Dados relevam que setores predominantemente físicos praticamente dobraram de tamanho no comércio eletrônico desde o início da crise sanitária; Farmácia & Saúde lidera o ranking
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, há exatamente um ano, o comportamento do consumidor mudou.
As novas exigências de cuidados sanitários, o isolamento social e as medidas protetivas contra a COVID-19 transformaram, em diversos momentos, o comércio eletrônico no único canal de vendas para alguns setores da indústria.
Categorias que já tinham alguma presença digital, mas eram predominantemente físicas, como alimentos, saúde e educação, tiveram que se adaptar às novas demandas, a um novo modelo de negócio e a um novo consumidor.
Apesar de nem todos grandes players estarem preparados para toda essa transformação, segundo dados do nosso Relatório E-commerce no Brasil, o comércio eletrônico nacional cresceu 21% desde o início da crise e alguns setores tomaram a dianteira desta expansão.
TOP 5 categorias líderes em crescimento durante a pandemia
As 5 categorias de consumo que mais ganharam mercado digital desde fevereiro de 2020, início da pandemia, registraram uma marca de crescimento acima dos 50% este mês.
São elas:
- Farmácia & Saúde: +85,70%
- Pet: +78,29%
- Comidas & Bebidas: +53,37%
- Casa & Móveis: +51,89%
- Importados: +51,43%
Dos 1,49 bilhão de acessos que os e-commerces nacionais tiveram em fevereiro, os cinco setores acima somam 14% do total.
O setor de Farmácia & Saúde, na vanguarda de todos os 15 setores analisados pelo estudo, fechou o ano em quase 86% (vs. Fev/20) e vem registrando uma curva totalmente ascendente desde novembro do ano passado.
Apesar da esperada retração com relação a janeiro no MoM (month over month), dos 11 sites da categoria analisados pela Conversion, 9 deles também apresentaram crescimento acima dos 50% no YoY (year of year).
Os 5 players mais acessados em fevereiro deste ano foram:
- Droga Raia
- Drogasil
- Drogaria São Paulo
- Ultrafarma
- Pague Menos
Nos últimos 12 meses, os acessos totais ao setor somaram 541,45 milhões.
Na análise de tráfego da loja mais acessada, a Droga Raia, um dado curioso é que 48,8% dos acessos possuem origem em busca orgânica. Em segundo lugar, estão os acessos diretos, com pouco mais de 24%.
Em dispositivos, os acessos mobile estão em disparada: quase 85,4% provêm de dispositivos móveis, o que demonstra uma maturidade do setor em promover boas experiências para smartphones, seja em site ou aplicativo.
No Share of Search de Farmácia & Saúde, Pague Menos e Drogasil empatam com 22,2% das parcelas de busca cada uma, somando quase metade das buscas de todo o mercado.
Explosão na compra de produtos asiáticos impulsiona setor de Importados
A categoria de Importados, que no início da pandemia chegou a registrar retração e uma recuperação muito tímida, entrou em 2021 a todo vapor e chegou a ultrapassar os 100% de crescimento no YoY de janeiro.
Hoje, acumulando mais de 51% de crescimento nos últimos 12 meses, o setor atingiu a marca de 1,22 bilhão de acessos no mês passado.
Com o crescimento vertiginoso das representantes Shopee e Shein, que vendem produtos majoritariamente chineses e cresceram, respectivamente, 1.465% e 521% no YoY (Jan/21 x Jan/20), a categoria deu um salto em novembro do último ano.
Além dos dois e-commerces citados acima, o AliExpress também está no ranking de maiores lojas do Brasil, com quase 35 milhões de acessos mensais em fevereiro e um crescimento de 12% desde o início da pandemia.
Para este setor, porém, o player com a maior parcela de buscas do mercado é a Amazon internacional que detém, sozinha, 47,7% do Share of Search.
Os segundo, terceiro e quarto lugar estão mais pulverizados, com 17% indo para Shopee, 12% para Shein e 12% para AliExpress.
Categoria Pet: quase metade do Share of Search em um único e-commerce
Na categoria de produtos voltados à animais domésticos, a loja Petz, que atingiu um crescimento superior a 130% no YoY, detém, sozinha, quase metade do Share of Search de todo o setor.
Ao somar-se com a Cobasi, que ocupa o segundo lugar, notamos que 82% de todo SoS da categoria de concentra em apenas dois players.
Com mais de 6 milhões de acessos mensais em fevereiro, a Petz possui 49,8% de sua origem de tráfego em busca orgânica, com somente 18,9% destas visitas proveniente de mídias pagas.
Este é o setor com altíssima concentração, uma vez que quase 95% do mercado se concentra nos 3 principais players: Petz, Cobasi e Petlove.
Comidas & Bebidas se torna um dos setores mais promissores do país
Apesar de nenhum setor, dos 15 analisados, terem crescido no comparativo com janeiro deste ano, a categoria de Comidas & Bebidas foi a que sofreu a menor queda, retraindo apenas 6,5% no MoM.
No crescimento anual, registrou 53,4% desde o início da pandemia, e o player que mais se destaca é o Menu Dino, com +436% no YoY.
Apesar de ainda não possuir um espaço expressivo no Share of Search do setor, o Menu Dino deu um salto de 250% em seu market share, saindo de 3,1% para 10,7% no YoY.
O número de acessos do setor, que ainda é liderado pelo iFood, chegou a 31,3 milhões em fevereiro deste ano.
Conclusão
Os dados da última edição do nosso relatório demonstram que 2021 será, para o comércio eletrônico nacional, um ano muito mais próspero que o anterior.
Sem o elemento surpresa da crise sanitária que iniciou-se no começo do ano passado, o setor digital amadureceu, principalmente no que diz respeito à oferecer experiências muito mais conectadas com as intenções de busca de seus novos consumidores.
O próprio crescimento de setores que, até pouco tempo, eram predominantemente físicos, como os relacionados a produtos domésticos, aponta para um rumo diferente nos próximos anos, colocando o Brasil no ranking de países que mais crescem em vendas online. (Folha de S. Paulo)
Os dados do relatório citado ao longo deste conteúdo contabilizam somente acessos provenientes do Brasil e foram retirados das ferramentas SimilarWeb e SEMRush.
Para baixar a edição de março do Relatório E-commerce no Brasil gratuitamente, clique aqui.