• Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de Performance
    • Tecnologia
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Insights
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco
  • Imprensa
  • Academy
  • Contato
logo
lupa
  • Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de Performance
    • Tecnologia
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Insights
  • Blog
  • Empresa
    • Quem somos
    • Trabalhe conosco
    • Imprensa
    • icone conversion academyAcademy
  • Contato
SEO
Voltar

Como fazer SEO para o natal, a data mais importante para o varejo brasileiro

Diego Ivo

9/12/2020
5 min de leitura

O Natal é a data mais importante para o varejo e deve ter cada vez mais participação do e-commerce, especialmente no novo normal imposto pela pandemia e pelo frete cada vez mais rápido

Papai Noel com Lupa

Para aproveitar as buscas em uma época sazonal como o dia das mães, das crianças ou o natal, que está a todo o vapor, o ideal é ter um cronograma e começar a trabalhar bem antes da data porque sabemos que os resultados de SEO vêm em médio e longo prazos.

Mas o longo prazo é sempre composto de pequenas e constantes ações de curto prazo. Por isso, dependendo da concorrência do seu mercado ainda é possível realizar hoje mesmo ações de rápidas em SEO, embora inteligentes, e aproveitar o período de natal para aumentar as vendas em seu site ou e-commerce.

Defina uma persona compradora e suas necessidades

Como o tempo que nos resta é curto, vamos mapear o público-alvo principal e concentrar nossos esforços em um público-alvo bem específico. Para gerar melhores resultados, recomendo focar principalmente em uma pessoa que está em momento de compra. Afinal, receber tráfego é sempre legal mas nada melhor do que gerar vendas com nossas ações.

Podemos pensar, por exemplo, em um marido de meia-idade que deseje presentear a sua esposa, porém não tem a menor ideia de qual presente de natal irá lhe dar. É neste momento que o site deve entrar para ajudar a resolver um problema que o usuário tem. E ainda por cima, aumentar as suas vendas.

Público-alvo: homem casado de meia idade, buscando presente para sua esposa

Persona: para dar um tom mais humano, vamos chamá-lo de João Roberto. Isso nos ajudará a entender como podemos ajudar o nosso amigo e, de quebra, melhorar o SEO do nosso site na época de natal.

Palavras-chave de natal

Agora que temos identificado o problema existente de nosso público-alvo, precisamos nos colocar no lugar do João Roberto e pensar como ele pesquisaria no Google termos relacionados à sua intenção, que é presentear a sua esposa.

Para isso, utilizei a ferramentas de palavra-chave, que trazem sugestões de termos de busca. Fiz uma pesquisa na ferramenta pelos termos ‘presente natal esposa’. Além disso, para complementar e encontrar outras ideias busquei por ‘presente natal’ apenas e entender a necessidade geral das pessoas.

Separei na imagem abaixo algumas sugestões e ideias de palavras-chave que achei interessantes:

Palavras-chave de natal

Como o conteúdo vai ajudar a sua persona?

Agora que conhecemos as necessidades do João Roberto e as possíveis palavras-chave que ele poderia utilizar para buscar no Google as dicas de presente para a sua esposa, podemos pensar em um conteúdo relevante.

Mesmo tendo uma persona aproximada de nosso público-alvo, podemos pensar nos diversos “joões robertos” ou mesmo que a esposa dele pode ter diversos perfis que não temos como prever, por isso podemos pensar em todos eles.

Tópico principal do conteúdo

Todo conteúdo deve ter uma palavra-chave principal, mas principalmente um assunto/tópico.

Pensando nisso, precisamos também pensar em um título atraente; neste momento, podemos aproveitar a categoria de produtos do site que estamos otimizando. Vamos considerar que seja do mercado de roupas.

Assunto: presentes de natal para esposa

Keywords

Head keyword: presente de natal esposa

Mid tail: ideias, criativos

Long tail: roupas, vestido, calça, ideias, sugestão, mulher, esposa grávida,

Estrutura e ideias de conteúdo

Para exemplificar, vamos considerar que o conteúdo criado será publicado como uma página estática dentro do blog ou do CMS da plataforma de e-commerce, como um conteúdo quente e que pode carregar um pouco de emoções.

Por isso, temos em mente que a página pode e deve abordar a questão afetiva, sem com isso abusar de um tom razoável e cair no sentimentalismo.

A página pode ainda abordar sugestões de presentes para cada tipo de mulher e virtualmente possível esposa do João Roberto.

