O que é Landing Page e como criar uma de sucesso para sua empresa

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Atualmente, é difícil falar em uma estratégia de marketing digital sem citar a Landing Page.

A Landing Page é responsável por grande parte das conversões e geração de leads para as empresas que a utilizam.

As conversões são o objetivo final do marketing digital. Sem elas, as estratégias seriam em vão.

Por isso, é essencial que você conheça mais a fundo as Landing Pages e saiba como criar uma para seu negócio.

Elas podem trazer resultados promissores ao seu negócio e melhorar sua performance na web.

Neste post, você aprenderá tudo o que precisa saber para criar uma Landing Page de sucesso.

Fique conosco nos próximos minutos e aprenda de maneira didática o que são Landing Pages, sua vantagens, como criar uma e divulgá-la, entre outros tópicos.

Confira!

O que é Landing Page?

A Landing Page, também conhecida como página de destino ou de aterrissagem, é uma página mais simples do que um site e destinada estritamente à conversão.

Em geral, elas possuem uma Call To Action (CTA) somente e visam, através de ofertas de valor e outros elementos, atrair os clientes e gerar novas conversões.

Por meio delas, é possível gerar leads, realizar vendas e atingir vários outros objetivos.

Elas complementam a estratégias das empresas e deixam o processo de acompanhar o usuário na jornada de compra mais fácil, além de deixá-los mais próximos ao fundo do funil de vendas.

Nelas, há, em geral, um CTA principal, uma oferta de valor e o formulário para a conversão do visitante, além, é claro, da descrição da oferta para incentivar a conversão.

As ofertas de valor são muitas vezes e-books, webinars, ofertas de produto, pesquisas de mercado, infográficos e planilhas.

Enfim, são conteúdos que agregam valor aos usuários e os instiga a preencher o formulário.

Veja um exemplo de Landing Page a seguir:

Landing Page Conversion

Vantagens de uma Landing Page para seu negócio

Como dissemos antes, uma Landing Page pode auxiliar — e muito — nas conversões de sua empresa.

Por meio dela, é possível identificar leads qualificados e com interesses nos seus conteúdos.

As informações que eles fornecem no formulário permitem segmentar melhor seu público e ter maior noção e base informacional para construir a persona de seu negócio — ou as personas, se necessário.

Com os leads gerados, é possível dar apoio à equipe de vendas de sua empresa e ter uma lista qualificada que gere bons resultados.

Além disso, criar uma Landing Page não requer muitos recursos e, se bem feita, pode atrair novos clientes para seu negócio.

Com os leads gerados com sua Landing Page, é possível construir um relacionamento mais próximo aos possíveis clientes e facilitar a fidelização.

Elementos essenciais para uma Landing Page de sucesso

Em se tratando da estruturação e criação da Landing Page, não há um padrão ou fórmula mágica para o sucesso.

Porém, sempre há aqueles elementos essenciais que toda Landing Page de sucesso deve conter, e é sobre eles que falaremos a seguir.

Título

A primeira impressão que um usuário tem ao entrar na Landing Page é por meio do título.

O título é determinante na permanência ou não do usuário na página. A maioria dos usuários, logo ao ler o título, fecha a página e desiste do conteúdo.

Por isso, essa parte é de extrema importância para qualquer Landing Page.

Seus títulos devem ser atrativos, deixar clara a oferta de valor e o formato de conteúdo que será fornecido (e-book, webinar, entre outros).

Procure despertar o interesse dos visitantes no conteúdo e incentivá-los a permanecer na página.

Imagens e vídeos

Os conteúdos visuais como imagens e vídeos sempre são fundamentais para comunicar algo com mais eficiência.

Os usuários têm preferência por consumir conteúdos visuais e mais facilidade para entender a proposta de valor.

Além disso, as imagens são importantes para que a página seja mais atrativa e desperte o interesse dos usuários.

Os vídeos podem ser utilizados para fazer uma breve demonstração de como será o conteúdo e destacar as partes principais de interesse do público.

Descrição da oferta

A descrição é importante para que os visitantes entendam melhor sobre o que se trata o conteúdo e quais benefícios eles terão.

Para estruturar uma boa descrição, destaque os principais pontos da proposta de valor e apresente-os em tópicos, para facilitar a leitura do usuário.

