Webinar: o que é, benefícios e como fazer um

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Já ouviu falar em webinar?

Provavelmente, você já conhece e até participou de um em algum momento.

É possível fazer webinars para objetivos diferentes, e isso permite mais flexibilidade e diferenciação em sua estratégia no tão competitivo mundo digital.

Vendas, leads e autoridade são apenas algumas das metas que você pode alcançar com um simples webinar.

E o melhor de tudo: é muito simples de fazer e barato!

Você precisa conhecer essa nova forma de interagir na web e aplicá-la em seu negócio.

Neste post, você aprenderá um pouco mais sobre o que é um webinar, seus principais benefícios e um passo a passo para fazer um que gere resultados promissores.

Confira!

O que é webinar ?  Entenda mais sobre o termo e como funciona

Webinar é uma videoconferência realizada, geralmente, ao vivo. É similar a um seminário, porém realizado em ambiente online.

Ele combina um dos formatos de conteúdo (vídeo) que os usuários têm mais preferência de consumir com o recurso altamente interativo de transmissão ao vivo que podemos utilizar em algumas mídias sociais.

O webinar pode ser utilizado de várias maneiras; uma delas é para divulgar algum produto/serviço novo no mercado.

Demonstrando suas características mais detalhadamente e comparando-as com outras opções no mercado, similar a um argumento de vendas, porém mais interativo e indireto.

Um outro formato de webinar que podemos fazer, é falar sobre tópicos relevantes ao público, com o propósito informativo, com um conteúdo de topo de funil, que acompanha sua persona desde seus primeiros passos na jornada de compra.

Os objetivos para quem veicula um webinar, em geral, são:

  • Aumentar os leads
  • Alavancar as vendas
  • Ganhar autoridade
  • Reconhecimento de Marca

Os webinars geralmente são veiculados ao vivo, pois esse formato permite maior interação com a audiência e engajamento.

Como dito antes, é como um seminário online, em que marcas e empresas utilizam ferramentas digitais, que permitem a divulgação de vídeos em uma data predefinida — falaremos sobre elas mais adiante.

O webinar é muito utilizado por empresas B2B (empresa para empresa) para divulgação e geração de reconhecimento no mercado.

Se você já assistiu a um webinar, sabe que para visualizar o conteúdo é preciso informar alguns dados, como nome e e-mail.

Dessa forma, a marca que produziu o webinar consegue estruturar uma grande lista de leads para e-mail marketing e outras estratégias.

O webinar não é um simples conteúdo, é um evento empresarial e, assim como qualquer evento, requer divulgação e um bom planejamento prévio.

Se bem utilizado, o webinar pode trazer ótimos resultados para sua empresa!

Benefícios de fazer um webinar

Como dito antes, o webinar utiliza o formato de conteúdo que os usuários têm preferência em consumir e que tem mais engajamento.

Ele permite interações diretas com o público-alvo, que pode compartilhar sua opinião e ponto de vista em relação a nossa marca, podendo nos dar insights importantes.

Além disso, o número de empresas que utiliza webinars em sua estratégia só cresce, e isso traz ótimos resultados para elas.

Logo, o webinar deixará de ser um diferencial competitivo para se tornar regra no meio digital.

Isso ocorre pois muitos estão percebendo que fazer um webinar pode resultar em grandes benefícios. Vamos falar um pouco mais sobre cada um.

Atração

Os vídeos são o futuro da produção de conteúdo.

Consumidores de conteúdo em vídeo cresceram muito nos últimos anos, e isso tende a continuar.

Segundo estudo da Provokers, em quatro anos, o consumo de vídeos na web cresceu 135%.

Outro estudo da Quintly diz que, no Facebook e Instagram, os posts que têm mais interação são aqueles em formato de vídeo.

Uma videoconferência como um webinar é mais atrativa do que muitas outras opções de conteúdo.

Além de ser fácil de consumir para os usuários, eles proporcionam uma experiência única e altamente interativa.

Interação

Comentários, curtidas e compartilhamento são apenas alguns meios de interagir com um vídeo.

Os usuários realmente interessados em seu conteúdo gostam de interagir e demonstrar o que acharam do vídeo, principalmente se o mesmo for de qualidade.

Não só isso, os vídeos são veiculado ao vivo, logo, a interação aumenta ainda mais.

É possível perguntar a opinião da audiência e sugerir ações de engajamento, para que a comunicação seja mútua e horizontal.

Além disso, é possível tirar as dúvidas de sua audiência em tempo real, encurtando e facilitando o processo de comunicação entre cliente e empresa.

Autoridade e reconhecimento

Além dos blogs e redes sociais, um webinar também pode participar de sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Assim como outros formatos de conteúdo, o webinar também tem um impacto significativo no,longo prazo, quando utilizado como conteúdo informativo, de topo de funil.

Com um conteúdo relevante em mãos, pensado em auxiliar os usuários, a tendencia é que, naturalmente,  os mesmos deem algo em troca como um feedback positivo, interações e compartilhamento.

Isso aumenta significativamente o alcance do seu webinar e, consequentemente, sua marca ganha reconhecimento e autoridade no mercado.

Leads

Além de aumentar o tráfego em seu site, o webinar permite que você organize uma grande lista de leads com os e-mails de quem consumiu seu conteúdo.

Os leads são essenciais para estratégias de marketing digital, como e-mail marketing e remarketing.

E os leads gerados com webinar são qualificados, ou seja, são contatos que têm interesse no seu negócio e que já estão dispostos a engajar com sua marca de alguma forma.

Vendas

Em alguns casos, os usuários podem ficar confusos em relação aos serviços de seu negócio e não entenderem como eles funcionam.

Com um webinar, é possível responder às dúvidas dos usuários demonstrando exemplos de uso e comparações na prática que podem influenciar na conversão dos clientes.

Além de ser mais fácil vender algo de maneira mais pessoal, com um apresentador que transmita confiança e convença a audiência de que seu produto é necessário.

E os webinars ajudam com isso. Sem precisar sair de seu lugar, você pode apresentar um argumento de vendas em vídeo e aumentar as conversões de sua empresa.

Como fazer um webinar ? Saiba como passo a passo

Infelizmente, muitos não criam um webinar por acharem o processo trabalhoso e complicado.

Porém, na prática, não é bem assim!

Criar um webinar é mais fácil do que parece e não são necessários muitos recursos para fazê-lo.

Mas, é claro, toda estratégia de sucesso requer um bom planejamento que considere vários aspectos.

Esse aspectos envolvem desde os objetivos e plataforma onde será veiculado o webinar até a experiência do usuário durante o mesmo.

Confira, então, como criar um webinar e os principais aspectos que você deve considerar antes, durante e após a produção do seu.

1. Determine seus objetivos com o webinar

Gerar leads, converter clientes, melhorar a imagem da marca e atrair novos potenciais clientes, como falamos anteriormente, são apenas alguns dos objetivos que podemos alcançar com o webinar.

Antes de criar o seu, você deve ter claro em mente exatamente o que quer com o mesmo, ou seja, quais objetivos e metas deseja atingir.

Ao ter isso claro, você já tem um direcionamento melhor para a produção, facilitando o processo de criação e veiculação do webinar.

2. Definição do tema

Em seguida, é importante saber o que será falado durante a apresentação, ou seja, um tema para seu webinar.

Confira uma lista com alguns temas comumente abordados, que você pode ter como base para definir o seu:

  • Lançamento ou relançamento de um produto
  • Explicação de um serviço que você oferece
  • Updates da empresa, divulgando  novos insights e projeções para o futuro
  • Inovações e novas revelações que impactam seu negócio e sejam relevantes à audiência
  • Respostas a dúvidas e um bate papo com dicas sobre sua área

Enfim, são vários os tópicos que podemos abordar.

