O que são as Meta Tags HTML e como elas impactam a sua estratégia de SEO?

Diego Ivo
Diego Ivo

As Meta Tags são elementos adicionados no código HTML de páginas Web, descrevendo o seu conteúdo. Com esses dados estruturados, os algoritmos têm mais facilidade de entender e classificar o conteúdo.

As meta tags são metadados — dados que descrevem outros dados — de páginas Web. 

Elas são inseridas no código HTML da página, não sendo visíveis diretamente aos usuários, mas sim aos robôs dos mecanismos de busca, enviando sinais durante o processo de rastreamento, indexação e classificação de conteúdos.

Na prática, as meta tags são como etiquetas que identificam informações importantes ao longo do texto

Por conta da importância das informações que carregam sobre um site ou página, as meta tags devem estar na seção principal da página, ou seja, na <head>.

Veja a aparência das meta tags na imagem abaixo:

Demonstração de como as meta tags são inseridas na<head>

A tag é a <meta> e, dentro dela, devem conter os comandos de cada informação que você quer que contenha na página.

O uso correto das meta tags contribui significativamente para as estratégias de SEO, aumentando assim a visibilidade online e potencialmente melhorando a classificação do site nos resultados de busca.

Elas orientam os buscadores na hora de entender o tema da página e definir sua relevância para determinadas consultas, tornando-se fundamentais no marketing digital.

Qual é a importância das meta tags para o SEO?

As meta tags são fatores importantes para SEO, principalmente quando falamos de SEO Técnico. No entanto, com a popularidade dos CMS — como WordPress, Wix e Blogger —, profissionais de SEO não precisam saber programar em HTML.

Meta tags orientam os motores de busca sobre o conteúdo das páginas, facilitando o rastreamento e a indexação. Utilizar as meta tags efetivamente pode elevar a visibilidade online do seu site e melhorar sua classificação nos resultados de busca.

Elas transmitem metadados estruturados que ajudam a destacar informações essenciais, como a relevância do conteúdo para certas palavras-chave.

Por isso, investir tempo na otimização das meta tags mostra que você valoriza a experiência do usuário e deseja que seu conteúdo apareça da forma mais atraente possível nos resultados de pesquisa.

Isso pode ser decisivo para atrair cliques e aumentar o tráfego para o seu site. Além disso, ao fornecer aos algoritmos dados claros e precisos sobre suas páginas, você auxilia na melhoria das estratégias de SEO e promove um marketing digital mais eficaz.

Antigamente, quando existiam as meta keywords, elas tinham uma importância maior em relação ao ranqueamento. Mas, nos dias atuais, tem mais valor na construção de sites e páginas.

De toda forma, saber o que são meta tags e conhecer as principais utilizadas no dia a dia de trabalho é indispensável. E o motivo é simples: nem sempre teremos uma pessoa desenvolvedora para nos apoiar em tarefas simples, como conferir o código de uma página.

Imagine a situação: do nada, o título SEO de um blogpost sumiu. No plugin do WordPress está tudo bem, então o próximo passo é inspecionar o código da página e, assim, descobrir se a meta tag de descrição, a meta description, está no código. Se não tiver, aí você abre um ticket para a equipe de tecnologia.

Principais meta tags usadas no SEO

Conhecer e aplicar bem as principais meta tags é o segredo para destacar seu site nos mecanismos de busca e atrair mais visitas. Continue a leitura e descubra como dominar essa técnica:

Tags canônicas

As tags canônicas indicam aos mecanismos de busca qual é a versão preferível para a indexação entre páginas com conteúdo similar ou duplicado.

Isso é essencial porque muitas vezes o mesmo conteúdo pode aparecer em várias URLs, e usar as tags canônicas diz ao Google qual página indexar. Assim, você ajuda a concentrar a relevância e a autoridade na página escolhida.

Inserir a tag canônica corretamente exige que você coloque o atributo rel=”canonical” dentro do cabeçalho da página, apontando para o URL preferencial. Essa prática melhora a otimização dos mecanismos de busca e evita a dispersão do valor SEO entre páginas similares.

<link rel = “canonical” href = “https://paginaquedeveserindexada.com.br”/>

Utilize essa tag assertivamente e garanta que seu site esteja comunicando-se de forma eficaz com os buscadores, mantendo a integridade do seu conteúdo e fortalecendo sua estratégia digital.

Meta description

A meta description é um breve resumo que aparece nos resultados de busca, descrevendo o conteúdo da página. Ela deve ser atraente e conter palavras-chave relevantes para incentivar o clique do usuário.

