E-mail Marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital e neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber, de forma simples e direta.
Ao contrário do diagnóstico de muitos especialistas que sempre anunciam ‘o fim do e-mail’, entra ano e sai ano e o e-mail continua sendo uma estratégia de marketing digital fundamental.
Para você que está aprendendo (ou até se já é mais avançado em marketing digital), vamos apresentar os benefícios do e-mail marketing e também trazer dicas práticas para você mesmo fazer.
Além disso, vamos sugerir uma ferramenta para você dar o seu primeiro passo no mundo do e-mail marketing!
Está interessado? Então fique com a gente pelos próximos minutos e você ampliará seu conhecimento!
Ahh, em nosso Blog você está no controle. Se preferir utilize nosso Índice de Tópicos.
Índice de Tópicos
Definição do Conceito: O Que é E-mail Marketing?
E-mail Marketing é uma estratégia de marketing digital focada em criar relacionamento entre marcas e pessoas, por meio de envio de e-mails para clientes que previamente autorizaram seu recebimento.
Para fazer disparos de campanhas é preciso, no mínimo, uma plataforma especializada para envio (há opções gratuitas), uma lista de pessoas que expressamente autorizaram o recebimento e um planejamento de e-mails a serem enviados.
Os e-mails a serem enviados podem ser dos mais diversos tipos, como: conteúdos como artigos e vídeos, novidades da empresa e ofertas comerciais (que devem ser enviadas com parcimônia).
Atenção: E-mail Marketing é diferente de de ‘mala-direta’!
É muito importante ressaltar que as estratégias de e-mail marketing não funcionam como uma mala direta!
Portanto, não saia comprando listas nem adicionando e-mails aleatoriamente em sua lista de contatos.
Só envie e-mail para contatos opt-in, ou seja, de pessoas que se inscreveram para receber e/ou tiveram contato comercial com a sua marca nos últimos meses.
Não seguir essa boa prática pode resultar em sua empresa ser marcada como SPAM e até e-mails normais cairem na caixa de lixo eletrônico.
Conheça os 5 principais Benefícios do E-mail Marketing
Todas as estratégias de marketing devem ser decididas pela adesão do consumidor ou pelo seu potencial de inovação.
Conheça as principais estatísticas de e-mail:
- Até 2020, serão 4,3 bilhões de usuários de e-mail (Statista, 2018)
- No ano passado, foram enviados e recebidos 269 bilhões de e-mails por dia (Statista, 2018)
- Para cada $1 dólar gasto em e-mail marketing, há um retorno de $32 dólares (DMA, 2018)
- 80% das pequenas e médias empresas consideram o e-mail marketing a principal ferramenta de retenção de clientes (Emarsys, 2018)
- 49% dos clientes afirmam gostar de receber e-mails promocionais de suas marcas favoritas numa freqüência semanal (Statista, 2017)
10 Dicas Práticas para Você Fazer E-mail Marketing
Agora que você já entendeu os benefícios, comece a colocar em prática esta estratégia.
- Não compre uma lista pronta, construa a sua: sim, nós sabemos que é mais demorado mas este é o melhor caminho!
- Só envie e-mail “opt-in”: contatos opt-in são pessoas que se inscreveram para receber seus e-mails
- Utilize uma ferramenta profissional (há opções gratuitas): nada de enviar e-mail marketing de forma amadora! Utilize alguma ferramenta especializada (há opções gratuitas, como você verá abaixo!)
- Ofereça um bom atrativo para a pessoa se inscrever em sua lista de e-mails: não seja mais um na lista de e-mails das pessoas! Crie um algo realmente único e pensado em benefício de seu cliente.
- Insira formulários de captura de e-mail em seu site: esses formulários podem ajudar e muito a você aumentar sua lista de contatos (que tal usar esta ferramenta gratuita?)
- Defina uma freqüência de envio: não envie nem muito (que chegue a incomodar), nem tão pouco (que a pessoa se esqueça de você!); um envio quinzenal ou semanal pode ser um ótimo começo.
- Capriche bastante no campo ‘Assunto’ do seu e-mail: a pessoa irá abrir o e-mail por causa do remetente (principalmente) e pelo campo Assunto
- Dê atenção máxima à métrica de Taxa de Abertura do seus e-mails: essa métrica indica o sucesso e o interesse que seu público está tendo nas suas campanhas.
- Pense no E-mail como uma ferramenta de “Relacionamento”: e-mails devem ser usados para criar relacionamento… o que seu cliente valoriza? o que ele gostaria de receber para manter em contato com sua marca?
- Mensure as Conversões: caso você tenha conversões online, como vendas e/ou solicitação de orçamento, mensure os resultados por meio de ferramentas gratuitas como Google Analytics.
[Ferramenta Grátis] Se você está começando, use esta ferramenta para envio de E-mail Marketing
O MailChimp é uma ferramenta que tem um modelo “Freemium“de cobrança (oferece uma versão muito boa e gratuita até 2.000 envios mensais).
Só após atingir esse limite você pagará pela ferramenta… o que é muito bom, pois permite começar pequeno!
Aliás, o MailChimp não só começa gratuitamente, como é uma das melhores ferramentas de campanhas via e-mail para pequenos e médios sites.
Mas atenção! O MailChimp combate SPAM e pode banir sua conta se você cadastrar endereços eletrônicos não autorizados na ferramenta.
Crie sua conta em www.mailchimp.com
(A Conversion não está vinculada financeiramente à ferramenta nem é comissionada. Compartilhamos porque acreditamos que pode ser útil para você.)
Conclusão
Neste post, explicamos em linhas gerais o que é, os benefícios e como fazer e-mail marketing.
Também focamos bastante (você percebeu) em COMO NÃO FAZER, uma vez que muitas empresas acabam fazendo errado por falta de conhecimento.
Bem, procuramos compartilhar o máximo nossas dicas para você que está começando ou querendo melhorar seus resultados.
Esperamos que tenhamos ajudado você!
Caso queira aprender mais sobre Marketing Digital, confira este nosso guia gratuito.