• Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de Performance
    • Tecnologia
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe Conosco
  • Imprensa
  • Academy
  • Contato
logo
lupa
  • Serviços
    • SEO 360º
    • Link Building 4.0
    • E-commerce SEO
    • Business Intelligence
    • Squad de Performance
    • Tecnologia
    • Data Driven PR
  • Cases
  • Blog
  • Empresa
    • Quem somos
    • Trabalhe conosco
    • Imprensa
    • icone conversion academyAcademy
  • Contato
SEO
Voltar

Entenda o que é Lazy Loading e a importância para Otimização de Sites

Rafa Torres

12/11/2018
3 min de leitura

O Google lançou oficialmente uma nova documentação explicando a importância da técnica de lazy loading para a otimização de sites, além de demonstrar como verificar se o conteúdo está sendo rastreado e indexado.

A documentação destaca que o conteúdo deve estar visível quando carregado na viewport, e caso isso não ocorra, a indexação do site pode ser prejudicada.

Esta é uma notícia muito importante. Uma análise da Amazon concluiu que cada segundo a mais de carregamento, representa uma perda de ao menos US $1,6 bilhão em receita a cada ano.

Mas, o que é lazy loading?

É uma técnica de otimização de desempenho de páginas que tem como objetivo fazer com que conteúdos mais pesados sejam carregados de forma assíncrona ou condicional.

Isto é, fazer com que vídeos e imagens carreguem somente depois que o conteúdo acima da dobra seja totalmente carregado, ou quando for exibido.

Neste caso, se o conteúdo não for exibido, não será carregado. Logo, o tempo total de carregamento da página será menor.

A imagem abaixo demonstra como o Medium usa o ‘carregamento assíncrono’ de imagens.

Exemplo de Lazy Loading

Na imagem, a foto da esquerda embaçada (e mais leve) é carregada previamente, enquanto o restante do conteúdo é carregado. Na direita, a imagem é carregada plenamente.

Por que você deve se preocupar com isso?

Tempo é dinheiro! Esta frase faz total sentido quando o assunto é ‘tempo de carregamento vs Receita’.

O gráfico abaixo demonstra o comportamento de usuários de acordo com o tempo de carregamento das páginas.

Taxa de abandono da página de acordo com demora de carregamento

A pesquisa, feita com consumidores americanos, demonstra que, quando uma página demora 4 segundos para carregar, cerca de 25% dos usuários abandonam a página.

Agora, se o tempo de carregamento chegar a 10 segundos, a taxa de abandono pode chegar a, impressionantes, 50%.

Em estudo, a Amazon concluiu que cada segundo a mais de carregamento, representa ao menos US $1,6 bilhão em receita a cada ano.

Portanto, sabendo que cada segundo a mais de carregamento diminui a satisfação do usuário e a receita da empresa. Por que não aplicar a técnica de lazy loading?

Conheça os principais benefícios

  • Aumento de performance e alto impacto em SEO
  • Melhoria na experiência do usuário
  • Aumento de receita indiretamente
  • Possibilidade de adição de mais conteúdo na página sem impactos negativos na otimização do site
  • Velocidade do site é fator de rankeamento na pesquisa mobile

Mais sobre a importância do assunto

  • Uma semana antes do lançamento, em um hangout para webmasters, Martin Splitt e John Mueller, mencionaram a produção do material.
  • Martin Splitt, do Google, divulgou a documentação em seu Twitter e destacou que esta é a primeira versão do material, deixando subentendido que em breve haverá atualizações.

Complementando a discussão sobre o tema. Martin Splitt, desenvolvedor no Google,  informa 3 motivos onde o Lazy Loading pode não ser uma boa ideia. Assista abaixo (em inglês):

Conclusão

Pensando em performance, a técnica de lazy loading pode ser muito bem utilizada para melhorar a velocidade do site e a experiência do usuário, no entanto, deve-se ter atenção no momento da implementação, portanto, teste, teste e teste!

Como está o tempo de carregamento do seu site?

Compartilhe nas redes:
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Whatsapp
Escrito por

Rafa Torres

SEO

Receba o melhor conteúdo de marketing em seu e-mail

Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado

Conteúdos relacionados

O que é SEO Experience? O futuro da otimização de sites está na criação de audiência e na experiência do usuário

Os 137 fatores de ranqueamento mais importantes do Google

SEO e Semântica Web: uma nova revolução com a busca de entidades

SEO Day reuniu 250 participantes para discutir otimização de sites e e-commerce

"Tudo deveria se tornar o mais simples possível, mas não simplificado."

Albert Einstein
logo

Faça sua marca ser mais buscada

Serviços
  • SEO
  • E-commerce SEO
  • Squad
  • Link Building 4.0
  • Business Intelligence
  • Tecnologia
Institucional
  • Serviços
    seta
    • icone seoSEO 360º
    • icone jornalLink Building 4.0
    • icone performanceE-commerce SEO
    • icone businessBusiness Intelligence
    • icone alvoSquad de Performance
    • icone computadorTecnologia
  • Cases
  • Blog
  • Quem somos
  • Trabalhe conosco
  • Imprensa
  • Empresa
    seta
    • icone seoQuem somos
    • icone jornalTrabalhe conosco
    • icone performanceImprensa
  • Fale Conosco

Plataformas Homologadas

Certificações

totemAv. Paulista 171, 4º andar - CEP 01311-000 - Bela Vista São Paulo SP
telefone(11) 4858-0444
email[email protected]
instagram linkedin facebook
© 2011-2020 Conversion. Todos os direitos reservados. · Política de Privacidade ·

Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los nas configuraçoes.

Conversion
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível ao usuário. As informações sobre cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retornar ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

Os Cookies Estritamente necessários devem estar ativado o tempo todo, para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.