Atualização no algoritmo Google em Março? Volatilidade da SERP registra novo pico no Brasil e nos EUA

Bruna Rodrigues
Bruna Rodrigues

Ferramentas de identificação de volatilidade na SERP em todo o mundo registraram picos de flutuação desde a metade da última semana. Update, no entanto, ainda não foi confirmado pelo Google.

Desde o último sábado, 13 de março, nossa ferramenta SERP Volatility vem registrando grandes picos de flutuação no índice que mede a estabilidade dos posicionamentos na página de resultados do Google.

A pontuação chegou, hoje, aos 299 pontos, um dos maiores já registrados nos últimos meses!

Esta flutuação significa, na maioria das vezes, que alguma atualização de algoritmo pode estar sendo lançada ou testada pelo buscador.

Embora o SERP Volatility tenha apontado números expressivos na SERP brasileira, a única que nossa ferramenta é capaz de acessar, a comunidade de SEO internacional também notou instabilidades no fim de semana.

Apesar das oscilações registradas por outras ferramentas ao redor do mundo terem sido menos intensas, o blog Search Engine Roundtable especula que tenha havido um update no dia 10 de março.

A hipótese é que a atualização em questão talvez só esteja sendo implementado na SERP nacional agora.

Volatilidade também foi sentida ao redor do mundo

O SEMRush Sensor registrou um grande pico na SERP americana na última quarta-feira, como sugere seu gráfico, que reverbera em alguma medida até hoje (16).

Ao analisarmos a volatilidade de outros países, no entanto, é possível identificar que as flutuações foram mais impactantes na Europa (UK, Alemanha, Itália, Espanha e França) do que em países como Japão e Austrália.

O MozCast registrou pontuações anormais na SERP global nos dias 10/03 e 13/03.

No RankRanger as flutuação ainda são vistas a partir do dia 10, mas com bem menos impacto. Hoje, o registro de queda parece ter retornado a SERP à normalidade.

Atualização em busca local é especulada

O portal Search Engine Roundtable também divulgou, na última quinta-feira, 11, que uma grande atualização de algoritmo para buscas locais pode ser sido implementada pelo Google.

A ferramenta BrightLocal, que mede o fluxo de ranqueamento das buscas locais também identificou uma movimentação atípica na quarta-feira, dia 10.

Não há confirmações acerca deste update por parte do Google.

Não é possível dizer, no entanto, que esta atualização possa estar relacionada com a volatilidade da SERP identificada este fim de semana.

Últimas atualizações do Google

Até agora, o Google não fez nenhum anúncio oficial sobre a volatilidade identificada na SERP, o que aumenta ainda mais as chances do algoritmo estar sofrendo uma atualização não-confirmada.

Neste ano, inclusive, houve muitas atualizações de mesma natureza.

Os últimos updates não-oficiais ocorreram nos dias 7, 8, 12 e 27 de janeiro, 8, 17, 20, 24 e 26 de fevereiro e 2 e 3 de março, sendo estes os mais recentes até agora.

O que é o SERP Volatility?

Desenvolvida com exclusividade pela Conversion, a ferramenta SERP Volatility é a primeira e única ferramenta que mensura somente a volatilidade da SERP do Google Brasil.

Apesar de ainda estar em sua versão beta, seus registros possuem grande importância: identificar grandes oscilações de posicionamento em uma página de resultados pode ajudar profissionais de SEO de todo o mundo a antever grandes updates de algoritmo no Google, dentro e fora do país.

Seus dados trazem dois índices: a volatilidade real e a volatilidade simples. O primeiro, mede o impacto das mudanças de posições; o segundo, que mede a mudança frequente de posições, em geral possui menos flutuações.

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Escrito por Bruna Rodrigues

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.