Os 5 setores do e-commerce que mais cresceram na pandemia

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

Dados relevam que setores predominantemente físicos praticamente dobraram de tamanho no comércio eletrônico desde o início da crise sanitária; Farmácia & Saúde lidera o ranking

5setorescrescimento

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, há exatamente um ano, o comportamento do consumidor mudou.

As novas exigências de cuidados sanitários, o isolamento social e as medidas protetivas contra a COVID-19 transformaram, em diversos momentos, o comércio eletrônico no único canal de vendas para alguns setores da indústria.

Categorias que já tinham alguma presença digital, mas eram predominantemente físicas, como alimentos, saúde e educação, tiveram que se adaptar às novas demandas, a um novo modelo de negócio e a um novo consumidor.

Apesar de nem todos grandes players estarem preparados para toda essa transformação, segundo dados do nosso Relatório E-commerce no Brasil, o comércio eletrônico nacional cresceu 21% desde o início da crise e alguns setores tomaram a dianteira desta expansão.

TOP 5 categorias líderes em crescimento durante a pandemia

As 5 categorias de consumo que mais ganharam mercado digital desde fevereiro de 2020, início da pandemia, registraram uma marca de crescimento acima dos 50% este mês.

São elas:

  1. Farmácia & Saúde: +85,70%
  2. Pet: +78,29%
  3. Comidas & Bebidas: +53,37%
  4. Casa & Móveis: +51,89%
  5. Importados: +51,43%

Dos 1,49 bilhão de acessos que os e-commerces nacionais tiveram em fevereiro, os cinco setores acima somam 14% do total.

O setor de Farmácia & Saúde, na vanguarda de todos os 15 setores analisados pelo estudo, fechou o ano em quase 86% (vs. Fev/20) e vem registrando uma curva totalmente ascendente desde novembro do ano passado.

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Apesar da esperada retração com relação a janeiro no MoM (month over month), dos 11 sites da categoria analisados pela Conversion, 9 deles também apresentaram crescimento acima dos 50% no YoY (year of year).

Os 5 players mais acessados em fevereiro deste ano foram:

  1. Droga Raia
  2. Drogasil
  3. Drogaria São Paulo
  4. Ultrafarma
  5. Pague Menos

Nos últimos 12 meses, os acessos totais ao setor somaram 541,45 milhões.

Na análise de tráfego da loja mais acessada, a Droga Raia, um dado curioso é que 48,8% dos acessos possuem origem em busca orgânica. Em segundo lugar, estão os acessos diretos, com pouco mais de 24%.

Em dispositivos, os acessos mobile estão em disparada: quase 85,4% provêm de dispositivos móveis, o que demonstra uma maturidade do setor em promover boas experiências para smartphones, seja em site ou aplicativo.

No Share of Search de Farmácia & Saúde, Pague Menos e Drogasil empatam com 22,2% das parcelas de busca cada uma, somando quase metade das buscas de todo o mercado.

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Explosão na compra de produtos asiáticos impulsiona setor de Importados

A categoria de Importados, que no início da pandemia chegou a registrar retração e uma recuperação muito tímida, entrou em 2021 a todo vapor e chegou a ultrapassar os 100% de crescimento no YoY de janeiro.

Hoje, acumulando mais de 51% de crescimento nos últimos 12 meses, o setor atingiu a marca de 1,22 bilhão de acessos no mês passado.

Com o crescimento vertiginoso das representantes Shopee e Shein, que vendem produtos majoritariamente chineses e cresceram, respectivamente, 1.465% e 521% no YoY (Jan/21 x Jan/20), a categoria deu um salto em novembro do último ano.

Além dos dois e-commerces citados acima, o AliExpress também está no ranking de maiores lojas do Brasil, com quase 35 milhões de acessos mensais em fevereiro e um crescimento de 12% desde o início da pandemia.

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Para este setor, porém, o player com a maior parcela de buscas do mercado é a Amazon internacional que detém, sozinha, 47,7% do Share of Search.

Os segundo, terceiro e quarto lugar estão mais pulverizados, com 17% indo para Shopee, 12% para Shein e 12% para AliExpress.

Categoria Pet: quase metade do Share of Search em um único e-commerce

Na categoria de produtos voltados à animais domésticos, a loja Petz, que atingiu um crescimento superior a 130% no YoY, detém, sozinha, quase metade do Share of Search de todo o setor.

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Ao somar-se com a Cobasi, que ocupa o segundo lugar, notamos que 82% de todo SoS da categoria de concentra em apenas dois players.

Com mais de 6 milhões de acessos mensais em fevereiro, a Petz possui 49,8% de sua origem de tráfego em busca orgânica, com somente 18,9% destas visitas proveniente de mídias pagas.

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Este é o setor com altíssima concentração, uma vez que quase 95% do mercado se concentra nos 3 principais players: Petz, Cobasi e Petlove.

Comidas & Bebidas se torna um dos setores mais promissores do país

Apesar de nenhum setor, dos 15 analisados, terem crescido no comparativo com janeiro deste ano, a categoria de Comidas & Bebidas foi a que sofreu a menor queda, retraindo apenas 6,5% no MoM.

No crescimento anual, registrou 53,4% desde o início da pandemia, e o player que mais se destaca é o Menu Dino, com +436% no YoY.

Apesar de ainda não possuir um espaço expressivo no Share of Search do setor, o Menu Dino deu um salto de 250% em seu market share, saindo de 3,1% para 10,7% no YoY.

O número de acessos do setor, que ainda é liderado pelo iFood, chegou a 31,3 milhões em fevereiro deste ano.

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Conclusão

Os dados da última edição do nosso relatório demonstram que 2021 será, para o comércio eletrônico nacional, um ano muito mais próspero que o anterior.

Sem o elemento surpresa da crise sanitária que iniciou-se no começo do ano passado, o setor digital amadureceu, principalmente no que diz respeito à oferecer experiências muito mais conectadas com as intenções de busca de seus novos consumidores.

O próprio crescimento de setores que, até pouco tempo, eram predominantemente físicos, como os relacionados a produtos domésticos, aponta para um rumo diferente nos próximos anos, colocando o Brasil no ranking de países que mais crescem em vendas online. (Folha de S. Paulo)

Os dados do relatório citado ao longo deste conteúdo contabilizam somente acessos provenientes do Brasil e foram retirados das ferramentas SimilarWeb e SEMRush.

Para baixar a edição de março do Relatório E-commerce no Brasil gratuitamente, clique aqui.

Escrito por Bruna Rodrigues

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