Conheça as várias funções da ferramenta de análise SimilarWeb

Prosperidade Conteúdos
Prosperidade Conteúdos

Plataforma oferece soluções para profissionais de marketing, vendas e SEO

Entre tantas ferramentas utilizadas em SEO, a SimilarWeb é uma das favoritas dos profissionais.

Voltada ao recolhimento de dados e a consequente obtenção de insights, organiza as informações oriundas de diferentes fontes para auxiliar nas atividades de marketing para negócios. 

Com uma avaliação média de 4,6 estrelas na Chrome Web Store e 1 milhão de downloads, apresenta-se como uma alternativa em nove idiomas, incluindo o português. Em sua carteira de clientes estão algumas das mais bem-sucedidas empresas do mundo, como Google, Adobe, Booking.com, The Economist e AliExpress.

Se você quer saber mais sobre a SimilarWeb, suas funcionalidades e como utilizá-la, chegou ao lugar certo.

O que é o SimilarWeb?

SimilarWeb é uma ferramenta de inteligência digital e análise de dados relativos a áreas como pesquisa, marketing, vendas e comércio eletrônico. O recurso permite uma observação precisa de informações com a finalidade de ajustes em SEO, experiência de navegação e jornada de compra. 

De acordo com a empresa, seu banco de dados leva em consideração mais de 100 milhões de sites, quase 5 milhões de aplicativos móveis e mais de um bilhão de termos de busca. 

As soluções oferecidas dividem-se em cinco categorias: 

  • Inteligência de Marketing Digital – para análise e otimização de websites, páginas e palavras-chave para SEO e mídia paga;
  • Inteligência de Pesquisa Digital – para análise de concorrência, benchmarking e obtenção de insights competitivos;
  • Inteligência de Vendas – para identificação de oportunidades de negócios, recolhimento e classificação de leads (lead scoring);   
  • Inteligência de Estoque – para reconhecimento de tendências de mercado, avaliação de concorrência e criação de modelos preditivos;
  • Shopper Intelligence – para observação de dados em marketplaces, monitoramento de demanda do consumidor e SEO em plataformas de vendas.

Como SimilarWeb funciona?

Na prática, a ferramenta SimilarWeb funciona como um agregador de dados de mercado. Isso quer dizer que recolhe, condensa e entrega-os com o objetivo de simplificar os processos de compreensão das informações. 

O sistema de inteligência da SimilarWeb funciona em cinco etapas: 

  • Coleta: – os dados são recolhidos por meio de múltiplas fontes e seguindo uma série fatores, que podem ser segmentados por mercado, localização geográfica, grupos de usuários, dispositivos e de acordo com a solução adquirida;
  • Síntese – os dados são higienizados pelo algoritmo, que realiza categorização, combinação e priorização;
  • Modelagem – os dados são compreendidos por meio do aprendizado de máquina, permitindo a criação de modelos preditivos para oferecer vantagem competitiva ao utilizador;
  • Fornecimento – os dados são entregues ao usuário por meio da plataforma, que pode ser integrada a outras soluções em um formato de API.
ilustração para mostrar como o sistema de inteligência da SimilarWeb

Imagem: SimilarWeb

O diferencial da SimilarWeb é, justamente, o extenso banco de dados utilizado para a realização dos processos. Essas informações são originárias de fontes como cookies primários de milhões de sites e aplicativos, redes de contribuição, parcerias e bancos de dados públicos.

Como utilizar SimilarWeb para análise em SEO?

Embora ofereça soluções completas para atividades de marketing, a SimilarWeb tem grande impacto em ações de SEO e marketing de conteúdo. 

A seguir, conheça algumas das funcionalidades úteis para as áreas. 

Fontes de tráfego

fonte de tráfego do similarweb

Imagem: Backlinko

Embora existam ferramentas com funcionalidades semelhantes, como o Google Analytics, a SimilarWeb vai além. Afora os dados do próprio site, a ferramenta permite a observação das fontes de tráfego dos principais concorrentes, apontando oportunidades e ameaças do mercado. 

Análise de audiência

Outra funcionalidade útil para profissionais de SEO é a análise de audiência. Nela, é possível observar quais são as categorias e tópicos de interesse tanto do público interno quanto dos principais concorrentes. 

Essa ação é valiosa por diversos ângulos. Por exemplo, para o entendimento do perfil ideal de cliente, o que auxilia no delineamento de personas e possibilita a criação de conteúdo customizado.

Palavras-chave orgânicas

A SimilarWeb oferece um relatório sobre as principais palavras-chave utilizadas pelos concorrentes para atrair visitantes. Isso permite o descobrimento das páginas que geram melhores resultados nos buscadores. O que possibilita, assim, a criação de conteúdos de maior qualidade para ultrapassagem na classificação dos resultados. 

Métricas de performance

Destacando-se pela confiabilidade e qualidade dos dados, a SimilarWeb oferece overviews e dados detalhados para métricas, como visitantes totais, duração média da visita, páginas por visita e taxa de rejeição

Oportunidades de link building

A plataforma identifica os principais adversários para resultados orgânicos, indicando, inclusive, quais são as fontes exatas dos backlinks das páginas. Com isso, é possível realizar ações estratégicas que visam a obtenção de referências nesses mesmos locais. 

Sites visitados pelo público

“As pessoas também visitam” é outra feature aliada dos profissionais de SEO. Em suma, traz um resumo de websites que o público de um concorrente costuma visitar. Com essas informações em mãos, há a possibilidade de observá-las de perto, trazendo ideias de novos conteúdos, canais de distribuição e benchmarks

Se você deseja contar com uma agência de SEO para ajudá-lo em sua estratégia, entre em contato com a Conversion e converse com um dos nossos consultores. 

Escrito por Prosperidade Conteúdos

Escrito por Prosperidade Conteúdos

Escrito por Prosperidade Conteúdos

Escrito por Prosperidade Conteúdos

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.