Saiba como o Google Looker Studio ajuda produzir relatórios dinâmicos

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Anteriormente conhecida como Data Studio, ferramenta facilita recolhimento e interpretação de dados

A imensa quantidade de dados produzida na internet é uma aliada dos profissionais de marketing. No entanto, é preciso saber interpretá-los. 

Uma das práticas que facilita o vislumbre dessas informações é sua conversão em relatórios que mesclam números, tabelas e gráficos em peças visuais. É justamente para essa finalidade que foi criado o Google Looker Studio. 

O substituto do antigo Google Data Studio automatiza processos que, quando realizados manualmente, são trabalhosos e levam tempo para serem finalizados. 

Assim, os tomadores de decisão poupam esforços e focam no que realmente importa: a análise de dados. 

Neste artigo, você saberá mais detalhes sobre o recurso e aprenderá a criar seus próprios relatórios personalizados com o apoio do Google Looker Studio. Então, continue a leitura para descobrir tudo que essa ferramenta pode fazer.

O que é o Google Looker Studi, antigo Data Studio?

Google Looker Studio (antigamente chamada de Data Studio) é uma plataforma agregadora de dados que auxilia na confecção de relatórios automáticos e personalizados. Eles podem ser exportados ou compartilhados para apresentações ou ações colaborativas. 

Essa é mais uma das funcionalidades do Google, como Docs, Sheets e Slides, cujos documentos podem ser armazenados em nuvem no Drive.

O recolhimento de dados na web ocorre de maneira automática. Mas a sua organização em formatos visuais muitas vezes é realizada de maneira manual, por meio de planilhas e softwares de edição de imagem. 

O Google Looker Studio traduz esses números em um formato gráfico, trazendo agilidade ao processo de visualização dos dados que realmente importam. 

Uma das principais vantagens dessa ferramenta é a possibilidade de vinculação a diversas outras aplicações, como Google Analytics, Google Search Console, Google Ads, Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio) e YouTube Analytics. 

Além disso, também é possível incorporar os relatórios a fontes de dados de plataformas como Facebook, Twitter, LinkedIn, Hubspot, Mailchimp, Semrush, Shopify e muitas outras. 

Ao todo, são mais de 800 conexões com ferramentas de análise. Na realidade, o Looker Studio pode ser utilizado junto a qualquer fonte de dados abertos na web.

Quais são as funcionalidades do Google Looker Studio?

O Google Looker Studio permite a criação de relatórios automáticos ou personalizados a partir da integração com as plataformas de recolhimento de dados. 

Eles podem ser estáticos ou dinâmicos. No segundo caso, é possível interagir com a peça, alternando condicionais, variáveis ou modificando os valores em tempo real para simular resultados. 

Ao mover o cursor pelos relatórios, as informações sobre um determinado elemento são destacadas. Outra interação interessante diz respeito às tabelas. Ao clicar em colunas ou linhas, é possível readequar a visualização de acordo com o critério escolhido. 

Os dashboards também podem ser compartilhados com outras pessoas, permitindo a edição colaborativa, ou incorporados a páginas na web. 

Assim como em outras ferramentas Google, o Looker Studio permite o uso de modelos disponibilizados pela própria plataforma ou criados pela comunidade. Eles podem ser editados de acordo com as preferências do utilizador. 

As modificações no editor podem ser realizadas de maneira intuitiva, por meio de funcionalidades conhecidas dos usuários, como o arrasta-e-solta e o copia-e-cola. 

Quais são as diferenças entre o Data Studio e o Looker Studio?

O Looker Studio apresenta muitas semelhanças com seu predecessor, o Data Studio. 

Entretanto, traz algumas diferenças, como a integração direta com o Google Sheets, funcionalidades mais flexíveis e customizáveis e uma nova metodologia de modelagem, a LookML. 

Além disso, o Looker Studio tem uma versão paga, o Looker Studio Pro, que oferece alguns benefícios para as empresas, como a possibilidade de criar espaços colaborativos para equipes com diferentes níveis de permissão, gerenciamento empresarial e o suporte técnico dos profissionais da companhia. 

Como criar relatórios com o Google Looker Studio?

Para criar relatórios com o Google Looker Studio, basta ter uma conta Google e realizar o login na plataforma a partir de um navegador. 

Print para criar um relatório no Google Looker

A seguir, é preciso clicar em “criar” ou “relatório em branco” para dar início ao processo de criação. 

Seja qual for a opção escolhida, a plataforma irá sugerir algumas fontes de dados para integração, que devem ser selecionadas de acordo com o objetivo do relatório. 

Por exemplo, se você deseja avaliar as métricas de um website vinculado ao Google Analytics, basta selecionar o conector da plataforma e autorizar o seu uso. Na sequência, é preciso escolher uma propriedade, e o relatório será aberto automaticamente.

Dentro do documento, existem diversas opções de personalização, que permitem adicionar dados, gráficos, filtros, imagens, métricas, layouts, formas geométricas ou novas páginas. Também é possível modificar o tema ou realizar o download em formato PDF.

Outra opção é criar relatórios baseados em modelos. Para tal, basta selecionar “modelos” no menu à esquerda e serão exibidas algumas sugestões. Os outros itens disponíveis na lista são referentes aos documentos compartilhados por outros usuários ou criados pelo dono da conta. 

Print de exemplos de relatórios já prontos no Google Looker

Visando acelerar o procedimento de composição de relatórios e sua interpretação, o Looker Studio lançou também uma ferramenta de análise. 

Esse recurso funciona como um rascunho, já que não salva automaticamente como nos relatórios. A ideia é que sejam realizados testes sem afetar diretamente o documento original. 

O Google Looker Studio é uma ferramenta prática para criar relatórios de SEO. Por meio dela, é possível automatizar os processos de recolhimento de dados e criar padrões de dashboards que acompanham métricas de desempenho, como impressões, cliques, visitantes, palavras-chave e outros componentes importantes para a otimização. 

Escrito por Lucas Amaral

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