Pigeon Update: Google lança atualização voltada para serviços locais

Raphael Simoni
Raphael Simoni
Pigeon Update

Donos de empresas que prestam serviços locais e que, basicamente, dependem das visitas de usuários de uma determinada região devem estar atentos à nova atualização do Google: o Pigeon Update (confira aqui lista de todas as atualizações).

Lançada no dia 24 de julho, a nova atualização já está impactando significativamente os resultados de buscas locais nos EUA e trata-se apenas de uma questão de tempo para começarmos a perceber mudanças nas SERPs brasileiras.

O novo algoritmo não foi anunciado oficialmente pelo Google e nasceu sem nome, sendo batizado como “Pigeon Update” pelo site Search Engine Land, uma espécie de porta-voz não oficial do Google no que se refere a notícias e novidades sobre SEO e Marketing de Busca em geral.

O Pigeon Update tem o objetivo de melhorar as buscas locais, tornando-as mais relevantes e precisas, além de estarem muito mais próximas dos fatores de ranqueamento das buscas orgânicas tradicionais, sendo visíveis tanto nos resultados do Google Maps como nos resultados naturais.

Columba livia

Segundo o Search Engine Land, o novo algoritmo recebeu o nome de Pigeon (pomba) em razão do instinto natural desta ave em saber sempre voltar para casa, seja onde ela estiver.

O nome é muito apropriado, pois o objetivo do Google é exatamente esse: trazer resultados precisos e relevantes para o usuário que busca por algum serviço local, um serviço que ele saiba onde fica, quanto tempo leva para chegar até esse local e o que estão falando sobre esse serviço. Do ponto de vista técnico, isso significa que será ainda mais importante a otimização para buscas locais, algo que já havíamos anunciado no ano passado, quando falávamos sobre busca local e ainda antes disso, quando postamos sobre o Venice Update.

O que muda?

O Google até agora não informou o quanto o Pigeon impactará nas buscas de outras partes do mundo, mas sua influência é notória em resultados na língua inglesa. Analistas nos EUA já podem identificar mudanças nas buscas locais, onde algumas empresas subiram e outras caíram no posicionamento, que passará a ter uma relação muito mais profunda junto às centenas de fatores de posicionamento, além de outros recursos de busca, como Knowledge Graph, correção ortográfica, sinônimos, entre outros.

O que já é possível observar em buscas nos EUA é uma melhora no posicionamento de diretórios de serviços locais, como o Yelp, Trip Advisor e Urban Spoon, sites que trabalham fortemente seu SEO.

O que fazer para se beneficiar do Pingeon Update

Se você possui um tipo de serviço local, como um restaurante, um petshop ou uma loja de aluguel de carros, é essencial planejar uma otimização orientada às buscas de usuários localizados em torno do seu negócio. Estes serviços dependem exclusivamente de tráfego local e a partir de agora este tipo de busca estará muito mais refinada e inteligente.

Nesse sentido, otimizações para Local Search são obrigatórias, como marcação de dados para endereço (caso seu negócio possua uma loja física), cadastro no Google Places para Empresas, interação com os seus clientes no Google Plus, cadastro em sites relevantes e confiáveis que ofereçam serviços por localização, conteúdo relacionado à região que você atua e tantas outras possibilidades que uma estratégia criativa e inteligente pode oferecer.

Escrito por Raphael Simoni

Escrito por Raphael Simoni

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Marcos Batista
Marcos Batista
9 anos atrás

adorei esse post, mas como eu devo fazer?? eu tenho uma farmacia e faço e commerce em meu site, e atendo local também, minha dúvida é uma coisa pode prejudicar a outra? foca local pode prejudicar a venda em toda a web?? para todo o Brasil??
alguém sabe como proceder para quem atende local e Brasil?

Marcos

Marcio Hahne
Marcio Hahne
Reply to  Marcos Batista
9 anos atrás

Marcos

O que você deve fazer é separar as estratégias. Focar suas ações na divulgação ampla e na divulgação local. As estratégias são bem distintas para cada coisa, pois o FOCO é completamente diferente.

Rafael Borsari
Rafael Borsari
Reply to  Marcos Batista
9 anos atrás

Bom dia Marcos eu acredito que não já que seu negócio é local(possui um endereço local) o fato de haver investimento no search Local com o Google Places(Google Empresas), G+ e agregadores de links como o Kekanto somente tende a melhorar seu search orgânico local.

Ex.: Farmacia SP, Farmacia SP Nome rua, Remédios Sp, Remédios SP Nome Rua.

Raphael Simoni
Raphael Simoni
Reply to  Marcos Batista
9 anos atrás

Marcos, uma vez que a ideia do Google é facilitar a busca dos usuários, principalmente buscas realizadas via dispositivos móveis, acho que você deve otimizar para o seu e-commerce normalmente e também otimizar localmente, cadastrando-se por exemplo no serviço do Google My Business, além de outras estratégias focadas em Local Search.

Publycydade
Publycydade
9 anos atrás

Excelente…a busca regional e local é o futuro…pois assim o usuário consegue filtrar o que realmente lhe interessa próximo onde ele está.

Fernando Yoiti

Adilson
Adilson
9 anos atrás

Facilitar a vida do usuário sempre e cada vez mais…de forma que você tenha resultados imediatos porém muito mais objetivos..o que todo mundo espera quando faz uma busca na internet.

Visao Pontocom
Visao Pontocom
9 anos atrás

Abordei fortemente esse assunto a 3 semanas atrás em uma entrevista que dei para uma TV. Muito bom…

Tuany Cesar de Lima
Tuany Cesar de Lima
9 anos atrás

Com certeza o Google já visualizou que o desenvolvimento local é uma tendência cada vez mais forte.

Tuany Cesar de Lima

Omb Osasco
Omb Osasco
9 anos atrás

Realmente, a busca regional é o que facilita a vida do usuário. É isso o que fazemos por cinco anos com nossos clientes

Valdeck Almeida de Jesus
Valdeck Almeida de Jesus
9 anos atrás

Muito bom. Quanto mais próximo da cultura local, mais interesse eu tenho em saber…

Bruno Abreu
Bruno Abreu
9 anos atrás

Impacto imediato. Reduz drasticamente a vizualição do seu negócio para o cliente. Restringe ao extremo a localização, exibindo resultado locais, porém não o mais relevante.

O que aconteceu com a qualidade?

Imagine que o melhor “médico” que esta procurando está na outra “cidade” ou “bairro”.
Voce não saberá pois o resultado esta muito restrito.

Cada vez mais tirando o poder de decisão do usuário.
Cada vez mais conduzindo o “gado” para onde eles desejam.

Eu fico me perguntando, qual o retorno lucrativo haverá nisso.
Será estimular os anuncios pagos que se tornam uma opção mais abrangente.

Cansado do google…

Jose Octavio Tasos
Jose Octavio Tasos
9 anos atrás

essa igual a outra….terceira vez que clico pensando que tem novidade…enviaram essa noticia denovo … kkkkk

Escrito por Raphael Simoni

Escrito por Raphael Simoni

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