Além disso, deixe em negrito os termos que são mais relevantes e fale sobre os diferenciais de seu material e vantagens em consumi-lo.

Descrição do valor Landing Page

Outros elementos que você pode utilizar na descrição são: fator social e senso de urgência.

O fator social consiste em convencer os visitantes por meio de provas de que outros já consumiram o conteúdo e gostaram.

Isso incentiva na conversão, pois as pessoas tendem a confiar mais em você se outras já confiaram e tiveram bons resultados.

Para isso, você pode utilizar o testemunho de clientes ou até mostrar os dados de conversões.

O senso de urgência consiste em criar uma urgência no usuário para consumir seu conteúdo.

Para criar isso, você pode limitar o tempo que o conteúdo ficará disponível, entre outras ações.

CTA – Call To Action

A Call To Action (CTA), ou simplesmente “chamada para a ação”, é aquela frase, palavra ou até imagem que incentiva o potencial cliente a fazer alguma ação.

É importante que sua Landing Page possua um CTA para direcionar o usuário ao formulário, incentivando-o.

A chamada deve ser clara e objetiva, além de utilizar uma abordagem adequada para o público.

Elas podem ser frases bem simples como “confira”, baixe agora”, “saiba mais”, entre outras.

Formulário

É no formulário que a mágica acontece.

Todos os elementos da Landing Page devem ter como objetivo final que o visitante preencha o formulário e se torne um lead, ou seja, a conversão.

Por isso, você deve deixar o formulário aparente na página e de fácil preenchimento, com perguntas práticas e objetivas.

Caso o público para o qual foi criada sua Landing Page ainda não possua um relacionamento próximo com sua empresa, você deve evitar pedir muitas informações no formulário.

Afinal, isso pode assustar o visitante, fazendo com que ele saia da página.

Um formulário básico deve conter informações essenciais como nome e e-mail. As outras informações que você solicitar devem ser de acordo com os serviços/produtos de sua empresa.

Além disso, o objetivo da empresa com a Landing Page é essencial para definir quais informações devem ser requeridas do usuário.

Se possuir uma empresa que oferece serviços a outras, é importante solicitar informações como tamanho da empresa, e-mail corporativo e número de funcionários.

Essas informações variam de acordo com o objetivo de cada um com a Landing Page.

Confira agora algumas dicas de como você pode criar uma Landing Page de sucesso!

Como criar uma Landing Page de sucesso

Criar uma Landing Page não é uma tarefa tão difícil quanto muitos acreditam ser.

Já existem diversas ferramentas criadas exatamente para auxiliar outras a construir uma boa Landing Page, sobre as quais falaremos mais a frente.

Porém, as ferramentas não fazem todo o trabalho. É preciso de atenção a alguns detalhes e que você defina uma página de acordo com a identidade de sua marca.

Confira agora algumas dicas sobre como criar uma Landing Page.

Ferramentas

Primeiramente, você deve encontrar a ferramenta certa para sua empresa.

Há outras maneiras de se criar uma Landing Page, sem a necessidade de ferramentas.

Porém, para isso, é preciso ter profissionais à sua disposição como webdesigners.

Muitas vezes, é mais vantajoso e prático optar por uma empresa que já oferece esse serviço.

É importante que você escolha com sabedoria a ferramenta que utilizará para criar sua Landing Page.

Para escolher a melhor ferramenta, você deve considerar alguns fatores essenciais. São eles:

Facilidade na edição

A ferramenta deve oferecer possibilidades práticas e rápidas para editar alguns aspectos da Landing Page, como cor do fundo, inserção de imagens, botões, campos de preenchimentos, entre outros aspectos.

Isso facilita na estruturação da Landing Page e pode deixar o processo bem mais rápido, o que beneficia sua estratégia.

Formulários inteligentes

É importante que seja possível criar os formulários inteligentes por meio das ferramentas.

Isso consiste em formulários que preenchem automaticamente algumas informações que o usuário já forneceu à empresa, para que ele não precise ficar repetindo várias vezes o mesmo processo sempre que desejar acesso a algum conteúdo seu.

Formatos e modelos

Considere também a variedade de formatos e modelos de Landing pages que a ferramenta oferece.

Os formatos são vários, com diferentes elementos e que atendem a diversos objetivos.

