Descubra quais são os principais planejadores de palavras-chave

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Com versões pagas e gratuitas, ferramentas servem como base para diversas técnicas de SEO

As keywords são elementos essenciais para a elaboração estratégica de SEO. Para auxiliar a encontrá-las, existem os planejadores de palavras-chave. 

Esse tipo de ferramenta ajuda em diversas frentes, incluindo análises aprofundadas sobre concorrentes, auditoria de backlinks e monitoramento do desempenho de páginas. 

No entanto, uma das funcionalidades mais utilizadas é o descobrimento e análise de palavras-chave. Seja para a otimização de sites, confecção de páginas de produtos ou criação de conteúdo, elas são essenciais para definir prioridades nas ações voltadas aos mecanismos de busca

Este artigo abordará essas plataformas. Então, se você deseja conhecer alguns dos principais planejadores de palavras-chave da web, continue a leitura. 

O que é um planejador de palavras-chave?

Um planejador de palavras-chave é uma ferramenta que traz para o estrategista de conteúdo, ou para o profissional de planejamento de pautas e o redator, os termos utilizados pelos usuários na hora de fazer pesquisas sobre diferentes assuntos nos principais buscadores. 

Existem diferentes recursos dentro dessas ferramentas. Mas, em suma, trazem como principais dados estes três componentes: 

  • Keyword – termo exato buscado pelo usuário;
  • Volume – quantidade de buscas mensais pelo termo;
  • Dificuldade – métrica de 0 a 100 que avalia os concorrentes para o termo no buscador.

Com essas informações em mãos, é possível obter ideias para conteúdos, decidir quais são os melhores termos para uso, encontrar palavras-chave de cauda longa, identificar keywords secundárias, relacionadas, sinônimos, entre outras ações. 

Os 7 melhores planejadores de palavras-chave da web

Definir quais são os melhores planejadores de palavras-chave da web pode ser uma tarefa difícil.

Afinal de contas, trata-se de softwares, ferramentas automatizadas que possuem, cada uma delas, forças e fraquezas, funcionalidades e artifícios. 

Além disso, planejadores podem ser pagos, gratuitos ou estabelecer um limite de uso aos usuários. 

Por isso, o conceito de “melhor” depende, essencialmente, dos objetivos e recursos da empresa ou do profissional que irá utilizar a ferramenta.

A lista a seguir trará alguns dos mais populares e suas características, sem ordem de hierarquia, para que você tome uma decisão por conta própria. 

1. Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner (ou Planejador de Palavras-Chave do Google) é, provavelmente, a mais famigerada ferramenta de palavras-chave. 

Não apenas por ser uma plataforma oficial do maior buscador do mundo, mas também por ser gratuita. 

Na realidade, sua função é voltada para profissionais de mídia paga, suportando assim os investidores do Google Adwords. 

Contudo, nada impede que seja utilizada para o marketing orgânico

Nela, são levantadas estimativas de tráfego, gráfico de tendências e valores relativos aos lances dos anúncios. Em relação à competição, oferece uma escala mais básica: alta, média e baixa. 

2. SEMrush

Um dos planejadores favoritos dos profissionais de marketing é o SEMrush. Por se tratar de uma ferramenta paga, possui uma gama maior de recursos disponíveis e é considerada aquela com o maior alcance e precisão de dados. 

Por meio dela, o utilizador tem acesso não apenas às informações básicas de um termo de busca, mas também aos filtros para obter resultados mais certeiros e monitorar posições. 

O SEMrush também permite realizar avaliação de domínios inteiros, subpastas, subdomínios ou páginas individuais. 

Outras funcionalidades incluídas na plataforma são a análise de backlinks,  a auditoria de sites e a busca por tópicos para conteúdo e gerenciamento de redes sociais. Ou seja, abrange todas as áreas correlatas do SEO.

3. Moz

Outra ferramenta paga muito popular é a Moz. A empresa oferece uma série de recursos avançados de SEO. O que inclui, claro, a identificação, o monitoramento e o descobrimento de keywords. 

Além disso, disponibiliza recursos muito similares aos do SEMrush, exceto o vínculo com as mídias sociais. 

As principais diferenças entre elas estão nos planos, tanto nos valores quanto no limite de utilização em relação a quantidade de páginas verificadas na auditoria ou número de palavras-chave monitoradas, por exemplo.

4. Ahrefs

Não muito atrás entre as ferramentas pagas, está o Ahrefs. Ela faz quase tudo que as já citadas SEMrush e Moz, mas possui opções mais acessíveis de preço. 

Essa plataforma também é conhecida pelo seu vasto banco de dados em relação aos backlinks, sendo uma das mais indicadas para estratégias de link building

Outra vantagem é que, com a Ahrefs, é possível realizar pesquisas voltadas a outros mecanismos de buscas além do Google, como Bing, Yahoo e Amazon. 

6. Ubersuggest

A Ubersuggest, por sua vez, é uma ferramenta mais limitada que as anteriormente citadas. Sua versão gratuita é utilizada por muitos profissionais sem acesso às opções pagas. 

Para utilizá-la, basta se inscrever na plataforma com um email. Assim, o usuário pode testar funcionalidades e optar pela continuidade do uso gratuito ou fazer um upgrade. 

Como nas demais, aqui é possível encontrar oportunidades de palavras-chave e acessar informações em relação ao volume, grau de dificuldade de ranqueamento e aos preços no leilão de anúncios. 

Em seu painel principal, traz também sugestões de conteúdo baseadas em outras páginas da SERP, facilitando o trabalho dos estrategistas e criadores de pauta. 

7. SERP do Google

Por fim, mas não menos importante, há a possibilidade de utilizar a própria página de resultados do Google para o planejamento de palavras-chave. 

Aqui os dados numéricos não estão presentes, mas são gerados muitos insights valiosos por meio dos recursos gratuitos do buscador. 

No autocomplete, na barra de buscas, é possível digitar termos e observar algumas sugestões de forma automática. Essas são keywords frequentemente buscadas pelos usuários no Google. 

Outros locais da página, como “as pessoas também perguntam” e as “pesquisas relacionadas”, também trazem à tona alguns termos interessantes ligados à busca principal. 

Além, é claro, dos próprios resultados de busca, links nos quais o usuário pode clicar para avaliar como são as páginas que melhor ranquearam para a keyword em questão. Isso revela, também, a intenção de busca de quem fez a pesquisa. 

Para obter os melhores resultados em SEO, é preciso saber utilizar com maestria os planejadores de palavras-chave. 

Se você quer contar com um serviço especializado para realizar essa função, entre em contato conosco. Somos um time formado por dezenas de especialistas com anos de experiência no mercado. 

Escrito por Lucas Amaral

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