A linha editorial do texto poderia ser no sentido de abordar a relação de um homem com uma mulher dentro do casamento e mostrar a importância da criatividade para manter o relacionamento vivo. Não se esqueça que temos buscas por temos como ‘ideias’, ‘criativo’, ‘sugestões’, etc. e que todos esses termos poderiam aparecer no texto.

Devemos também ser direto e ilustrar bem o artigo, pois haverá homens mais objetivos que não quererão saber de muito bla-bla-bla. Ou seja, ambos os públicos devem ser contemplados.

Montei uma pequena estrutura para se entender como tudo isso pode ser aplicado ao conteúdo que estamos criando:

Protótipo de Página

A imagem acima é meramente um exemplo; seguindo essa estrutura, pode-se construir um excelente conteúdo e que vai responder às necessidades de pesquisa de seu público-alvo. Com a inteligência em pesquisa de palavras-chave, será possível escrever o conteúdo dando prioridade aos termos de busca na estruturação do conteúdo.

Divulgação

Algo muito interessante de investir em SEO é que o conteúdo criado prioritariamente com o objetivo de alcançar melhores posições nos mecanismos de busca pode (e deve!) ser utilizado para se comunicar com os visitantes e clientes de seu site. Por isso, não deixe de divulgar o conteúdo seguindo, por exemplo, as seguintes ideias:

Site – Crie links internos para a página;
Redes sociais – Divulgue o conteúdo nas redes sociais;
Email marketing (CRM) – Se a sua empresa trabalha com segmentação da base ou tem alguma ferramenta de big data, poderia disparar um e-mail exclusivamente para homens acima de 40 anos e que são casados;
Link Building – Talvez seja difícil conseguir links a essa altura do campeonato; mas se a sua empresa tiver bom relacionamento com blogs, pode contatar alguns.

Conclusão

No gráfico abaixo, retirado do Google Trends, que representa o interesse pelo termo “natal” nas buscas do Google no ano passado, podemos observar que desde o mês de novembro até a semana do natal costuma haver uma constante crescimento nas pesquisas. Após a semana do natal, há uma queda considerável.

Gráfico do Google Trends

Como se pode analisar, o melhor momento para ter as ações natalinas bem definidas seria o mês de outubro e entre o mês de novembro e dezembro as ações planejadas deveriam ser executadas. Porém, sabemos que planejamento não é o forte do brasileiro e por isso há ainda uma grande oportunidade de angariar um tráfego significativo para o natal.

No caso do e-commerce, por conta do frete, o natal vai até o dia 18 de dezembro. Porém, não custa nada investir algum tempo em poucos dias para colher alguns bons frutos e entender como se poderá planejar melhor no ano seguinte.

Boas festas a todos!

* Este artigo foi escrito originalmente em 2014 e foi atualizado em 2020.

Compartilhe nas redes:
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Whatsapp
Escrito por

Diego Ivo

CEO

é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO. Fundou em 2011 a Conversion, empresa que atende clientes como ViajaNet, Brastemp, Consul, JAC Motors, Salon Line, ArtWalk, entre outros. Também é palestrante e já se apresentou em diversos eventos de marketing e e-commerce, nos quais passou ao mercado conhecimento sobre as melhores práticas de SEO.

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

Google Discover: prepare seu site para a “pesquisa-sem-pesquisa” e faça o Google sugerir suas páginas

Branding SEO: posicionamento de grandes marcas

Conheça as 9 melhores estratégias de SEO e potencialize seus resultados

Dwell Time: o que é essa métrica que você provavelmente está ignorando e que pode aumentar drasticamente seus resultados de SEO?

"A inovação distingue um líder de um seguidor"

Steve Jobs
logo

Faça sua marca ser mais buscada

Serviços
  • SEO
  • E-commerce SEO
  • Squad
  • Link Building 4.0
  • Business Intelligence
  • Tecnologia
Institucional
  • Serviços
    seta
    • icone seoSEO 360º
    • icone jornalLink Building 4.0
    • icone performanceE-commerce SEO
    • icone businessBusiness Intelligence
    • icone alvoSquad de Performance
    • icone computadorTecnologia
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco
  • Imprensa
  • Empresa
    seta
    • icone seoQuem somos
    • icone jornalTrabalhe conosco
    • icone performanceImprensa
  • Fale Conosco

Plataformas Homologadas

Certificações

totemAv. Paulista 171, 4º andar - CEP 01311-000 - Bela Vista São Paulo SP
telefone(11) 4858-0444
email[email protected]
instagram linkedin facebook
© 2011-2021 Conversion. Todos os direitos reservados. · Política de Privacidade · Política de Cookies ·

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los nas configuraçoes.

Conversion
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Os Cookies Estritamente necessários devem estar ativado o tempo todo, para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.