E-mail Marketing: O que é, Benefícios & Como Fazer

Conversion

Por ,
em

Ao contrário do diagnóstico de muitos especialistas que sempre anunciam ‘o fim do e-mail’, entra ano e sai ano e o e-mail marketing continua sendo uma estratégia de marketing digital fundamental.

Neste post criado pela Conversion, uma consultoria especializada em marketing digital com mais de 8 anos de experiência, você vai conhecer a definição e o conceito do que é e-mail marketing.

Para você que está aprendendo (ou até se já é mais avançado em marketing digital), vamos apresentar os benefícios do e-mail marketing e também trazer dicas práticas para você mesmo fazer.

Além disso, vamos sugerir uma ferramenta para você dar o seu primeiro passo no mundo do e-mail marketing!

Está interessado? Então fique com a gente pelos 5 próximos minutos e você ampliará seu conhecimento!

Ahh, em nosso Blog você está no controle. Se preferir utilize nosso Índice de Tópicos.

Índice de Tópicos

  1. O Que é E-mail Marketing?
  2. Benefícios do E-mail Marketing
  3. Dicas Práticas de E-mail Marketing
  4. Ferramenta Grátis de E-mail Marketing
  5. Inbound Marketing: a evolução do E-mail Marketing

Agora que você já entendeu tudo que encontrará, vamos lá ganhar mais conhecimento!

Definição do Conceito: O Que é E-mail Marketing?

E-mail Marketing é uma estratégia de marketing digital focada em criar relacionamento entre marcas e pessoas, por meio de envio de e-mails para clientes que previamente autorizaram seu recebimento.

Para fazer e-mail marketing é preciso, no mínimo, uma plataforma especializada para envio (há opções gratuitas), uma lista de pessoas que expressamente autorizaram o recebimento e um planejamento de e-mails a serem enviados.

Os e-mails a serem enviados podem ser dos mais diversos tipos, como: conteúdos como artigos e vídeos, novidades da empresa e ofertas comerciais (que devem ser enviadas com parcimônia).

Atenção: E-mail Marketing é diferente de de ‘mala-direta’!

É muito importante ressaltar que as estratégias de e-mail marketing não funcionam como uma mala direta!

Portanto, não saia comprando listas nem adicionando e-mails aleatoriamente em sua lista de contatos.

Só envie e-mail marketing para contatos opt-in, ou seja, de pessoas que se inscreveram para receber e/ou tiveram contato comercial com a sua marca nos últimos meses.

Não seguir essa boa prática pode resultar em sua empresa ser marcada como SPAM e até e-mails normais cairem na caixa de lixo eletrônico.

Conheça os 5 principais Benefícios do E-mail Marketing

E-mail Marketing

Todas as estratégias de marketing devem ser decididas pela adesão do consumidor ou pelo seu potencial de inovação.

Conheça as principais estatísticas de e-mail:

  • Até 2020, serão 4,3 bilhões de usuários de e-mail (Statista, 2018)
  • No ano passado, foram enviados e recebidos 269 bilhões de e-mails por dia (Statista, 2018)
  • Para cada $1 dólar gasto em e-mail marketing, há um retorno de $32 dólares (DMA, 2018)
  • 80% das pequenas e médias empresas consideram o e-mail marketing a principal ferramenta de retenção de clientes (Emarsys, 2018)
  • 49% dos clientes afirmam gostar de receber e-mails promocionais de suas marcas favoritas numa freqüência semanal (Statista, 2017)

10 Dicas Práticas para Você Fazer E-mail Marketing

Agora que você já entendeu os benefícios, comece a colocar em prática esta estratégia.

  1. Não compre uma lista pronta, construa a sua: sim, nós sabemos que é mais demorado mas este é o melhor caminho!
  2. Só envie e-mail marketing “opt-in”: contatos opt-in são pessoas que se inscreveram para receber seus e-mails
  3. Utilize uma ferramenta profissional (há opções gratuitas): nada de enviar e-mail marketing de forma amadora! Utilize alguma ferramenta especializada (há opções gratuitas, como você verá abaixo!)
  4. Ofereça um bom atrativo para a pessoa se inscrever em sua lista de e-mails: não seja mais um na lista de e-mails das pessoas! Crie um algo realmente único e pensado em benefício de seu cliente.
  5. Insira formulários de captura de e-mail em seu site: esses formulários podem ajudar e muito a você aumentar sua lista de contatos (que tal usar esta ferramenta gratuita?)
  6. Defina uma freqüência de envio: não envie nem muito (que chegue a incomodar), nem tão pouco (que a pessoa se esqueça de você!); um envio quinzenal ou semanal pode ser um ótimo começo.
  7. Capriche bastante no campo ‘Assunto’ do seu e-mail: a pessoa irá abrir o e-mail por causa do remetente (principalmente) e pelo campo Assunto
  8. Dê atenção máxima à métrica de Taxa de Abertura do seus e-mails: essa métrica indica o sucesso e o interesse que seu público está tendo nas suas campanhas.
  9. Pense no E-mail Marketing como uma ferramenta de “Relacionamento”: e-mails devem ser usados para criar relacionamento… o que seu cliente valoriza? o que ele gostaria de receber para manter em contato com sua marca?
  10. Mensure as Conversões: caso você tenha conversões online, como vendas e/ou solicitação de orçamento, mensure os resultados por meio de ferramentas gratuitas como Google Analytics.

[Ferramenta Grátis] Se você está começando, use esta ferramenta para envio de E-mail Marketing

O MailChimp é uma ferramenta que tem um modelo “Freemium”de cobrança (oferece uma versão muito boa e gratuita até 2.000 envios mensais).

Só após atingir esse limite você pagará pela ferramenta… o que é muito bom, pois permite começar pequeno!

Aliás, o MailChimp não só começa gratuitamente, como é uma das melhores ferramentas de e-mail marketing para pequenos e médios sites.

Mas atenção! O MailChimp combate SPAM e pode banir sua conta se você cadastrar e-mails não autorizados na ferramenta.

Crie sua conta em www.mailchimp.com

(A Conversion não está vinculada financeiramente à ferramenta nem é comissionada. Compartilhamos porque acreditamos que pode ser útil para você.)

Você já conhece o Inbound Marketing, considerado por muitos a ‘evolução’ do E-mail Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital inovadora, porque “integra” as principais ferramentas e táticas de Marketing Digital, como E-mail Marketing, SEO, Blog e Redes Sociais.

Ele é considerado, por muitos, a evolução do e-mail marketing porque sua estratégia é focada na seguinte metodologia:

  • Atrair: criação de conteúdo para atrair pessoas para sua lista
  • Converter: com uso de e-mail e conteúdo você irá conhecer seu cliente de seu produto ou serviço
  • Fidelizar: após vender, irá fidelizar seus clientes.

É importante dizer que o o Inbound Marketing vai muito além do e-mail marketing, mas pode ser uma estratégia de resultados para seu negócio.

Conclusão

Neste post, explicamos em linhas gerais o que é, os benefícios e como fazer e-mail marketing.

Também focamos bastante (você percebeu) em COMO NÃO FAZER e-mail marketing, uma vez que muitas empresas acabam fazendo errado por falta de conhecimento.

Bem, procuramos compartilhar o máximo nossas dicas para você que está começando ou querendo melhorar seus resultados.

Esperamos que tenhamos ajudado você!

Caso queira aprender mais sobre Marketing Digital, confira este nosso guia gratuito.

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento