Conheças as principais Métricas de Marketing.

E mais importante: aprenda a pensar e usar estrategicamente.

Conheças as principais Métricas de Marketing.

E mais importante: aprenda a pensar e usar estrategicamente.

Métricas 1.0

Cliques

Número total de cliques que o site recebeu.

Impressões

Número total de impressões do anúncio.

Custo por Clique (CPC)

Preço médio pago por um anunciante quando alguém clica em um de seus anúncios na internet.

Custo por Mil Impressões (CPM)

Preço pago pelo anunciante a cada mil unidades exibidas de um anúncio.

Taxa de Cliques (CTR)

Métrica utilizada para medir a eficiência de um link. Diz respeito à porcentagem de pessoas que clicaram em relação às pessoas que visualizaram.

Taxa de Rejeição

Percentual de pessoas que chegaram a um site, não viram uma segunda página e saíram.

Taxa de Conversão

Proporção de pessoas que chegaram ao site e que realizaram uma compra (ou outra ação desejada).

Ticket Médio

Valor médio gasto por cliente a cada compra.

Sessões

Visitantes que carregaram o JavaScript do site (é importante diferenciar de cliques, pois uma sessão pode ser contínua).

Sessões continuadas

Visitantes que visitam uma segunda página (ou vão além disso).

Conversões

Soma do número total de conversões.

ROAS

Retorno sobre o investimento em publicidade.

Métricas 2.0

Lifetime Value (LTV)

Valor total gerado por um cliente no período em que mantém-se ativo comprando da empresa. O ideal é que o LTV seja calculado sobre a margem bruta do produto, mas em geral as pessoas irão calcular pelo valor faturado pois é mais fácil. Não tem problema, mas é importante você saber como ela está sendo usada.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Custo médio de investimento para adquirir um novo cliente.

Churn (taxa de saída ou cancelamento)

Métrica que reflete a rotatividade de clientes.

Net Promoter Score (NPS)

Métrica que reflete a satisfação média dos clientes.

Métricas 3.0

Share of Search (SoS)

Participação de uma marca nas pesquisas em mecanismos de buscas em relação ao mercado. É considerada uma métrica preditiva de market share.

Auto-atribuição

Pesquisa realizada com os clientes para saber quais canais contribuem para a conversão. É realizada por meio de um formulário aberto com a questão: “como você conheceu nossa empresa, produto ou serviço?”. Como as respostas são abertas, é necessário estruturar os dados e separá-los em grupos. Aqui, a ideia é não depender de dados last clicks, mas uma análise de onde os clientes realmente conheceram a empresa.

Aprenda a utilizar as métricas certas para resolver problemas do seu negócio.