Google Webmaster Tools (GWT) – ferramenta de SEO do Google

Por ,
em

Google Webmaster ToolsO Google Webmaster Tools (GWT) é uma ferramenta importante para todos que fazem SEO pois é possível visualizar parte das informações de como o Google interpreta o seu site.

Assim como outras ferramentas de SEO, o GWT não fornece muitas informações absolutas sobre o seu site, mas tendências da realidade que ajudam você a melhorar o seu site para os seus usuários e para o Google.

Você acha que o Google iria revelar detalhadamente todos as informações que ele tem sobre o seu site? Evidentemente que não, pois isso permitiria que as pessoas descobrissem facilmente muito sobre o algoritmo do Google.

De qualquer modo o Google Webmaster Tools oferece muitas informações relevantes principalmente no que diz respeito à indexação do site, páginas / títulos duplicados e remoção de páginas, entre outras funções.

Vamos analisar algumas das principais funções:

Controlar a velocidade de indexação do site

Principalmente após realizar modificações de SEO on-page é possível tornar mais rápido a indexação dessas mudanças acessando

Configurações >> Taxa de rastreamento >> Limitar a taxa máxima de rastreamento do Google

Basta arrastar a barra para direita (velocidade alta) e clicar salvar.

Velocidade de rastreamento do Google

 

Envio de Sitemap

O envio de sitemap é outra função importante para tornar mais rápida a indexação das modificações feitas no site, a Arquitetura da informação e o Google ler o site com a estrutura que você idealizou.

Aqui você pode enviar tanto o Sitemap com páginas do site, quanto o Sitemap de imagens, vídeos, celular e informações geográficas. Dependendo do segmento da sua empresa (restaurante, bar, e-commerce, etc) é um adicional importante ter sitemaps especializados para melhorar o rastreamento das informações do seu site.

Você pode obter mais informações sobre sitemaps especializados na página do Google e criar sitemaps com essa ferramenta gratuita.

É possível ver os sitemaps que você enviou e os que o robô encontrou no seu site, além de enviar sitemaps informando a URL deles.

Otimização >> Sitemaps

Sitemap

Conteúdo Duplicado

A verificação de conteúdo duplicado, especialmente títulos e meta descriptions pode ser feita acessando

Otimização >> Melhorias de HTML

Ao clicar nos itens duplicados são exibidas as URLs duplicadas que você deve alterar no seu site, pois o que os usuários e o Google estão interessados é conteúdo único e exclusivo.

Conteúdo duplicado

Consultas de Pesquisa

Esse é um daqueles números que o Google indica tendência da realidade ao invés dos fatos em si. Os números que GWT mostra de impressão, clique e posição média são aproximações que ele gera por amostragem, não são números reais.

De qualquer modo vale a pena ter esses números para ver tendência de aumento ou queda nas visualizações.

Consulta de pesquisa

Clicando no botão “com alterações” localizado acima da quarta coluna são exibidos as variações que ocorreram recentemente quanto ao número de impressões, cliques e posições.

Consulta de pesquisa com alterações

Páginas Indexadas, rastreadas, não selecionadas e bloqueadas

Em

Integridade >> Status do Indíce

Na versão básico mostra o total de páginas indexadas. Quando se clica no botão Avançado são exibidas informações de:

Páginas rastreadas: o total de URLs do seu site que o Google obteve na internet, tanto links no próprio site, quanto links em outros sites apontando para o seu site. O robô do Google não indexa todas as URLs que ele encontra porque seriam trilhões de páginas irrelevantes que ele passaria implicando em gastos com servidor. O que o Google faz então é acumular as URLs e depois vai indexar e exibir como resultado de busca somente as páginas relevantes.
Páginas indexadas: páginas que o Googlebot leu e aparecem no resultado de buscas do Google. Páginas com noindex, conteúdo duplicado, irrelevantes, entre outros critérios não são páginas indexadas.

Páginas não selecionadas: o Google considera “páginas que não são indexadas porque são muito parecidas com outras páginas ou que foram redirecionadas para outro URL”.

Páginas bloqueadas: páginas que o Google não rastreia porque foram bloqueadas pelo arquivo robots.txt.

Status do índice

Outras funções das Ferramentas do Google para webmasters

Além dos recursos acima, o GWT também é útil para:

identificar erros de rastreamento

fazer uma simulação de como o robô do Google lê a página, usando o recurso “buscar como o Google”

alertas sobre malware no site

Remoção de URLs

Remoção de páginas que aparecem no seu Sitelinks (quando digita o nome da sua empresa e aparece abaixo do link principal alguns links menores para páginas muito acessadas no seu site)

informações do robot.txt que o Google utiliza

listar links internos do site.

listar links externos que o seu site recebe – é importante ressaltar que são exibidos apenas uma parte dos links porque do contrário seria possível analisar todo o link building realizado e o seu impacto em SEO. Essa é uma informação que o Google também não informa pois permitiria as pessoas saberem demais sobre o algoritmo.

As últimas dicas são:

Cadastrar o seu email para receber alertas sobre problemas no campo “preferências”.

Assistir os vídeos no Canal YouTube do Google Webmaster

Acompanhar as novidades no Blog do Google Webmaster Tools

Até a próxima ferramenta de SEO!

A Conversion na mídia
Rede Globo de Televisão SBT Rede Record TV Bandeirantes Portal do UOL Yahoo Notícias Diário do Comércio e Indústria
Voltar ao Topo
fechar

Solicite Orçamento