca nos principais buscadores, é possível notar um novo menu lateral incluído pelo SEOquake. 

painel do SEOquake

Ele serve para ativar e desativar o plugin ou adicionar parâmetros de dados a serem exibidos, incluindo a seleção de outros mecanismos de busca, como Yahoo, Yandex e Baidu. 

Além disso, também traz botões para um relatório completo sobre a página de resultados em questão, elencando com detalhes cada um deles e possibilitando a exportação para um arquivo CSV para visualização em planilhas.

Outra função interessante do menu consiste em inverter os resultados (do menos relevante ao mais relevante) e definir um país ou idioma para a realização da pesquisa.  

Abaixo da barra de pesquisa, é exibido um percentual de dificuldade para ranqueamento do termo buscado. 

dados sobre a keyword pesquisada no Google que a ferramenta SEOquake fornece

Com o plugin instalado, uma barra será exibida em cada um dos resultados de pesquisa, revelando os dados sobre a página em questão sem a necessidade de visitá-la. Isso inclui, também, a posição da página no ranking da SEMrush, uma pontuação proprietária da plataforma que classifica páginas pelo tráfego orgânico

metricas que o SEOquake disponibiliza nos resultados de pesquisa

Também é possível clicar no botão da própria extensão no navegador. Nele está contido um resumo de todas as informações detalhadas e atalhos para todos os botões incluídos no plugin. Para acessar alguns recursos, é necessário ter uma conta no SEMrush. 

plugin do SEOquake

Como o SEOquake auxilia profissionais de SEO?

O plugin SEOquake traz uma série de benefícios aos profissionais de SEO. Entre eles, a visualização de dados sem a necessidade de visitação a outras páginas e a aceleração na tomada de decisões. Abaixo, veja alguns exemplos de aplicação. 

Análise de concorrência

Uma das grandes vantagens do SEOquake é a possibilidade de analisar páginas concorrentes individuais ou domínios como um todo. Tanto o trabalho de seleção quanto a observação de informações são facilitados por meio do plugin.

Um bom exemplo disso é a função de diagnóstico da ferramenta, que simplifica essa ação ao contabilizar, automaticamente, a quantidade de caracteres do texto, headings e meta tags. Para páginas internas, esse mesmo processo é útil em processos de reotimização.

Escolha de palavras-chave

A escolha de palavras-chave primárias para criação de conteúdo pode ser um grande desafio. No entanto, com o SEOquake, esse processo é simplificado. 

Com as informações relacionadas a densidade e dificuldade de ranqueamento, as etapas de pesquisa de keywords ganham em velocidade e eficiência. 

Identificação de oportunidades de backlinks

As funcionalidades relacionadas ao SEO off-page ajudam na identificação de páginas com uma boa quantidade de backlinks. Assim, é possível ter uma ideia do que é necessário para alcançar um bom posicionamento na página de resultados. 

Além disso, essa pode ser uma maneira de identificação de potenciais páginas para solicitação manual de inserção de links que redirecionam para as páginas internas. 

Se você quer contar com uma agência de SEO para ajudá-lo em suas estratégias de otimização, entre em contato com a Conversion e conheça nossos serviços. 

Assine nossa Newsletter:

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.