Conheça 5 ações para aumentar a taxa de retenção de usuários em blogs

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Práticas devem ser alinhadas aos objetivos de negócio, com conteúdos coerentes e de qualidade para deixar usuário engajado

Aumentar a retenção de usuários no blog é um dos grandes desafios enfrentados pelos profissionais de marketing.

Não basta aplicar as técnicas de otimização para atrair visitantes por meio dos mecanismos de busca. É preciso mantê-los interessados e estimular a sua navegação em outros conteúdos. E, assim, construir uma audiência permanente para melhorar os resultados de SEO e marketing de conteúdo

É possível resumir essa prática em uma oração simples: geração de confiança. Quando um usuário encontra informações úteis e bem organizadas no blog, aumentam as chances de ele retornar ou passar para um próximo estágio no funil de vendas ao se tornar um lead ou realizar uma compra. 

Se você quer saber quais são as melhores práticas para engajar visitantes e aumentar a retenção de usuários em seu blog, continue a leitura. Neste texto, conheça alguns métodos para manter os leitores informados e satisfeitos. 

5 estratégias para aumentar a retenção de usuários no blog

Quando se cria uma estratégia de blog, um dos requisitos básicos é a otimização das páginas para que conquistem um bom ranqueamento no Google e em outros buscadores. Isso inclui práticas relacionadas a SEO on-page, SEO off-page e SEO técnico. 

Porém, o primeiro contato com o usuário é apenas uma parte do processo. Para que os resultados sejam potencializados, é preciso que o conteúdo seja útil. Afinal, o blog é uma ferramenta de negócios. Caso o usuário aterrisse em uma página de pouca qualidade, provavelmente a abandonará em poucos segundos. 

Quando o blog oferece conteúdo valioso, o visitante se interessa pelo texto, acessa outros artigos, cadastra-se via formulários ou qualquer outra conversão desejada pela empresa. 

Isso beneficia indicadores como tempo de permanência, sessões e taxa de rejeição, fatores de ranqueamento que revelam aos buscadores a qualidade da página. Ou seja, o conteúdo de qualidade promove um ciclo que retroalimenta os benefícios ao SEO.

Mas não é só isso. Ao manter o leitor nas páginas do blog, estreitam-se os laços de confiança entre ele e a marca. Assim, métricas como visitantes recorrentes e tráfego direto são impactadas, estimulando a criação de uma audiência fixa. 

As ações de retenção de usuários no blog dizem respeito tanto à permanência em páginas únicas quanto à navegação contínua entre páginas relacionadas. A seguir, veja como estimular essa ação. 

1. Conteúdos completos e personalizados

Quando um usuário encontra todas as informações que deseja em um blog post, a tendência é que permaneça engajado por mais tempo. Isso não tem relação direta com o tamanho do texto, mas com a qualidade e profundidade da informação. 

É por isso que, apesar da inegável relação entre conteúdo e SEO, não basta aplicar as técnicas de otimização. A redação deve trazer elementos como coesão, coerência, clareza, didática e storytelling. Tudo para mostrar ao visitante que a continuidade da leitura vale a pena. 

Outro fator preponderante é a personalização do conteúdo. Um erro muito comum é colocar o tráfego como única medida de sucesso do blog. 

Na realidade, o tráfego desqualificado pode ter um efeito prejudicial à estratégia geral. 

Ao tentar atrair visitantes a qualquer custo, negligenciando a segmentação da audiência, é possível que as páginas sejam exibidas em resultados orgânicos genéricos, atraindo um público sem potencial de conversão ou que permanece por pouco tempo. 

É preciso tratar o blog como uma ferramenta que gera oportunidades de negócio. Por isso, a adequação à persona no que tange a tom de voz, profundidade e abordagem é essencial. 

2. Escaneabilidade

É sabido que um usuário dificilmente lê todo o artigo. Em boa parte dos casos, ele busca diretamente pela resposta que deseja, consome o trecho de interesse e abandona a página. Por essa razão, os elementos visuais que compõem um texto são importantes para melhorar a identificação e, consequentemente, sua experiência na página. 

O uso de headings, índice de conteúdo, bullet points, negrito, itálico, imagens, tabelas, frases e parágrafos curtos servem para auxiliá-lo no reconhecimento da resposta buscada. À possibilidade de localizar o objetivo na página de maneira rápida dá-se o nome de escaneabilidade.

Embora pareça contraditório, a facilitação impede que ele desista de encontrar a resposta antes mesmo da leitura e abandone o texto. 

3. Multimídia

Recursos multimídia são ótimos para aumentar a retenção de usuários no blog. Eles complementam o conteúdo ou dão ao leitor a possibilidade de consumi-lo em outros formatos. 

Alguns exemplos são a possibilidade de leitura do texto em áudio, o uso de infográficos e vídeos, apresentações de slides e ferramentas interativas. 

4.. Linkagem interna

A linkagem interna é a ação mais importante para fazer com que o usuário encontre outras possibilidades de consumo dentro do blog. Mas, para isso, os links precisam ser posicionados em textos-âncora que façam sentido, possibilitando a continuidade da navegação. 

A verdade é que, diferentemente do que proclamam alguns guias de SEO, não há uma quantidade obrigatória de links que devem ser incluídos em um texto. Nesse caso, a praticidade para o usuário é o fator determinante. 

5. CTAs dinâmicos

Os CTAs dinâmicos são peças (normalmente banners) posicionadas nas páginas do blog que abrem novas possibilidades para o usuário. Oferecem downloads de materiais épicos, inscrições em webinários ou acesso à uma master class, por exemplo. 

O dinamismo ocorre porque podem ser alterados massivamente ou personalizados de acordo com a jornada percorrida pelo usuário, feature disponível em algumas ferramentas de CMS. 

Se você deseja contar com uma agência especializada no assunto para aumentar a retenção de usuários no seu blog, entre em contato com a Conversion e converse com um de nossos consultores.

Escrito por Lucas Amaral

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