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Heading Tags são as marcações de cabeçalho, também conhecida como etiquetas de títulos e subtítulos; elas ajudam a organizar seu conteúdo
Vamos falar sobre um dos pontos que facilitam a leitura tanto das pessoas quanto dos robôs: as heading tags ou os títulos e subtítulos (H1, H2, H3, H4, etc.) do conteúdo de uma página. Depois de todas as explicações, traremos uma ilustração para que tudo fique extremamente claro!
O SEO excelente acontece quando um site é ótimo para as pessoas e ao mesmo tempo é ótimo para os robôs dos buscadores. Alcançar esse ponto de equilíbrio é o que distingue quem faz bem SEO de quem apenas repete algumas técnicas.
De modo geral, a H1 deve ser utilizada como o título das páginas e é um elemento único em cada página. Depois disso, temos o H2, que está hierarquicamente submetido ao H1, e o H3 que por sua vez está submetido ao H2 e assim sucessivamente.
Heading Tags e a experiência de navegação e leitura
O Google privilegia cada vez mais a experiência de navegação do usuário, porque isso é garantia de que a pessoa vai continuar usando o Google e possivelmente vai usar cada vez mais produtos da empresa.
Um dos elementos básicos da experiência de navegação é a organização da página do site. Uma página bem organizada, dividida em partes usando título e subtítulo torna a leitura mais agradável para qualquer pessoa que vai acessá-la.
Ao organizar bem o conteúdo de uma página, você estará já concluindo uma parte importante do trabalho de SEO.
Destacando o que importa na página para construir melhores heading tags
Toda página tem um objetivo, como divulgar um conteúdo, obter dados cadastrais, vender um produto, etc.
É fundamental então destacar o que há de mais importante nas páginas, que pode ser resumido em palavras-chave e utilizá-las de modo natural na página, sem ficar repetindo a mesma palavra-chave várias vezes, o que seria prática não recomendada de keyword stuffing.
Você pode fazer as seguintes perguntas:
1 – Qual é a ideia principal dessa página?
2 – Quais elementos forma essa ideia principal?
3 – Esses elementos podem ser divididos em outros elementos para facilitar o entendimento das pessoas?
4 – Em qual ordem vou apresentar esses elementos para o meu visitante?
Usando as tags H1, H2, H3, etc corretamente em SEO no HTML
Ao responder as quatro perguntas anteriores corretamente você obtém um texto organizado e os itens que serão utilizados no cabeçalho/título do conteúdo e nas partes da página. Então você usa
1 – H1 com a palavra-chave da ideia principal: o título de sua página deve sempre incluir etiquetas h1
2 – H2 com as palavras-chave dos elementos da ideia principal
3 – H3 para dividir os elementos ainda mais e facilitado o entendimento e visualização das pessoas e dos robôs.
4 – Cria uma estrutura da informação coerente em seu código HTML.
Vamos a um exemplo de página otimizada de venda de iPhone 4S:
<h1> iPhone 4S 8GB Branco Desbloqueado TIM</h1>
<h2>Vantagens iPhone 4S sobre outros celulares e smartphones</h2>
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<h3>Aplicativos para iPhone 4S</h3>
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<h3>Câmera de 5MP</h3>
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<h2>As novidades do sistema operacional iOS 5</h2>
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A tag heading é divida em H1, H2, H3, H4, H5, H6, sendo H1 o mais importante e H6 menos importante, porém mais relevante que um simples parágrafo do texto. A hierarquia da tag heading (cabeçalho) é semelhante a divisão feita em manuais e trabalhos acadêmicos, então você pode pensar na equivalência:
1. – H1
1.1 – H2
1.2 – H2
1.2.1 – H3
1.2.2 – H3
1.3 – H2
Exemplo: utilizando H1, H2, H3, H4, etc corretamente em uma página de conteúdo
Preparamos a seguinte ilustração para você visualizar os conceitos que apresentamos nesse nosso post:
Erros mais comuns e principais dúvidas sobre h1, h2 e heading tags
O uso de H1 na imagem do logo e outra imagem não acrescenta valor para SEO, uma vez que H1 se refere a texto. Para imagem tem as tags <title> e <alt> que não são utilizadas corretamente por muitas pessoas. Leia o post de Otimização de Imagens.
A ordem de H1 até H6 não pode ser misturada é o que algumas pessoas falam, porém desde que haja uma coerência interna isso não vai atrapalhar a semântica web da página. É necessário a página só tenha um H1, mas os outros podem ser repetidos, mas desde que não pule de H2 para H6 e volta H4, criando algo confuso.
Você pode utilizar H2 ou H3 para elementos fixos da sua página como menu ou o footer, desde que esteja coerente com as palavras próximas.
Em resumo com a boa organização da sua página os leitores e os robôs interpretam mais facilmente as informações mais importantes da página, o que contribui muito para alcançar as primeiras posições nos buscadores.
Esperamos que tenha gostado e entendido como funciona o uso de heading tags. Caso queira se aprofunda em SEO, inscreva-se gratuitamente em nosso curso de SEO.