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E-mail Marketing: O que é, Benefícios e Como Fazer

10/12/2018
4 min de leitura

E-mail Marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital e neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber, de forma simples e direta.

Ao contrário do diagnóstico de muitos especialistas que sempre anunciam ‘o fim do e-mail’, entra ano e sai ano e o e-mail continua sendo uma estratégia de marketing digital fundamental.

Para você que está aprendendo (ou até se já é mais avançado em marketing digital), vamos apresentar os benefícios do e-mail marketing e também trazer dicas práticas para você mesmo fazer.

Além disso, vamos sugerir uma ferramenta para você dar o seu primeiro passo no mundo do e-mail marketing!

Está interessado? Então fique com a gente pelos próximos minutos e você ampliará seu conhecimento!

Ahh, em nosso Blog você está no controle. Se preferir utilize nosso Índice de Tópicos.

Índice de Tópicos

  1. O Que é?
  2. Benefícios
  3. Dicas Práticas
  4. Ferramenta Grátis

Definição do Conceito: O Que é E-mail Marketing?

E-mail Marketing é uma estratégia de marketing digital focada em criar relacionamento entre marcas e pessoas, por meio de envio de e-mails para clientes que previamente autorizaram seu recebimento.

Para fazer disparos de campanhas é preciso, no mínimo, uma plataforma especializada para envio (há opções gratuitas), uma lista de pessoas que expressamente autorizaram o recebimento e um planejamento de e-mails a serem enviados.

Os e-mails a serem enviados podem ser dos mais diversos tipos, como: conteúdos como artigos e vídeos, novidades da empresa e ofertas comerciais (que devem ser enviadas com parcimônia).

Atenção: E-mail Marketing é diferente de de ‘mala-direta’!

É muito importante ressaltar que as estratégias de e-mail marketing não funcionam como uma mala direta!

Portanto, não saia comprando listas nem adicionando e-mails aleatoriamente em sua lista de contatos.

Só envie e-mail para contatos opt-in, ou seja, de pessoas que se inscreveram para receber e/ou tiveram contato comercial com a sua marca nos últimos meses.

Não seguir essa boa prática pode resultar em sua empresa ser marcada como SPAM e até e-mails normais cairem na caixa de lixo eletrônico.

Conheça os 5 principais Benefícios do E-mail Marketing

E-mail Marketing

Todas as estratégias de marketing devem ser decididas pela adesão do consumidor ou pelo seu potencial de inovação.

Conheça as principais estatísticas de e-mail:

  • Até 2020, serão 4,3 bilhões de usuários de e-mail (Statista, 2018)
  • No ano passado, foram enviados e recebidos 269 bilhões de e-mails por dia (Statista, 2018)
  • Para cada $1 dólar gasto em e-mail marketing, há um retorno de $32 dólares (DMA, 2018)
  • 80% das pequenas e médias empresas consideram o e-mail marketing a principal ferramenta de retenção de clientes (Emarsys, 2018)
  • 49% dos clientes afirmam gostar de receber e-mails promocionais de suas marcas favoritas numa freqüência semanal (Statista, 2017)

10 Dicas Práticas para Você Fazer E-mail Marketing

Agora que você já entendeu os benefícios, comece a colocar em prática esta estratégia.

  1. Não compre uma lista pronta, construa a sua: sim, nós sabemos que é mais demorado mas este é o melhor caminho!
  2. Só envie e-mail “opt-in”: contatos opt-in são pessoas que se inscreveram para receber seus e-mails
  3. Utilize uma ferramenta profissional (há opções gratuitas): nada de enviar e-mail marketing de forma amadora! Utilize alguma ferramenta especializada (há opções gratuitas, como você verá abaixo!)
  4. Ofereça um bom atrativo para a pessoa se inscrever em sua lista de e-mails: não seja mais um na lista de e-mails das pessoas! Crie um algo realmente único e pensado em benefício de seu cliente.
  5. Insira formulários de captura de e-mail em seu site: esses formulários podem ajudar e muito a você aumentar sua lista de contatos (que tal usar esta ferramenta gratuita?)
  6. Defina uma freqüência de envio: não envie nem muito (que chegue a incomodar), nem tão pouco (que a pessoa se esqueça de você!); um envio quinzenal ou semanal pode ser um ótimo começo.
  7. Capriche bastante no campo ‘Assunto’ do seu e-mail: a pessoa irá abrir o e-mail por causa do remetente (principalmente) e pelo campo Assunto
  8. Dê atenção máxima à métrica de Taxa de Abertura do seus e-mails: essa métrica indica o sucesso e o interesse que seu público está tendo nas suas campanhas.
  9. Pense no E-mail como uma ferramenta de “Relacionamento”: e-mails devem ser usados para criar relacionamento… o que seu cliente valoriza? o que ele gostaria de receber para manter em contato com sua marca?
  10. Mensure as Conversões: caso você tenha conversões online, como vendas e/ou solicitação de orçamento, mensure os resultados por meio de ferramentas gratuitas como Google Analytics.

[Ferramenta Grátis] Se você está começando, use esta ferramenta para envio de E-mail Marketing

O MailChimp é uma ferramenta que tem um modelo “Freemium“de cobrança (oferece uma versão muito boa e gratuita até 2.000 envios mensais).

Só após atingir esse limite você pagará pela ferramenta… o que é muito bom, pois permite começar pequeno!

Aliás, o MailChimp não só começa gratuitamente, como é uma das melhores ferramentas de campanhas via e-mail para pequenos e médios sites.

Mas atenção! O MailChimp combate SPAM e pode banir sua conta se você cadastrar endereços eletrônicos não autorizados na ferramenta.

Crie sua conta em www.mailchimp.com

(A Conversion não está vinculada financeiramente à ferramenta nem é comissionada. Compartilhamos porque acreditamos que pode ser útil para você.)

Conclusão

Neste post, explicamos em linhas gerais o que é, os benefícios e como fazer e-mail marketing.

Também focamos bastante (você percebeu) em COMO NÃO FAZER, uma vez que muitas empresas acabam fazendo errado por falta de conhecimento.

Bem, procuramos compartilhar o máximo nossas dicas para você que está começando ou querendo melhorar seus resultados.

Esperamos que tenhamos ajudado você!

Caso queira aprender mais sobre Marketing Digital, confira este nosso guia gratuito.

Escrito por

Conversion

Curadoria de Conteúdo

Com um time de especialistas em Marketing Digital, está no DNA da Conversion compartilhar conhecimento com o mercado. Marcando quase dez anos de experiência como agência de performance & SEO, a Conversion reúne uma equipe de profissionais que trazem atualizações sobre o que há de mais novo – e relevante – no mundo do Marketing Digital.

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Albert Einstein