Tráfego Direto: o que é, qual a importância e como aumentar?

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

Tráfego direto é como chamamos o tráfego de um site que não pode ser rastreado, pois o usuário digitou a URL, clicou em um link não parametrizado ou há outras razões que impedem a identificação da origem.

Para quem trabalha com Marketing ou SEO, identificar de onde estão vindo os usuários do site é essencial para avaliar o desempenho das páginas e campanhas específicas, além de encontrar oportunidades de melhoria. Entre os canais de tráfego conhecidos, o direto é o que mais causa confusão, principalmente se representar uma parcela significativa do tráfego.

No entanto, é possível explorar maneiras de minimizar a ocorrência de tráfego direto e obter uma visão mais completa do desempenho do site, ou então aumentá-lo, se o seu objetivo estiver relacionado ao branding. Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é tráfego direto dentro do marketing digital?

Dentro do marketing digital, o tráfego direto refere-se ao tipo de tráfego que não pode ser atribuído a uma fonte de referência específica. No Google Analytics, o termo utilizado é “Direct” (Direto, em Português). Isso significa que o visitante chegou ao site sem passar por um canal identificável, como uma pesquisa no Google, um anúncio ou através de um e-mail marketing.

No print abaixo, você pode conferir como o Google Analytics 4 identifica os canais:

O tráfego é sinalizado como Direto nas seguintes situações:

  • Acesso pela URL: quando os usuários digitam diretamente a URL do site no navegador ou quando visitam um site com tanta frequência que o navegador salve a URL no histórico de navegação;
  • Links não parametrizados: Acesso ao site a partir de links não parametrizados ou referências em aplicativos que não permitem o rastreamento;
  • Documentos offlines: Acesso ao site a partir de documentos offlines (PDF, Word, etc);
  • Favoritos: se o usuário adicionou o seu site nos favoritos e acessou dessa forma, o Analytics vai reconhecer como tráfego direto;
  • Problemas de redirecionamento: no caso de cadeias de redirecionamentos quebrados, é possível não concluir o rastreamento da origem;
  • HTTP: atualmente, o padrão é HTTPS para sites. Com o certificado expirado ou com acessos a partir de páginas HTTP, o rastreamento pode não acontecer;
  • Atribuição incorreta do navegador: apesar de não ser comum, o navegador pode nem sempre identificar a origem do usuário.

Portanto, embora o tráfego direto possa ser uma fonte valiosa de visitas para um site, sua falta de rastreabilidade pode dificultar a avaliação da eficácia de determinadas estratégias de marketing digital, principalmente quando envolve SEO. 

Qual a importância do tráfego direto?

Se a parcela de tráfego direto não ocorreu por conta de problemas de rastreabilidade, ele representa visitantes que estão interessados ​​no seu site e conteúdo a ponto de saber escrever a URL ou tê-la salvo como um favorito. 

Ou seja, esses visitantes têm uma afinidade com sua marca e estão mais propensos a se engajar com seu conteúdo, produtos e ofertas. Além disso, o tráfego direto pode ser um indicador de sucesso de campanhas de marketing online e offline, como anúncios em revistas ou outdoors, que podem levar as pessoas a lembrarem da sua URL e acessá-la diretamente, sem necessidade de buscar no Google.

Como analisar o tráfego direto?

Para analisar o tráfego direto do seu site, você pode usar ferramentas de análise de tráfego, como o Google Analytics. Confira um tutorial rápido de como acessar no Analytics:

  1. Abra sua conta do Google Analytics e vá para a seção de relatórios de aquisição.
  2. Clique em “Visão Geral” e role a página para baixo até a seção “Canais”.
  3. Procure por “Tráfego direto” na lista de canais e clique nele.
  4. Você verá um gráfico que mostra o tráfego direto ao longo do tempo, bem como outras informações, como o número de sessões e a duração média da sessão.
  5. Para obter mais informações sobre o tráfego direto, clique em “Fontes de tráfego direto” na parte inferior da página. Isso mostrará quais URLs os visitantes digitaram para acessar seu site diretamente.

Você pode analisar esses dados para entender melhor a eficácia das suas campanhas de marketing — especialmente as realizadas offline — e o comportamento dos visitantes que acessam seu site diretamente.

Além disso, vale comparar o tráfego direto com outras fontes de tráfego, como busca orgânica, redes sociais e mídia paga para entender melhor a proporção de tráfego que vem de cada canal. Isso vai te ajudar a identificar quais canais estão trazendo mais tráfego para o seu site e onde você pode fazer melhorias.

Como aumentar o tráfego direto?

Se o seu objetivo é aumentar o tráfego direto a partir de campanhas de brand awareness, as dicas abaixo podem te ajudar. Mas lembre-se que é sempre melhor identificar a origem dos acessos de um site, está bem? 

Otimize o SEO do seu site

Investir em SEO nunca será uma má ideia. Com um site funcional, estruturado e que garante uma boa experiência do usuário, os visitantes serão impactados positivamente e terão motivos para voltar a acessar o site. 

É importante lembrar que SEO não é apenas sobre mecanismos de busca. Por isso, otimizar o site remete à construção de conteúdos úteis e de qualidade, fatores essenciais para tornar a marca queridinha.

Invista em conteúdo

Com a produção de conteúdo consistente, você estará dando bons motivos para os usuários voltarem a acessar o site. Por exemplo, eu salvo vários conteúdos e artigos que gostei nos favoritos, revisitando sempre que tenho dúvidas sobre o assunto. No Analytics da empresa, eu estarei listada no tráfego direto.

Divulgue nas redes sociais

Divulgar seu site ou páginas específicas nas redes sociais também é uma boa forma de receber tráfego direto. Apesar deste tráfego geralmente entrar como “social” ou “referral”, pode acontecer do aplicativo não permitir o rastreamento do usuário.

No entanto, a divulgação nas redes sociais é um fator importante para o brand awareness. Então, sempre que possível é interessante citar o site ou a URL para que fique na cabeça do público-alvo do seu negócio. Dessa forma, ao invés de procurar no Google os usuários podem chegar diretamente do navegador.

Invista em notícias no blog

Ter um portal de notícias é a melhor forma de receber tráfego direto. Isso porque as notícias demandam atualização constante, e o usuário que quer estar antenado e por dentro de tudo que acontece vai acessar com frequência um portal que fornece as informações que ele deseja. Eu tenho jornais específicos sobre SEO e Marketing salvos nos favoritos. E você?

Conclusão

Em resumo, o tráfego direto é uma fonte de tráfego interessante para qualquer site. Por vezes, pode representar a confiança que os usuários têm na marca e no site. Então, quando o objetivo é aumentar a consciência de marca, investir em estratégias de marketing que visem aumentar o tráfego direto do seu site é uma solução que faz bastante sentido para o momento.

Vale lembrar que o aumento do tráfego direto não é algo que acontece muito rapidamente, mas é o resultado de esforços contínuos e estratégias de marketing bem-sucedidas. Com a implementação dessas estratégias, você pode aumentar a conscientização da marca, fidelizar seus usuários e, por consequência, aumentar as conversões e o engajamento no site. Só não esqueça: nem sempre o tráfego direto é um sinal positivo. Análise sempre!

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.