Domain Authority (DA): Conteúdo é rei, Autoridade do Domínio é rainha

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RainhaMuitas pessoas procuram “aumentar o PageRank” de seu site e, a bem da verdade, este continua sendo um critério muito importante para uma estrátegia de SEO. Em vez de dizer “aumentar PageRank”, que é o termo leigo, vamos chamar de construção de “autoridade do domínio” essa parte importante do SEO Off-Page que é criar relevância para um site na Internet, enquanto o PageRank em linhas gerais é o nome dado ao algoritmo do Google.

Muitos SEOs pelo mundo têm dito que o link building está se tornando desimportante após o Google Panda, que foi uma atualização no algoritmo do Google publicada no ano passado, que implementou uma série de melhorias. Isso já vai fazendo um ano e, ao meu ver, link building e forte PageRank para boa parte dos resultados continua sendo crucial. Está sendo implementado no Google dos EUA um update chamado Penguin que reduz a eficácia de muitos links, mas ainda assim este não é assunto que você deve desprezar, mas deixemos para um post específico sobre o Penguin. Não devemos, todavia, menosprezar a execelência do conteúdo.

Mantenha em mente a seguinte regra: “Se conteúdo é rei, a autoridade do domínio é a rainha“, como enfatizo no título do post. Vamos entender o que é autoridade do domínio e a importância de construí-la com uma boa estratégia de link building através de conteúdo, prospecção e tantas outras formas. Não é fácil, mas os resultados compensam!

O que é Autoridade do domínio (DA)

Vamos a um exemplo simples e prático.

Se você, no lugar do Google, tivesse que se decidir entre deixar na primeira posição do ranking um artigo da Wikipedia e outro do blog do Zé da Esquina? Em grosso couro, a maioria haveria de responder: Wikipédia! Mas perguntemo-nos: por quê? Porque, ora bolas, a Wikipédia tem mais chances de trazer um bom artigo que o Zé da Esquina e, como o algoritmo do Google não é capaz de interpretar uma informação, usará dados estatisticamente. É, pois mais provável, que um site com autoridade publique melhor conteúdo. Nem sempre acontece, mas as chances são maiores. Simples assim.

Daí surge o termo Autoridade do Domínio, que em inglês é comumente usado como Domain Authority, e daí a sigla DA.

Portanto, não basta você ter bom conteúdo. É preciso que o bom conteúdo seja publicado em um site com autoridade. É como se um pesquisador resolvesse publicar uma tese: ele encontraria mais respaldo se o fizesse na USP ou em Harvard? Mesmo sendo a USP uma universidade relevante, Harvard é talvez a mais importante de todas. Com web sites, não é diferente.

Medindo a autoridade do domínio

A autoridade do domínio, poderá variar de acordo com uma série de complicações e filtros que o Google impõe, mas de uma maneira aproximada é possível medi-la pelo seguinte cálculo: número de links que domínio ao todo recebe e o PageRank de cada um dos domínios de origem. Vale lembrar que vai ser contado, além disso, o PageRank da própria página que linka, mas neste estudo podemos deixar de lado. Exemplo:

A = (L x M / L)

Onde, A é a autoridade do domínio, L é a quantidade de domínios que têm pelo menos um link para o site em questão e M é a média de DA de todos os domínios que linkam.

Ferramentas para descobrir a autoridade do domínio

Há ferramentas que visam fornecer os dados da autoridade do domínio. Selecionamos 3 ferramentas bastantes confiáveis e de fácil acesso para você saber a autoridade do domínio. Vale lembrar que o Google não revela qual o DA “oficial”, pois é um dado dinâmico, além de segredo de negócio, mas comparando dados das 3 ferramentas abaixo podemos ter uma boa ideia:

Google Pagerank: utiliza dados do Google, porém não podemos dizer que seja um dado 100% confiável. Para saber a autoridade do domínio, procure obter o PageRank (PR) da página inicial e de outras páginas importantes na arquitetura da informação do site, porque o PR muitas vezes fica zerado e isso é falso. Além disso, o PR pode ser alterado de acordo com interesses comercial da “Big G”. O PR vai de 0 a 10.

Open Site Explorar: Criado pela SEOMoz, uma das mais importantes empresas de SEO do mundo, a ferramenta fornece dados de backlink e também um DA bastante confiável. A avaliação do OSE vai de 0 a 100.

Ahrefs: Trata-se de um novo e promissor Site Explorer, que traz boas informações sobre backlinks e mostra a DA através do Ahref Rank (AR), que começa em zero e não tem limite de valor, quanto mais melhor. Para se ter ideia, o google.com tem um AR de 962K, enquanto seu PR é 10.

Consulte através da URL https://ahrefs.com/site-explorer/pages/exact/[www.nomedosite.com], substituindo o item entre colchetes pelo domínio de consulta. Pode ser preciso clicar em “Crawled Pages”. O inconveniente dessa ferramenta é que permite míseras 5 consultas grátis diariamente.

Outras ferramentas para descobrir autoridade do domínio

Embora eu ache as ferramentas acima razoáveis para a maioria dos casos, num estudo profundo de SEO e DA poderão ser úteis as ferramentas a seguir: Majestic SEO (excelente para analisar links), Alexa (muito utilizada no passado, hoje ultrapassada) e até o SEM Rush (funciona melhor com PPC).

Conclusão

De acordo com nosso texto Filosofia do SEO, é importante ter em mente todas as implicações essenciais do Google, que são tanto o On-Page, quanto o Off-page. O Google procura trazer resultados de páginas relevantes segundo ambos os critérios. Enquanto o primeiro se consegue com bom conteúdo, o segundo se consegue primeiramente com Autoridade do Domínio, e em segundo plano com Autoridade da Página. Neste artigo procuramos dissecar os detalhes da DA e num próximo post falaremos da PA (Page Authority)!

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