Taxa de conversão

Taxa de conversão é uma métrica muito importante na análise de campanhas e estratégias de marketing e publicidade online.

O objetivo de medir a taxa de conversão é entender qual o resultado real que tem sido gerado por uma dessas estratégias.

Neste artigo, vamos ensinar você o que é a taxa de conversão, assim como calcular… e para ficar mais fácil, disponibilizamos uma calculadora de taxa de conversão.

Além disso, vamos explicar como aumentar a taxa de conversão.

O principal benefício disso é gerar mais leads ou vendas sem aumentar as visitas ao site!

Está interessado?

Então fique com a gente pelos próximos minutos pois vamos explicar o que é, como medir e como aumentar a sua taxa de conversão!  😉

O que é Taxa de Conversão?

Taxa de Conversão é a proporção entre usuários que simplesmente acessam seu site e aqueles que atingem um objetivo importante de marketing (onde esse objetivo é a “conversão”.)

Conversões são visitas a um web site que atingem uma meta pré-determinada, como por exemplo preencher e enviar um formulário de contato ou concluir uma compra em um e-commerce.

Exemplos de conversões:

  • Pedidos de orçamento
  • Compras no e-commerce
  • Baixar e-book
  • Cadastrar em newsletter
  • Ver orçamento
  • Acessar página estratégica

Como medir a taxa de conversões

Medir a taxa de conversão é muito simples.

Como podemos ver, a taxa de conversão nada mais é que a proporção de conversões geradas para o número de visitas.

Basta dividirmos o número de visitas dividido pelo número de conversões.

Se, por exemplo, o site recebeu 20.890 visitas e teve 720 conversões, a taxa de conversão será de 3,4%.

Agora que você já sabe, procure obter o máximo de conversões em suas campanhas de PPC e SEO.

Benefícios de Aumentar a Taxa de Conversão

Como já falamos, taxa de conversão é a proporção de pessoas que realizaram uma compra ou entraram em contato em relação ao número total de visitas.

Ou seja, com a taxa de conversão de 1% em um e-commerce, de cada 100 visitantes 1 realizou uma compra; se a taxa de conversão fosse de 2%, de cada 100 visitantes 2 realizariam uma compra.

Isso significa poder ter o dobro de vendas com o mesmo custo de tráfego!

Com o avanço do marketing digital, estamos chegando ao ponto antes inimaginável de escassez do tráfego qualificado (ou do alto custo de aquisição).

Isto pode ocorrer quando o tráfego possível de links patrocinados chegou ao seu limite ou estamos nas primeiras posições para praticamente todas as palavras-chave, ou ainda o investimento em novo tráfego não vai significar ROI.

O aumento da taxa de conversão é, claro, sempre muito bem-vindo mas faz muito mais sentido quando estamos trabalhando com sites estabelecidos ou, ao contrário, startups que estejam no momento de alavancagem e precisam descobrir seu motor de crescimento.

Se você aumentar sua taxa de conversão em 100%, pode dobrar suas vendas!

A taxa de conversão é uma métrica diretamente relacionada à geração de receita, de modo que se ela aumentar ou reduzir irá impactar diretamente nas receitas dessa loja virtual.

Consideremos um site de e-commerce que tenha um faturamento mensal de 1 milhão de reais e uma taxa de conversão de 1%.

Considerando esse faturamento de R$1mi e taxa de conversão de 1%, o aumento simples da taxa de conversão em 0,15% significaria em um aumento da receita também em 15%, ou seja, em R$150.000,00/mês.

Com a Otimização de Conversão, conseguimos aumentar as receitas da empresa sem gastar mais um centavo em mídia.

O CRO poderia estar focado, ainda, em aumento do ticket médio, para aumentar o valor médio de todos os pedidos de um e-commerce, o que novamente geraria resultados positivos no faturamento mensal do e-commerce.

Conheça a metodologia científica da Conversion Rate Optimization (CRO)

A Conversion Rate Optimzation consiste em aplicação de uma metodologia para melhorar a taxa de conversão de um website, através de experimentos.

Sabemos que são diversos os motivos que levam uma pessoa a solicitar um orçamento ou a comprar em um e-commerce, e que eles variam de site para site, portanto o CRO surge para descobrir através de uma metodologia científica o que irá gerar mais conversões.

Com CRO você pode aumentar sua receita sem gastar mais em mídia.

Dicas para ter mais conversões

Dicas simples podem aumentar impressionantemente a sua taxa de conversão, como usar botões com cores em destaque para chamar a atenção de um determinada ação, por exemplo, entrar em contato.

Essa cor deve estar em coerência com seu site, mas em contraste naquela seção, portanto não existe a melhor cor.

O formulário de contato precisa, também, de acompanhamento para se entender em que ponto a pessoa deixa de preenchê-lo, o que cria dificuldades para quem o está preenchendo, qual a facilidade de chegar até ele, para quê é esse formulário, etc.

Conversões no e-commerce

No caso de uma loja virtual, o maior drama de um gerente de e-commerce são os carrinhos de compra que têm produtos adicionados mas não geram tanta venda. É preciso , pois, entender o que leva as pessoas a adicionarem produtos ao carrinho mas não realizar a compra.

Muitas vezes isso acontece por falta de usabilidade, falta de uma navegação intuitiva ou mesmo um frete muito alto. Ou então, uma exagerada burocracia no preenchimento de dados. A pessoa quer comprar e pronto, não informar o nome da mãe, da vizinha e do cachorro. Ser objetivo aumenta a taxa de conversões!

Foque no usuário

De toda maneira, para aumentar as conversões em um site é preciso compreender o visitante, suas expectativas e, mais ainda, saber identificar os clientes realmente qualificados. Pois muitas vezes vale a pena reduzir as conversões e aumentar a qualidade; por isso, o que funciona para um determinado site não necessariamente funciona para outro.

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