Inteligência Competitiva: o que é e como aplicar na sua empresa?

Rafaella Paim
Rafaella Paim

Dentre as diversas ferramentas disponíveis para alavancar o posicionamento de uma empresa frente à concorrência e se destacar no mercado, temos como uma excelente e fundamental alternativa, a Inteligência Competitiva.

Neste artigo, mergulharemos a fundo no tema para entender como a abordagem pode ajudar o seu negócio e, ainda, mostraremos as melhores práticas para implementá-la na sua empresa. Acompanhe!

O que é inteligência Competitiva?

A inteligência competitiva, ou IC, é uma abordagem que visa auxiliar as empresas a aumentaram a sua competitividade e a se destacarem entre os concorrentes.

No entanto, a inteligência competitiva vai além de vencer a concorrência, uma vez que a estratégia possibilita que as empresas sejam proativas em relação às demandas do mercado, a partir do uso de dados para monitoramento e análise da conjuntura do negócio.

Em suma, a IC oferece mais confiança na tomada de decisões, o que possibilita a empresa diferenciar-se dos concorrentes e ter mais relevância no mercado.

Por que Inteligência Competitiva é importante para uma empresa?

Diferenciar-se de sua concorrência mostra, por si só, a relevância da inteligência competitiva para uma empresa. 

Também, com a transformação digital, empresas de diferentes setores têm mais recursos para competir entre si, aumentando cada vez mais a demanda por inovação. Nesse sentido, um planejamento estratégico bem elaborado considerada a visão de futuro e a missão da empresa, além do mercado-alvo.

A IC é essencial nesse processo, alinhando objetivos de negócio e tendências do mercado para tomar decisões assertivas. 

A seguir, veremos três das principais razões pelas quais uma empresa precisa investir em inteligência competitiva:

Aumenta a competitividade 

Monitorar dados de mercado, e especialmente, da concorrência, ajuda as empresas a reduzir riscos e evitar surpresas. 

Dessa forma, ficam cada vez mais atentas às mudanças que afetam o setor, aos indicadores ecônomicos e às estratégias dos concorrentes.

Mapeia, de forma assertiva, novas oportunidades

É por meio da IC que empresas obtêm informações valiosas sobre novos comportamentos e tendências de consumo, possibilitando aprimorar seu produto ou serviço.

Ainda mais, o uso da análise competitiva ajuda a identificar oportunidades de crescimento, inovação e diferenciação em um mercado cada vez mais competitivo.

Amplia a capacidade de estratégias 

Assim como em qualquer estratégia, quando as ações não atingem os resultados esperados, é fundamental analisar dados para compreender os motivos e, assim, ajustar a estratégia.

Portanto, empresas que investe em inteligência competitiva possuem os recursos necessários para avaliar o impacto de suas estratégias e adaptá-las de forma assertiva e ágil.

Como aplicar Inteligência Competitiva em seu negócio?

Empresas que adotam a inteligiência competitiva enquanto estratégia dependem, essencialmente, de profissionais data-driven para analisar e gerenciar grandes volumes de dados.

Os profissionais data-driven fornecem informações cruciais para tomadas de decisões estratégicas e impulsionam a inovação digital.

A seguir, vamos explorar como aplicar Inteligência Competitiva em sua empresa:

Identifique as necessidades 

Para que um trabalho de inteligência competitiva seja eficiente, é necessário ter um propósito claro. Na prática, significa compreender as necessidades da empresa, bem como realizar pesquisas e análises para identificar soluções e oportunidades. 

Em suma, é crucial ter um ponto de partida específico, um gargalo da empresa a ser resolvido. E a partir disso, utilizar esse fator como guia para todas as etapas do trabalho.

Colete dados de diferentes lugares 

Com o propósito e objetivos claros e definidos, direcione os esforços dos times responsáveis para coletar dados em fontes variadas.

Você pode utilizar ferramentas e técnicas variadas, como a matriz SWOT e o Google Analytics, por exemplo.

Defina as ameaças e as oportunidades

Como sugerido no tópico anterior, a partir de ferramentas como a matriz SWOT, você será capaz de ter uma compreensão clara das ameaças e oportunidades em jogo.

Conforme a coleta de dados e insights forem surgido, é importante documentá-los de maneira bastante clara, uma vez que dados precisam ser transformados em informações para melhor compreensão de todo o time. 

A etapa seguinte consiste em definir as oportunidades para o negócio e as possíveis ameaças aos resultados.

Reuna quem toma as decisões

Com os insights baseados em dados em mãos, reúna os stakeholders e tomadores de decisão para escolher o melhor caminho a ser tomado – nesta etapa, é importante ter em mente que nem todas oportunidades serão aproveitadas, mas, sim, as que fizerem sentido para o negócio.

Monitore o que foi feito

Após a implementação, o monitoramento e compartilhamento das conclusões do trabalho de inteligência competitiva deve ser compartilhado com toda a empresa, pois o estudo pode gerar resposstas para áreas que nem sabiam ter problemas.

Inteligência Competitiva e Business Intelligence: quais as diferenças?

Enquanto a uma Inteligência Competitiva trata de uma estratégica que tem como objetivo ajudar as empresas a aumentarem a sua competitividade frente à concorrência. Trata-se portanto, de uma estratégia um tanto mais “corporativa”, por assim dizer.

O Business Intelligence é um termo abrangente para duas etapas de um processo. A primeira etapa trata da coleta e análise de dados, que são capturados e, posteriormente, transformados em informações para uso. A segunda diz respeito à visualização e interpretação dos dados por meio de softwares ou serviços de BI. Podemos diferenciá-lo como sendo uma estratégica mais “operacional”.

Como aplicar as melhores práticas de Inteligência Competitiva?

A ferramenta da inteligência competitiva requer a coleta atenta e estratégica de informações sobre o trabalho, inovações concorrências e clientes.

As etapas de execução da IC consistem no planejamento, coleta de dados, análise e disseminação dos resultados obtidos.

Para que resultados relevantes e assertivos sejam gerados, no entanto, é fundamental que a empresa invista em recursos adequados, como ferramentas e softwares tecnológicos, a fim de coletar e analisar dados de maneira eficaz.

Ainda mais, a comunicação dos insights gerados a partir do estudo deve ser feita de maneira clara e acessível aos envolvidos nos processos de tomada de decisão da empresa. 

Escrito por Rafaella Paim

Escrito por Rafaella Paim

Escrito por Rafaella Paim

Escrito por Rafaella Paim

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.