É importante que você tenha acesso a diferentes templates de Landing Pages para que você consiga utilizá-la para objetivos distintos e metas e sua estratégia não fique repetitiva.

Teste A/B e mensuração de resultados

Um teste A/B consiste na veiculação de duas versões diferentes de determinado conteúdo ou página, para analisar qual delas traz melhores resultados.

Para que sua Landing Page tenha mais impacto e melhor performance, é necessária  a veiculação de testes A/B, alterando alguns elementos para ver se os resultados mudaram.

Após a análise dos resultados, é possível destacar alguns padrões de elementos que não funcionam com seu público e outros que deram ótimos resultados para as conversões.

Dessa forma, você pode utilizá-los em suas futuras Landing Pages.

Além disso, a ferramenta deve oferecer uma maneira fácil de acompanhar as conversões da Landing Page.

É muito importante analisar os resultados para adaptar sua estratégia e deixá-la mais eficaz.

Conversão nas redes sociais

Outro fator que você deve considerar é se é possível que os usuários preencham o formulário fazendo login nas redes sociais.

Isso facilita muito o processo de conversão e pode aumentá-las significativamente.

Nas redes sociais dos usuários, em geral, já há as informações que necessitamos para ter um lead qualificado.

Além, é claro, de ser mais fácil para o visitante, que não precisa preencher o formulário inteiro, algo que desestimula muitos, que acabam saindo da página.

É claro que utilizar o formulário nas redes sociais pode não ser o ideal para seus objetivos com a Landing Page, porém, é bom ter esse recurso disponível para uso, caso necessário.

Mobile friendly

Este fator merece atenção especial.

Ter páginas adequadas aos dispositivos móveis não é mais um diferencial, é regra para qualquer empresa que tenha presença digital.

Por isso, não esqueça de verificar se a ferramenta oferece uma adaptação à versão mobile, para que os usuários tenham a melhor experiência na página e possam visualizar todas as informações importantes, assim como na versão desktop.

Landing Page Mobile Friendly

Opções de SEO

Além de todos os aspectos, também é essencial que a ferramenta possua algumas otimizações para posicionamento em mecanismos de buscas.

Elas podem facilitar táticas como otimização de meta description, title e URL, entre outros elementos importantes de SEO.

Falaremos mais sobre SEO para Landing Pages neste post.

Como dissemos, há várias ferramentas que você pode utilizar para criar Landing Pages.

Para te ajudar a encontrar uma, destacamos as mais conhecidas no mercado e que possuem muitas funcionalidades essenciais para o sucesso com a Landing Page:

  • RD Station.
  • Hubspot.
  • Unbounce.

Lembre-se de avaliar qual acredita ser mais adequada aos objetivos de sua empresa e à identidade de sua marca.

Escolheu a ferramenta? Veja agora os itens mais importantes para a sua Landing Page!

Título

Como já dissemos, o título de sua Landing Page deve ser atrativo, objetivo e informativo.

Utilize termos relevantes à sua persona e frases impactantes para chamar a atenção dos usuários, além de descrever brevemente o material rico que será entregue.

Textos informativos

Após o título, é hora de fazer os textos que farão parte da Landing Page.

Nos textos da Landing Page, você deve descrever o material, tirar possíveis dúvidas dos visitantes e destacar diferenciais, como também já dissemos na descrição.

Selecionar e/ou criar imagens ou vídeos

As imagens que você utilizar devem seguir a identidade visual de sua marca e ser atrativas.

Além disso, procure utilizar imagens ilustrativas do material que remetam a alguma informação para os usuários.

Os vídeos podem ser feitos de maneira simples. Você pode simplesmente filmar uma demonstração do material, fazer um resumo ilustrado do material ou você mesmo falar.

Dessa forma, é possível criar um senso de urgência e explicar melhor aos usuários sua proposta.

Escolha o modelo

Escolha um modelo de Landing Page adequado à sua proposta que suporte todos os elementos que você deseja inserir nela.

Além disso, considere a atratividade do layout e a identidade visual da marca.

É essencial seguir a mesma linha criativa que outras páginas de sua marca, para que o público se identifique com mais facilidade e associe sua marca a alguns elementos.

Por isso, procure utilizar a mesma paleta de cores, e não esqueça de inserir o logo em sua Landing Page.

