Google lança Bard, ferramenta de IA para competir com ChatGPT do Bing

Aplicação de modelo de linguagem pode ser acessada por usuários dos Estados Unidos e do Reino Unido

O Google lançou, na última terça (21), o Bard, sua ferramenta de inteligência artificial conversacional. A implementação do recurso é uma resposta direta ao ChatGPT, que faz parte do mecanismo de busca rival, o Bing.  

A princípio, o Bard estará disponível somente para os Estados Unidos e o Reino Unido, em uma versão beta. Assim como aconteceu com outras features do buscador, a ideia é que seja testado e liberado para outros países aos poucos. 

Em fevereiro, Sundar Pichai, CEO do Google, havia notificado o início da etapa de testes com um grupo pequeno de pessoas. Agora, finalmente é chegada a hora de os usuários entrarem no jogo. 

Para entrar na lista de espera é preciso acessar a página oficial do Bard e clicar em “join waitlist”. Caso o usuário não se encontre em um dos locais citados, uma mensagem indicará a ausência da plataforma no país.  

O que é o Google Bard? 

Google Bard é uma ferramenta de chat baseada em inteligência artificial. Em sua versão experimental, a ferramenta se identifica como um “colaborador para trazer criatividade e utilidade, dar asas à imaginação, aumentar a produtividade e dar vida a novas ideias”.  

Trata-se de uma versão semelhante ao ChatGPT, recentemente adicionado como uma feature no motor de pesquisa rival, o Bing.  

No Chat GPT, o usuário realiza solicitações (prompts), para as quais receberá respostas (output), em linguagem natural. A diferença dessas plataformas para os tradicionais buscadores é que as entregas são realizadas com base em aprendizado de máquina e a conversação é contínua, guardando as informações de consultas anteriores em um formato contínuo de busca.  

A LLM (Large Language Model) do Google utiliza os padrões da LaMDA, inteligência sintética que estampou tabloides em 2022 quando um de seus engenheiros se demitiu ao alegar que a IA se tornou consciente.  

Google alerta: Bard pode gerar respostas imprecisas 

Apesar do lançamento, na própria página inicial da ferramenta há um disclaimer: “o Bard é um experimento e pode gerar respostas imprecisas ou inapropriadas. Você pode deixar o Bard melhor deixando o seu feedback”. 

Ao que tudo indica, a palavra de ordem na companhia é responsabilidade. Isso porque esse tipo de inteligência artificial compõe suas respostas com base nos textos disponíveis na web. Assim, pode apresentar saídas que não correspondem à realidade, que careçam de atualização ou que refletem opiniões pessoais.  

A preocupação é tanta que o buscador lançou um documento com os princípios utilizados no uso de inteligência artificial

Há anos o Google realiza esforços no ramo da inteligência artificial generativa, mas só agora essa tecnologia alcança o público. Os indícios apontam que houve uma aceleração no desenvolvimento e na divulgação da plataforma graças às ameaças do ChatGPT, Bing e outras ferramentas similares.  

New call-to-action

Conversação da aplicação ainda é limitada 

Por enquanto, o Google indica que a capacidade de compreensão contextual do Bard ainda é limitada. Ou seja, é possível que não compreenda exatamente o encadeamento das consultas e prejudique a continuidade da busca.  

Contudo, deixa claro que a ferramenta continua a aprender, ou seja: sua habilidade de manter conversações mais longas será melhorada. 

O que o Google Bard pode fazer? 

Em um comunicado oficial no blog, o Google diz que “o Bard pode aumentar a sua produtividade, acelerar suas ideias e alimentar sua curiosidade”. Na prática, isso significa que auxilia por meio de respostas às solicitações do usuário.  

Por exemplo, é possível pedir que a ferramenta lhe dê dicas de como ler 20 livros este ano, explicar física quântica em termos simples ou criar um roteiro para blog post. 

Imagem: Google Blog 

Há também a possibilidade de visualização de múltiplas respostas, selecionando aquela que condiz com o propósito da solicitação.  

Imagem: Google Blog 

Por fim, o próprio Google faz uma brincadeira com o leitor, pedindo ao próprio Bard que redija uma finalização divertida para o blog post.  

Imagem: Google Blog

Ainda é cedo para dizer até que ponto o recurso pode ser utilizado na produção de conteúdo. No entanto, a ferramenta aparenta ter funcionalidades muito similares àquelas já apresentadas por outras ferramentas, mostrando que pode ser útil para situações de bloqueio criativo, por exemplo.  

Quais são os requisitos para usar o Google Bard? 

Para utilizar o Google Bard, é preciso se enquadrar nos seguintes critérios:  

  • Ter uma conta do Google 
  • Ter mais de 18 anos 
  • Utilizar um navegador compatível: Chrome, Safari, Firefox, Opera ou Edgium 

O que muda em SEO com a chegada do Bard? 

É difícil especular quais serão as mudanças no ramo de SEO geradas pelo lançamento do Google Bard. Pelo menos por enquanto, as ferramentas são independentes. 

Quando o ChatGPT se popularizou, as comunidades de otimização e marketing de conteúdo ao redor do mundo se preocuparam pela ausência de links nas respostas na ferramenta da OpenAI. Afinal, sem eles não há cliques, o que poderia alterar completamente a dinâmica dessas áreas do marketing.  

Segundo FAQ do Bard, quando há necessidade, a IA fornece links para fontes que dispõem de mais informações sobre um tópico ou páginas nas quais o usuário pode checar a veracidade da resposta. 

Além disso, o Google informa que o Bard é um complemento à experiência de busca. Assim, o usuário pode clicar em “google it” para abrir uma nova aba com resultados aprofundados.  

Se você quer saber mais informações sobre o mercado de SEO, inscreva-se na nossa newsletter e receba notícias regulares em sua caixa de entrada. 

Foto de Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Foto de Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Compartilhe este conteúdo

Insira sua palavra-chave e URL para melhorar seu SEO

🔥 Não requer cadastro

Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.