Pense nela como um anúncio: seu objetivo é mostrar rapidamente aos buscadores e ao público o valor da sua página. Com uma meta description clara e persuasiva, você pode aumentar a taxa de cliques para o seu site.

No código fonte da página, a Meta Description tem o seguinte formato:

<meta name=”description” content=”Sua descrição do conteúdo da página aqui!” />

NA SERP, ela fica assim:

Por isso, crie descrições únicas para cada página, mantendo-as entre 150 e 160 caracteres. Isso garante que a mensagem completa seja exibida nos resultados de pesquisa sem ser cortada. As boas práticas pedem que a meta description seja consistente com o conteúdo da página, além de incluir chamadas à ação eficazes.

Ao otimizar esse elemento, você dá mais um passo importante na melhoria do SEO do seu site.

Meta keywords

Meta keywords são etiquetas que serviam para dizer aos mecanismos de busca quais eram os principais termos associados ao seu conteúdo. Entretanto, nos últimos tempos, passou a ser mal vista pelos buscadores. 

Na tentativa de conseguir uma boa posição, os responsáveis por sites começaram a colocar um monte de palavras-chave que nem sempre estavam relacionadas com o conteúdo real da página dentro das meta keywords. 

Hoje, basta escolher palavras relevantes e estratégicas e usá-las sem exagero no seu texto para que os buscadores entendam do que o conteúdo se trata. 

Title tag

A tag de título é fundamental para o SEO, pois é o primeiro contato que os usuários têm com o seu site nos resultados de busca. Ela age como um título digital na aba do navegador e nos snippets de pesquisa, destacando o conteúdo principal da sua página.

Por isso, deve ser escrita com atenção, incorporando palavras-chave estratégicas e sendo direta ao ponto para capturar a atenção do público.

<head>

<title> Seu título aqui </title>

</head>

O resultado é esse na SERP:

As principais dicas para escrever bons títulos SEO são:

  • Seja objetivo: utilize cerca de 50 a 60 caracteres para evitar que o título seja “cortado” na página de resultados.
  • Personalize cada página: títulos únicos ajudam os buscadores a entender melhor o tema de cada URL, contribuindo para a indexação e para uma classificação mais precisa.

Ao criar suas title tags, vale a pena explorar sinônimos e termos relacionados às principais palavras-chave. Dessa forma, você amplia o potencial de ranqueamento, cobrindo diferentes variações que possam ser utilizadas pelo público nos mecanismos de busca.

Por fim, lembre-se de que a title tag deve ser convidativa o suficiente para despertar o interesse do usuário, mas também direta para refletir com precisão o conteúdo da página

A combinação entre clareza e persuasão faz toda a diferença na hora de conquistar cliques e melhorar o desempenho do seu site nos resultados de pesquisa.

Meta robots

As meta robots orientam os mecanismos de busca sobre como rastrear e indexar suas páginas. Dependendo da configuração, podem permitir ou bloquear a indexação, além de direcionar a forma como links e imagens são tratados. Algumas diretivas importantes incluem:

  • noindex: indica que a página não deve ser indexada.

<meta name=”robots” content=”noindex”/>

  • nofollow: indica que os links ao longo da páginas não devem ser seguidos.

<meta name=”robots” content=”nofollow”/>

  • none: combina as diretivas noindex e nofollow.

<meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”/>

<meta name=”robots” content=”none”/>

  • noarchive: não permite a exibição da página em cache.

<meta name=”robots” content=”noarchive”/>

  • unavailable_after: após determinada data e/ou horário, a página não deve mais ser  indexada.

<meta name=”robots” content=”unavailable_after: 2025-01-01″/>

  • noimageindex: não permite a indexação de imagens presentes na página.

<meta name=”robots” content=”noimageindex”/>

Utilizar essas configurações adequadamente garante que somente o conteúdo estratégico seja rastreado e exibido nos resultados de busca. 

Dessa forma, seu site ganha relevância e aumenta as chances de ranqueamento em palavras-chave específicas, ao mesmo tempo em que evita que páginas sensíveis ou desatualizadas apareçam para o público. 

Além disso, é recomendável revisar periodicamente as meta tags robots para assegurar que o comportamento definido ainda faz sentido na estratégia de SEO. 

Em caso de migrações de site, mudanças no CMS ou lançamento de novas páginas, verifique se as diretivas continuam alinhadas com os objetivos atuais e se não estão bloqueando indevidamente páginas que poderiam trazer tráfego orgânico qualificado.

Heading tags

As heading tags, ou tags de cabeçalho, servem para organizar a estrutura de textos e facilitar a leitura tanto pelos usuários quanto pelos mecanismos de busca. Ao definir claramente os títulos e subtítulos, você indica a hierarquia das informações, o que ajuda o Google e outros buscadores a compreender o conteúdo.

