Perplexity AI: conheça a tecnologia que quer desafiar o ChatGPT

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

O Perplexity AI funciona como um mecanismo de busca com inteligência artificial e possui diferenciais valiosos frente à concorrência.

A chegada do ChatGPT abalou o mercado como um todo. Em todas as áreas, setores e redes sociais, o tema “inteligência artificial” não deixa de ser pauta. E, seguindo esse fluxo, um chatbot surgiu com o objetivo de desafiar o ChatGPT na briga pelo topo.

Seu nome é Perplexity AI, é gratuito e é útil para várias tarefas, principalmente para quem trabalha com SEO. A seguir, conheça melhor o Perplexity AI!

O que é Perplexity AI?

O Perplexity AI é um chatbot gratuito baseado no modelo do GPT-3.5, o mesmo disponível pelo ChatGPT. Assim, o chatbot foi desenvolvido para responder perguntas de usuários através do processamento de linguagem natural (PLN) e técnicas de machine learning (aprendizado de máquina, em português). Não é preciso criar uma conta para acessar as funcionalidades da ferramenta.

Além disso, o Perplexity AI foi desenvolvido para funcionar como um mecanismo de busca, realizando buscas efetivas na Web em tempo real e compartilhando essas informações com os usuários.

Tela inicial do Perplexity AI.

Ele foi lançado em agosto de 2022, meses antes do ChatGPT, e contou com uma equipe de desenvolvimento formada por profissionais da OpenAI, Meta, Quora e Databrick.

Como funciona o Perplexity AI?

O Perplexity AI funciona como o ChatGPT: você escreve uma mensagem, uma pergunta ou um comando, e o chatbot retorna com a resposta mais adequada. No entanto, como a plataforma pretende “roubar” a fatia de mercado que o ChatGPT possui, o Perplexity AI possui outras funcionalidades, que discutiremos nos próximos tópicos.

Como utilizar o Perplexity AI?

Para utilizar o Perplexity AI é fácil! Confira o tutorial rápido:

  1. Acesse o site oficial do Perplexity AI;
  2. Na página inicial, você encontrará uma caixa de texto onde poderá digitar suas perguntas ou consultas;
  3. Em seguida, basta escrever o que você precisa e clicar na seta para enviar. O chatbot vai responder de acordo com o idioma utilizado por você neste momento.

Dessa forma, a plataforma vai processar o seu comando e, em questão de segundos, retornará com a resposta. Lembre-se que o Perplexity AI vai basear suas respostas em informações encontradas na Web, e as fontes podem ser consultadas para aumentar a confiabilidade na ferramenta.

O Perplexity AI é gratuito e está disponível para download no iPhone e celulares Android, além de que pode ser adicionado ao Google Chrome como buscador padrão.

O que o Perplexity AI pode fazer?

O Perplexity AI pode fazer muitas coisas, assim como qualquer chatbot com inteligência artificial. No entanto, ela se destaca em alguns pontos, como veremos a seguir:

Mecanismo de busca

Como dito anteriormente, o Perplexity AI funciona como um mecanismo de busca, dando respostas em tempo real através do banco de dados da Web. Ao pesquisar ou perguntar algo para o chatbot, ele responde por escrito e menciona as fontes, assim como destaca páginas que podem interessar para aquela pesquisa específica.

É importante reforçar que a possibilidade de pesquisar em tempo real na Web é o que torna o Perplexity AI ainda mais interessante enquanto chatbot, pois o ChatGPT só possui acesso a Web quando utilizado a versão premium, que custa $20 mensais, o que dá aproximadamente R$100. 

Além disso, o chatbot informa todas as páginas consultadas para chegar às respostas, e também oferece links de outras páginas que podem agregar na pesquisa do usuário.

Assistente de conteúdo

Assim como o ChatGPT, é possível utilizar o Perplexity para desenvolver conteúdos do zero ou ajudar a ter ideias durante a escrita. Como ele informa todas as fontes das informações repassadas, utilizá-lo para esses fins pode repassar mais confiança.

Assistente de SEO

O Perplexity AI pode ser um excelente assistente para tarefas menores de SEO, como gerar meta descriptions, titles tags e títulos de artigos. A tarefa costuma ser bastante operacional, mas inteligências artificiais como o Perplexity AI, ChatGPT e Niara podem ajudar na rotina do profissional de SEO.

Além disso, o Perplexity AI também pode ser útil para:

  • Pesquisa de palavra-chave: basta informar o tema e quantas palavras-chave gostaria que o chatbot retornasse;
  • Link building: a inteligência artificial pode ajudar a identificar sites do seu nicho que são interessantes para link building com foco em aumentar a autoridade e visibilidade do domínio.
Exemplo de utilização do Perplexity AI para pesquisa de palavras-chave.

Reformulação de textos

Outra funcionalidade que o Perplexity AI destaca é sua capacidade de reformular textos para evitar detecção de plágio. Ou seja, o chatbot pode reescrever um conteúdo enviado pela plataforma para que os mecanismos de busca não identifiquem o plágio.

Resume a informação

Um dos objetivos do Perplexity AI enquanto chatbot é oferecer informações claras, rápidas e resumidas. Por isso, uma funcionalidade também oferecida pela inteligência artificial é a de resumir informações enviadas pelo usuário.

O que muda no SEO com a chegada do Perplexity AI?

Por enquanto, não podemos afirmar que o Perplexity AI vai impactar na forma como fazemos SEO ou na área em geral. Isso porque, apesar de funcionar como um mecanismo de busca também, o Google continua sendo o buscador mais utilizado no mundo.

Com a chegada das novidades, ainda não sentimos o impacto da inteligência artificial na área de SEO, exceto pela criação desenfreada de conteúdos escritos por robôs, levando a falta de autenticidade e falhando com o E-E-A-T, e a ansiedade pela chegada da SGE (Search Generative Experience).

Além disso, com o lançamento do Bard no Brasil, será mesmo que os usuários darão preferência para uma plataforma pouco conhecida para fazer suas pesquisas, ou para o que conhecem, como o Bard ou Copilot, do Bing?

Uma coisa é certa: o Perplexity AI pode ser utilizado para várias tarefas de SEO que não necessitam tanto de um olhar humano, como a criação de meta descrições e títulos. No futuro, quem sabe, este panorama mude.

Perplexity AI e ChatGPT: qual o melhor?

Não é justo comparar os dois chatbots. Isso porque, apesar das similaridades, ambos possuem propostas diferentes. 

Enquanto o ChatGPT é bastante focado em conversação e respostas mais detalhadas, o Perplexity AI é voltado para quem precisa de um chatbot que consiga encontrar respostas rápidas na Web. Além disso, o Perplexity AI não possui uma versão paga, portanto, apenas o chatbot da OpenAI possui o GPT-4.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.