17 extensões de Google Chrome para potencializar trabalhos de SEO

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Ferramentas têm diferentes funções e recursos importantes para profissionais da área

Visando facilitar o trabalho de profissionais da área, algumas ferramentas criam extensões do Google Chrome para SEO. 

Suas funções são diversas. Planejadores de palavras-chave, inspetores de tags, checadores de links, auxiliares de escrita e simuladores de tráfego são apenas alguns dos exemplos. 

Todas com o objetivo de tornar o  navegador mais dinâmico, o que ajuda e acelera processos de otimização. 

O Chrome não é apenas o browser oficial do maior buscador do planeta, mas também o líder em market share, com mais de 65% do número total de usuários (Statcounter, 24/02/2023). 

Se você deseja saber mais sobre as principais extensões de Google Chrome para SEO, continue a leitura.

New call-to-action

17 extensões do Google Chrome para SEO

As extensões de SEO para Google Chrome oferecem um vasto leque de possibilidades. Podem ser gratuitas, pagas ou oferecer períodos de demonstração. Veja detalhes de cada uma:

1. MozBar

A MozBar é uma das mais utilizadas ferramentas de SEO, especialmente quando se trata de palavras-chave

Ela oferece a possibilidade de conferência de autoridade de páginas e domínios, uma pontuação para a quantidade de links tóxicos (spam score) e até mesmo a exportação de páginas dos resultados de busca para análise. 

imagem da ferramenta MOzbar

2. Keyword Surfer

A Keyword Surfer é uma extensão que permite observar informações sobre quantidade de backlinks e volume de buscas para palavras-chave pelo browser, sem a necessidade de acessar uma ferramenta específica. 

Apesar de simples, é muito útil na hora de tomar decisões para o SEO on-page

imagem da ferramenta keyword surfer

3. META SEO inspector

Essa ferramenta é voltada à inspeção de metadados presentes nas páginas do site, além de sugerir melhorias para o conteúdo se enquadrar nas diretrizes de desenvolvedores do Google. 

Aqui é possível obter insights sobre robots.txt, dados estruturados, meta tags, entre outras informações valiosas para otimização. 

imagem da ferramenta meta SEO inspector

4. Redirect Path

A Redirect Path tem como principal objetivo a checagem de redirecionamentos, destacando potenciais erros de códigos 301, 302, 404 e 500. Ou seja, facilita na detecção de links mal redirecionados ou quebrados. 

imagem da ferramenta redirect path

5. SEO Meta in 1 Click

A extensão tem uma função prática: revelar metadados com apenas um clique. 

Com uma interface simplificada, é possível observar elementos de página como título, meta descrição, URL, autor, subtítulos e imagens, o que facilita processos de identificação e otimização de páginas. 

imagem da ferramenta SEO meta in 1 click

6. Buzzsumo

A principal funcionalidade da extensão Buzzsumo é a observação de links sociais, tal qual sua performance em métricas de engajamento. Ela ajuda muito na hora de avaliar, por exemplo, a popularidade de um blog post.

As redes sociais cobertas pela plataforma são o Facebook, Twitter, Pinterest e Reddit. 

imagem da ferramenta buzzsumo

7. View Rendered Source

Com a View Rendered Source é possível comparar o código redigido para páginas e visualizá-los em uma versão renderizada. É muito útil em casos de sites em JavaScript, para checagem de títulos, descrição ou URLs. 

imagem da ferramenta view rendered source

8. Hunter

A Hunter é uma ferramenta essencial para estratégias de SEO off-page. Ela possibilita encontrar informações de contato de um determinado domínio. 

Com o email dos responsáveis por um site em mãos, ações de assessoria de imprensa e relações públicas digitais são simplificadas. 

imagem da ferramenta hunter

9. Lighthouse

A extensão Lighthouse, oficial do Google, realiza um diagnóstico que avalia a velocidade de páginas, uma versão utilitária do Google PageSpeed Insights

Ela atribui uma pontuação para diferentes métricas de carregamento dos itens, além de trazer informações sobre potenciais ações para melhorar o desempenho do site. 

imagem da ferramenta lighthouse

10. SEO Search Simulator

Por meio do SEO Search Simulator, administradores têm a possibilidade de simular uma versão visual da busca na localidade escolhida. 

imagem da ferramenta SEO search simulator

11. SEO Minion

A extensão SEO Minion realiza diversas ações, como a indicação de melhorias de SEO on-page e a marcação dos links de saída de uma página. 

Porém, um dos diferenciais da ferramenta é o recurso que revela “as pessoas também perguntam” do Google, mostrando uma série de dúvidas relacionadas ao termo principal para ideias de conteúdo. 

Imagem da ferrramenta moz

12. Glimpse 

A ideia por trás do Glimpse é utilizar o Google Trends como base para a criação de uma ferramenta mais poderosa. 

Ela alia as avaliações de tendências aos volumes de pesquisa e permite a criação de alertas para o termo selecionado pelo usuário. 

imagem da ferramenta glimpse

13. Similar Web

A extensão da ferramenta Similar Web traz informações relacionadas ao tráfego da página que o usuário está acessando. 

Isso inclui métricas como visitantes únicos, taxa de rejeição, páginas por visitante, visitantes mensais e o tempo de permanência médio. Além disso, fornece dados valiosos sobre as fontes de tráfego. 

Imagem da ferramenta similar web

14. GMass

A GMass é uma extensão integrada ao Gmail, utilizada em estratégias de distribuição de conteúdo, o que permite a criação de fluxos de nutrição, o envio automático de mensagens e o rastreamento de abertura de emails.

Imagem da ferramenta Gmass

15. SEOQuake

A SEOQuake é uma das extensões mais versáteis desta lista. Ela permite a avaliação de métricas de SEO, diagnóstico de backlinks, análise de dificuldade de ranqueamento de palavras-chave, entre muitas outras funcionalidades. Também é possível integrá-la ao Google Search Console para resultados mais precisos.

Imagem do seoquake

16. Serpstat

A Serpstat é uma ferramenta que realiza avaliações rápidas de websites, trazendo insights instantâneos sobre competidores no ranking de pesquisas.

imagem da ferramenta serpstat

17. FATRANK

A FATRANK oferece uma das mais simples funcionalidades desta lista, porém muito valiosa. Nela, o utilizador só precisa digitar uma palavra-chave e uma localização para verificar se uma página está ranqueada no Google ou Bing. 

Imagem da ferramenta fatrank

Não restam dúvidas de que as extensões de Google Chrome para SEO têm muito a acrescentar na rotina dos profissionais da área. 

Para ter um bom funcionamento de seu site e ranquear nas principais posições do Google, que tal contar com uma agência parceira? Entre em contato com a Conversion e fale com um de nossos consultores para conhecer nossas soluções. 

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.
>