  • H1: utilize apenas uma vez por página, de preferência para o título principal.
  • H2 e H3: subdividem o texto em seções, auxiliando na leitura e na indexação.

Por isso, preste atenção às palavras-chave que compõem essas tags, pois elas têm peso relevante nos algoritmos de ranqueamento. 

Manter a consistência e a coerência na organização dos subtópicos torna o conteúdo mais atrativo, tanto para leitores quanto para mecanismos de busca, contribuindo para melhorar o posicionamento do site.

Outro ponto importante é a experiência do usuário. A utilização correta de heading tags deixa o texto escaneável e permite que o visitante encontre rapidamente as informações que procura.

Além disso, em um cenário de consumo de conteúdo cada vez mais dinâmico, páginas bem estruturadas tendem a reter o usuário por mais tempo, o que, por sua vez, melhora métricas de engajamento e reforça a autoridade do seu site nos buscadores.

Outras meta tags

Além das meta tags já mencionadas, existem outras que podem agregar valor à estratégia de otimização do seu site:

  • Open Graph (OG): criadas pelo Facebook, mas também reconhecidas por outras redes sociais, as tags Open Graph ajudam a exibir títulos, descrições e imagens de forma mais atraente ao compartilhar links, ampliando a visibilidade em canais sociais.
  • Meta viewport: fundamental para sites responsivos, informa aos navegadores como ajustar a dimensão da página em dispositivos móveis, contribuindo para uma navegação otimizada em diferentes telas.
  • Meta charset: especifica a codificação de caracteres, garantindo que o conteúdo seja exibido corretamente em todos os dispositivos e navegadores.
  • Refresh/redirect: pode ser usada em situações de redirecionamento temporário ou para recarregar a página em intervalos regulares, embora seja recomendável avaliar outras opções mais robustas (como redirecionamentos via servidor) para SEO.

Quais são os atributos das meta tags?

As meta tags também possuem atributos que disponibilizam informações importantes para os sites. 

Charset

O atributo charset especifica a codificação de caracteres utilizada na página. Por exemplo, em Português nós utilizamos o cedilha (ç), mas em outros idiomas não. Por isso, no charset usamos o UFT-8, que cobre a maior parte dos caracteres e símbolos disponíveis no mundo (e no teclado).

O HTML5 também encoraja e indica o uso  do UFT-8 a todos os desenvolvedores de sites.

Meta charset especificando a codificação de caracteres utilizada na página: UTF-8.

http-equiv

O http-equiv fornece informações ou valores do atributo content. 

Meta tag http-equiv especificado no html da página fornecendo informações ou valores do atributo content.

content

O content, por outro lado, é um atributo que fornece o valor associado ao http-equiv e ao name.

name

O name é o atributo que especifica um nome ao elemento HTML. Abaixo, eu trouxe um exemplo de como o atributo name e content se complementam.

Meta tag name name descrito no código html da página.

Como usar efetivamente as meta tags

Usar meta tags efetivamente é fundamental para melhorar o SEO do seu site. Elas ajudam a comunicar informações importantes sobre suas páginas aos mecanismos de busca.

  • Escolha palavras-chave relevantes para sua meta descrição e título da página, garantindo que estão alinhadas com o conteúdo presente no site;
  • Inclua uma meta description única para cada página, utilizando entre 150 e 160 caracteres para descrever o conteúdo de maneira precisa e atrativa;
  • Implemente a tag canônica nas suas páginas para prevenir problemas de conteúdo duplicado e direcionar os buscadores à versão preferencial do seu site;
  • Utilize a title tag para apresentar um título claro e conciso da sua página, incluindo o nome da marca no final se possível;
  • Adicione a tag robots quando necessário, especificando se deseja que uma página seja indexada ou seguida pelos rastreadores dos mecanismos de busca;
  • Crie tags de cabeçalho estruturadas (como H1, H2) que organizem o conteúdo em seções claras e ajudem na compreensão dos motores de busca;
  • Evite exceder nas meta keywords, pois métodos antigos de superlotação dessas tags podem penalizar sua classificação nos resultados da pesquisa;
  • Verifique a implementação correta das tags usando ferramentas como Google Search Console, otimizando-as conforme as recomendações recebidas;
  • Mantenha as meta tags atualizadas conforme você atualiza ou muda o conteúdo das páginas, garantindo que elas refletem sempre as informações mais recentes;
  • Monitore os resultados após fazer ajustes nas meta tags e continue fazendo melhorias baseado em dados analíticos para otimização contínua do SEO.