Defina os campos de preenchimento

As informações que você solicitará ao visitante devem ser definidas de acordo com aspectos de sua persona, como etapa no funil de vendas e também, como dissemos, de acordo com os objetivos de sua empresa com a Landing Page.

URL

Lembre-se de editar a URL e deixá-la mais amigável, com algumas palavras-chave relevantes que sejam referentes ao conteúdo da Landing Page.

E-mail de agradecimento

Após a conversão de um usuário, você deve enviar um email agradecendo o preenchimento e disponibilizando a oferta.

Página de agradecimento (Thank you page)

Após a conversão, você pode direcionar o lead a uma página de agradecimento, onde é possível inserir alguma CTA para que ele visite outros conteúdos de sua empresa.

Acompanhe os resultados

Após ter criado com sucesso sua Landing Page, acompanhe os resultados dela, veja o que deu certo e, se necessário, faça alterações.

Não se esqueça dos testes A/B — eles são muito importantes para ter melhores resultados.

[Importante] Como funciona a Thank you page e como fazer uma

Após todo o processo que o usuário — agora um lead — passou, é hora de disponibilizar a sua oferta e dar algum feedback.

Se, após a conversão, o lead não receber nenhum tipo de informação sobre os próximos passos, ele pode ter as expectativas quebradas e, consequentemente, uma impressão negativa de sua marca.

Nessa página, você pode inserir um link para a própria oferta como o acesso ao e-book, ou apenas agradecer e informar que o lead receberá o conteúdo em breve, para atender suas expectativas e não deixá-lo “na mão”.

Além disso, a própria thank you page pode ser utilizada como estratégia para divulgar outros materiais.

Um lead qualificado já demonstrou interesse em seu conteúdo; logo, é mais provável que deseje conhecer mais sobre sua empresa.

Não deixe essa oportunidade passar!

É uma chance para criar um relacionamento mais próximo com o cliente.

Como divulgar sua Landing Page

Após a criação da Landing Page, é hora de divulgá-la em todos os canais possíveis em que seu público está mais presente.

Você pode até ter criado uma Landing Page de sucesso, com todos os elementos atrativos, perfeita para a conversão dos visitantes.

Mas, se você não divulgá-la, os esforços serão em vão. É importante ter um plano de divulgação para que sua Landing Page tenha tráfego e, consequentemente, mais conversões.

Separamos algumas das principais plataformas que você pode utilizar para divulgar sua Landing Page.

Redes sociais

Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter são algumas das redes sociais que você pode utilizar para divulgar seu material.

As redes sociais são plataformas da internet que possuem alto engajamento e constituem grande parte das relações e interações entre empresa e consumidor.

Ao divulgar o conteúdo nas redes sociais, você pode não só impulsioná-lo com anúncios, mas também ter um feedback dos usuários, que podem comentar, compartilhar e curtir seu conteúdo.

Grande parte das pessoas utiliza redes sociais, e isso inclui seu público; logo, é importante estar presente nelas e divulgar suas estratégias para ter maior alcance e bons resultados.

Landing Page nas mídias sociais

Site/Blog

Seu próprio site ou blog é o local ideal para divulgar esses materiais.

Os usuários que visitaram seu site estão em algum post de blog de sua empresa ou possuem interesse no que você tem a dizer.

É comum inserir calls to action nos posts que tenham certa relação com o material, e você pode fazer isso. As chances do usuário acessar são grandes, pois o mesmo já demonstrou interesse pelo assunto.

E-mail marketing

Os leads que você já possui não foram adquiridos em vão. Divulgue seu material para eles também.

Uma estratégia de e-mail marketing pode ser eficiente e resultar em várias conversões, afinal, as pessoas já forneceram seu e-mail e , portanto, já são leads e têm um relacionamento mais próximo com sua empresa.

Logo, as chances de conversão também são grandes. Por isso, explore esse recurso, ele é essencial.

Mídia paga

Por meio da Mídia Paga, é possível conseguir tráfego para sua Landing Page, além de segmentar o público que receberá os anúncios, tornando a divulgação mais assertiva e com resultados mais rápidos.

Você pode utilizar o gerenciador de anúncios para veicular campanhas no Instagram e Facebook.

Além do próprio Google Ads, para impulsionar o tráfego nos mecanismos de busca.

