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Pesquisa Conversion Consumidor Digital 2020

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Metodologia de Pesquisa

  • Público Alvo: Homens e mulheres, acima de 18 anos, de todo o Brasil e todas as classes sociais;

  • Instrumento de Pesquisa:
    Questionário estruturado com perguntas fechadas;

  • Método de Coleta de Dados:
    Via Internet, com dados ponderados;

  • Tamanho da Amostra: 395;

  • Nível de Confiança: 95%;

A tecnologia tem passado por mudanças frequentes e com isso, o consumidor precisou se habituar a novas formas de pesquisar e comprar.

Além da qualidade do produto e do preço, o Consumidor digital busca algo a mais. Oferecer uma boa experiência de compra é importantíssimo para atrair mais consumidores.

Dos consumidores que participaram da pesquisa, 65% disseram que a avaliação positiva de outros compradores faz com que eles passem a gostar de uma marca.

O foco de muitas marcas em qualificar ainda mais os seus produtos ou serviços é importante, mas precisamos entender que o consumidor está mais exigente e avalia com muita cautela a experiência de compra.

O Consumidor digital sente a necessidade de participar de maneira mais ativa dos processos das empresas. Os debates sobre a integridade de uma marca estão cada vez mais comuns, e além disso, estão sendo levados ainda mais em consideração pelos consumidores.

73% dos consumidores

costumam realizar pesquisas em mecanismos de buscas diversas vezes ao dia, por isso, estar bem rankeado no Google, por exemplo, é importantíssimo para uma boa estratégia de Marketing Digital.

Antes de comprar, o consumidor:

- Pesquisa preços
- Compara produtos
- Busca o melhor tipo de serviço

Hoje, o consumidor também passa conhecimento para as empresas, o que torna essa relação ainda mais horizontal.

Essa troca de informações é imprescindível para uma pessoa se identificar com uma marca, ou seja, enxergar nela as mesmas crenças e valores que ele defende. 87,6% das pessoas defenderiam a marca que gosta, caso ela esteja sendo criticada nas redes sociais.

Consumidor Digital: Quem é e como se comunicar com ele?

Para entendermos um pouco mais sobre quem exatamente é o Consumidor digital, desenvolvemos esta pesquisa.

Nela você encontra questões que abordam o comportamento desse perfil e também o seu relacionamento com as marcas.

É de grande importância conhecermos para quem vendemos e também sabermos o que exatamente eles esperam de nós.

Sendo assim, vamos juntos explorar e analisar a Pesquisa Consumidor Digital?

O acesso à internet já não é mais nenhuma novidade para o consumidor brasileiro. 93,2% das pessoas acessam a internet diversas vezes ao dia.

E, com qual frequência esses consumidores acessam redes sociais?

Quando perguntamos sobre WhatsApp:

92%

das pessoas disseram utilizar a plataforma diversas vezes ao dia.

Somente

2,3%

nunca ou quase nunca utilizam o aplicativo.

Em uma escala de 1 a 5, qual a probabilidade dessas pessoas lerem uma mensagem que acaba de chegar no WhatsApp em menos de 1 minuto?

No caso de uma mensagem de texto (SMS, Torpedo), o cenário é um pouco diferente:

E, quais são os dispositivos que esse público possui?

Quando falamos sobre os dispositivos mais utilizados para acessar a internet, o celular ainda continua com uma grande vantagem. 95,4% utilizam o celular com mais frequência para acessar a internet .

Abaixo, podemos ver a qual a porcentagem de uso de cada canal pelas pessoas diariamente e o nível de confiança que o público tem em cada um deles.