Quais são as principais ferramentas para criar uma meta tag?

Para criar meta tags você deve dominar o básico de HTML e conhecer os principais atributos para criação de uma página da Web. No entanto, como o mundo de hoje é cheio de facilidades, esta não é uma tarefa difícil.

Com um CMS como o WordPress, basta escolher um template e pronto, o HTML estará lá com as devidas atribuições. Instalando plugins como Yoast ou RankMath, por outro lado, você pode criar meta tags como title SEO e meta description, além de alterar as diretrizes da meta robots daquela determinada página.

E caso o seu desejo seja alterar o HTML no código fonte da página ou site, há plugins que facilitam este acesso também. Mas se não domina do assunto, é melhor acionar a equipe de tecnologia.

Como visualizar e verificar se as meta tags estão otimizadas

Para assegurar que suas meta tags estejam corretas e otimizadas, é essencial tanto visualizá-las diretamente quanto verificá-las com ferramentas específicas. Aqui vão algumas dicas de como proceder:

1. Visualização no código-fonte

Acesse a página que deseja analisar e clique com o botão direito do mouse. Em seguida, selecione a opção “Exibir código-fonte da página” (ou equivalente no seu navegador).

Procure pelas tags específicas, como <title>, <meta name=”description”>, <meta name=”keywords”>, <meta name=”robots”>, entre outras. Agora é só verificar se elas contêm os atributos e valores corretos.

2. Ferramentas para análise on-page

Através de ferramentas gratuitas e pagas, é possível verificar e otimizar as metas tags também. Confira as principais:

  • Google Search Console: embora não exiba todas as meta tags diretamente, ajuda a identificar erros de indexação e possíveis problemas de título e descrição.
  • Screaming Frog: faz um rastreamento completo do site, listando as meta tags de cada URL, facilitando a identificação de duplicadas, ausentes ou muito longas/curtas.
  • Semrush: oferece uma análise detalhada das meta tags, identificando problemas como títulos duplicados, descrições ausentes ou mal otimizadas.
  • Extensões de navegador (por exemplo, “SEO Meta in 1 Click” e  “Detailed SEO Extension”): mostram rapidamente as principais meta tags e indicam possíveis ajustes.

3. Conferência de título e descrição na SERP

Outra dica é usar a própria página de resultados. Para isso, digite “site:seudomínio.com.br” no Google para ver como o buscador está exibindo suas páginas:

Depois, basta conferir se o título e a descrição correspondem ao que foi definido. Caso o Google esteja reescrevendo essas informações, pode ser um sinal de que os meta dados não estão correspondendo às diretrizes ou não são consideradas relevantes.

4. Avaliar as boas práticas de SEO

Outra dica é manter as boas práticas de SEO sempre frescas:

  • Títulos: Use cerca de 50 a 60 caracteres, incluindo palavras-chave essenciais e mantendo a clareza.
  • Meta description: mantenha entre 150 e 160 caracteres, descrevendo a página de maneira envolvente e convidando ao clique.
  • Robots: Confirme se as diretivas (noindex, nofollow, etc.) correspondem às suas intenções de visibilidade.
  • Heading tags: verifique se existe apenas um <h1> por página e se <h2>, <h3>, etc., refletem a hierarquia dos tópicos.
  • Monitoramento e ajustes contínuos

Por mim, mais importante que otimizar as meta tags é acompanhar os resultados e realizar ajustes quando necessário:

  • Após otimizar as meta tags, utilize ferramentas de análise de tráfego (como Google Analytics) para acompanhar o comportamento dos usuários e a taxa de cliques (CTR) dos resultados de pesquisa.
  • Se notar baixa CTR, revise seu título ou descrição para torná-los mais atrativos, mantendo a relevância das palavras-chave.
  • Verifique regularmente se o conteúdo continua alinhado com as intenções de busca do público, ajustando meta tags conforme necessário.

Conclusão

As meta tags possuem um papel fundamental na construção de sites e páginas da Web. É justamente através delas que os mecanismos de busca conseguem entender certas informações, assim como permite que os navegadores possam mostrar visualmente para nós, os usuários.

Porém, enquanto profissional de SEO, nosso papel é entendê-las e saber como verificar (o famoso “inspecionar”) se elas estão aplicadas corretamente. Em caso de erros ou problemas que não possam ser resolvidos com pouco esforço, o indicado é sempre procurar a pessoa responsável pelo desenvolvimento do site.

Se quiser explorar e entender ainda mais sobre o assunto, recomendo a leitura dos seguintes artigos:

Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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