SEO para Landing Pages

Outro ponto importante que muitos esquecem de considerar é o SEO para a

Landing Page.

Por meio dessa estratégia, é possível posicionar-se nos primeiros lugares dos mecanismos de busca de maneira orgânica, isto é, não paga.

Consequentemente, o tráfego orgânico em sua página pode aumentar significativamente.

E esse tráfego é altamente qualificado, afinal, são os usuários que buscam pelas palavras-chave relacionadas ao conteúdo e podem encontrar sua página com mais facilidade.

Estar entre as primeiras posições do Google sempre foi importante para aumentar as conversões e o tráfego nas páginas, e isso inclui a Landing Page.

É essencial que você conheça as principais otimizações que pode fazer para ter os melhores resultados.

Confira!

Palavras-chave

A pesquisa por palavras-chave com alto volume de busca relacionadas ao conteúdo que você oferece é essencial.

A escolha das palavras-chave erradas pode ser um fator determinante para que o usuário encontre ou não seu conteúdo.

Por isso, é importante que, antes de redigir descrição, título e subtítulo da Landing Page, você faça uma pesquisa de palavras-chave e as utilize no conteúdo.

Dessa forma, quando sua persona pesquisar pela palavra, ela pode encontrar seu conteúdo facilmente.

Além disso, considere a etapa da jornada de compra em que sua persona está.

As palavras que ela pesquisa relacionadas a um mesmo assunto podem ser diferentes conforme a etapa em que ela está.

Por isso, você deve saber para qual etapa do funil de vendas seu material está sendo criado.

Otimize title, meta description e URL da Landing Page

Title, meta description e URL de uma página constituem o chamado snippet, aquele resultado que aparece quando pesquisamos algo no Google.

Cada um desses elementos tem uma influência forte para o posicionamento da página.

A title deve utilizar a palavra-chave principal de seu material e ser relevante ao usuário, ou seja, um título atraente que desperte o interesse por seu conteúdo.

Já na meta description, seja objetivo e o mais claro possível, destaque a oferta que você fará na página e procure despertar a curiosidade do usuário.

Como já dissemos antes, a URL deve ser amigável e conter a palavra-chave principal do conteúdo, sem aqueles números e letras aleatórias que podem interferir na experiência dos usuários.

Otimize suas imagens

Além de utilizar imagens relevantes e que incentivem o usuário a realizar alguma ação, que seria a própria conversão, elas também devem ser otimizadas para o algoritmo do Google.

Para que elas também sejam reconhecidas pelo algoritmo a ajudem no posicionamento das páginas, ele deve identificá-las como relevantes ao usuário.

Para que isso aconteça, você deve otimizar o nome dos arquivos, tag alt e título da imagem para palavras-chaves importantes e que façam sentido no contexto do conteúdo.

O design da página também é importante

A experiência do usuário é um fator essencial para um bom ranqueamento.

Você deve proporcionar a melhor experiência a eles em suas páginas, para que o tempo de permanência aumente, diminuindo a taxa de rejeição.

Isso é um fator de grande influência para o posicionamento da página nos mecanismos de busca.

Há diversos fatores que contribuem para proporcionar uma boa experiência aos usuários, e um que merece destaque é o design da página.

Procure fazer um layout mais amigável possível, sem muita poluição visual e com templates e imagens relevantes e atrativas.

O ambiente da página deve ser agradável, para que o usuário realmente queira continuar na página.

Conclusão

Podemos reafirmar que as Landing Pages são muito importantes para estratégias de marketing digital como o próprio SEO e Marketing de Conteúdo.

Ela gera ótimos resultados e aumenta significativamente as conversões de seu negócio, se bem feita.

Neste post, você pode ter uma visão mais ampla de como elas funcionam e como você mesmo pode criá-las sem muitas dificuldades.

É importante que você aplique as estratégias e dicas aqui citadas para criar uma Landing Page otimizada com os melhores resultados.

Lembre-se sempre de considerar a persona, ela é essencial para o direcionamento de toda sua estratégia, desde o material rico que será produzido até como a página será estruturada.

Esperamos ter ajudado com este post!

Quer se aprofundar mais no assunto?

Confira nosso post sobre o que é, como funciona e como criar uma Newsletter de sucesso.

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