Canal Frequência de
Interação Diária
Índice de Confiança
em Propaganda
Google e Outros Buscadores 93,50% 87,90%
Redes Sociais em Geral 96,50% 71,90%
WhatsApp 96,70% N/D
Facebook 83% 68,50%
Instagram 64,10% 68,60%
YouTube 76,90% 77,70%
E-mail 85,80% 64,80%
TV 86,30% 82,90%
Jornais e Revistas Impressos 26,80% 81,80%
Jornais e Revistas Virtuais 57% -
Blog 35,20% 64,70%

Explorando a Relação dos Usuários com a Marca

De acordo com o público analisado, o que mais influencia no momento de comprar um produto de uma marca é a indicação de amigos e conhecidos e a avaliação de outros consumidores que adquiriram o mesmo produto, seguido pelas pesquisas no Google.

Quando perguntados sobre os canais preferidos para acompanhar as marcas, os consumidores afirmam ser as redes sociais.

Mecanismos de busca e o site das marcas ficam em segundo lugar com percentual quase idêntico.

85,8%

dos consumidores costumam analisar avaliações de outras pessoas antes de comprarem em lojas físicas.

96,2%

analisam as avaliações antes de efetuarem uma compra em uma loja virtual.

Os pontos mais importantes, segundo nossa pesquisa, que mais fazem com que o consumidor goste da marca são avaliações positivas no site e qualidade do produto.

Quanto aos critérios para recomendar um produto para outras pessoas, além da qualidade, o preço também é um fator essencial.

E o que esse público espera de suas marcas preferidas? Eis a resposta:

Para esses consumidores existem diversos pontos considerados importantes para tornar a marca inovadora. Confira abaixo:

Confira mais alguns dados interessantes sobre hábitos de consumo que também foram levantados durante essa pesquisa.

87,1%

dos consumidores pesquisam um produto na internet quando estão em uma loja física.

80%

costumam realizar pesquisas por meio do celular antes de efetuar uma compra online.

66,3%

preferem efetuar compras online pelo celular.

73,9%

costumam pedir carros em aplicativos (Uber, 99, Easy, etc.).

55,7%

pedem comida por aplicativos frequentemente (iFood, Rappi, etc.).

75,9%

utilizam serviços de streaming (Netflix, Amazon, HBO GO, etc.).

71,4%

costumam utilizar aplicativos de música (Spotify, Deezer, Apple Music, etc.).

63,5%

usam aplicativos para conseguir emprego (Empregos, Trovit, SINE, Catho, Go Talent, Jobr, etc.).

89,1%

optam por usar aplicativos de GPS (Waze, Google Maps, etc.).

14,4%

já alugaram hospedagem no Airbnb.

69,4%

já baixaram livros digitais (e-books).

51,9%

já assistiram a algum webinar (seminário online, que geralmente tem inscrição e transmissão ao vivo).

28,9%

já fizeram ou fazem faculdade no modelo EAD (ensino a distância).

55,2%

já fizeram algum curso totalmente online.

Você possui conta digital em bancos que não têm agência física, como Nubank, Inter, Neon etc.?

Você já comprou produtos porque foram indicados por influenciadores digitais ?

E o que realmente importa para que a experiência de compra seja surpreendente?

53,2%

acham importante a opinião de outros clientes.

49,9%

querem sites modernos e fáceis de usar.

50,1%

buscam cupons de desconto para a primeira compra.

52,9%

responderam que é indispensável ter um bom atendimento por parte dos vendedores.

33,4%

gostam de suporte por telefone.

68,1%

querem uma entrega rápida pela internet.

38,2%

gostam de conteúdos úteis e relevantes do produto no site da empresa.

30,6%

alegam que é necessário terem suas dúvidas respondidas nas redes sociais.

26,1%

colocaram a embalagem do produto como algo relevante no momento da compra.

Conclusão

Com o excesso de informação que o consumidor recebe, está ainda mais claro que as marcas precisam se desdobrar para entregar o melhor. Entender o que o seu cliente quer é necessário para mantê-lo cada vez mais próximo. O nível de exigência mudou.

Para construir um bom planejamento, a marca precisa saber que o consumidor deve ser o protagonista de todo o processo estratégico. O Consumidor digital espera que as empresas se adequem às suas necessidades.

Portanto, ouvir, estudar e entender são ações indispensáveis para vender melhor e manter uma relação saudável entre marca e cliente.

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