É importante que você escolha um que esteja alinhado com os objetivos e metas de sua empresa, para ajudar sua empresa a alcançá-los.

Um webinar com objetivo de aumentar as conversões, por exemplo, deve ter como tema o próprio produto ou serviço a ser vendido, demonstrando como funciona na prática, fazendo comparações e destacando seus benefícios.

Lembre-se também de considerar o perfil de sua persona e como ela reagiria a determinados temas.

Escolha o tema mais relevante à persona de seu negócio para ter sucesso com seu webinar.

3. Escolha da data para veicular o webinar

Após definir tema e objetivos, escolha a data em que o webinar será exibido.

Para definir a melhor data, você deve considerar alguns fatores do comportamento de sua persona online.

Ao estudar como sua persona interage com os conteúdos, com que frequência e quando ela tem mais disponibilidade, é importante para que seu webinar seja veiculado no tempo adequado, que não interfira na rotina de sua persona.

Por exemplo, veicular um webinar às 13h em um ferido não é uma boa ideia. As pessoas  provavelmente estão ocupadas com outras atividade do dia a dia.

Mas lembre-se de que isso é apenas uma tendência, não há horário ideal para todas as pessoas.

Como dissemos, isso varia de acordo com sua persona especificamente, e você deve encontrar o horário ideal para ela especificamente.

4. Definição da plataforma

Após escolher o data de exibição, defina uma plataforma em que você exibirá o conteúdo.

Ao escolher uma, é importante considerar sua viabilidade para o público, ou seja, se é fácil para todos acessarem a plataforma, além das opções de interação e personalização.

São muitas as plataformas onde podemos exibir um webinar. Em geral, elas são intuitivas e você pode utilizá-las com facilidade.

Destacamos algumas delas a seguir para te ajudar. Confira:

  • Google HangOuts
  • Twitch
  • YouTube
  • WebinarJam
  • Facebook

5. Criação da landing page

Landing Page Conversion

Landing page é uma página que você utiliza exclusivamente para conversão dos usuários.

Nela estão contidas diversas informações do que será falado no webinar, além de um design atraente.

E, é claro, um formulário para que as pessoas se inscrevam e tenham acesso exclusivo quando ele lançar.

Ela deve conter um título atraente e calls to action que incentivem os visitantes a se inscrever.

Dessa forma, é possível criar expectativa pelo seu webinar no seu público e incentivá-lo a compartilhar seu conteúdo com outros interessados.

6. Divulgação

Chegou a hora de divulgar o seu webinar. Nessa etapa destaque todos os meios que você acredita serem importantes e que pode utilizar para divulgação como as redes sociais e outras mídias digitais onde seu público está mais presente.

  • Anúncios em redes sociais
  • E-mail marketing
  • Chamadas para a ação em seu próprio site

Esses são apenas alguns dos meios que você pode utilizar para divulgação, todos eles direcionando os usuários para sua landing page, para que, então, ocorra a conversão.

A divulgação é essencial para o sucesso do webinar e, por isso, você deve fazê-la da forma mais adequada possível, com anúncios atrativos e que gerem resultados.

7. Faça um roteiro do webinar

Roteiro do Webinar

É importante que você tenha em mente um cronograma com tudo o que será falado.

Ao fazer isso, você tem uma direção durante o webinar e o mesmo flui com mais facilidade.

Destaque as informações que serão mais relevantes e separe um tempo para perguntas e comentários – eles são muito importantes para que os usuários engajem com sua marca.

Além disso, é muito importante incluir a audiência no webinar, convidando os espectadores a interagir, para dar mais dinâmica ao webinar, deixá-lo mais interessante.

8. Design do webinar

Utilize elementos visuais, como imagens e gráficos, que ilustrem o que você está falando e ajudem os usuários a entender melhor sobre o assunto.

Isso contribui para a melhor experiência dos usuários, facilitando o entendimento e atribuindo mais dinâmica ao webinar.

Porém, não exagere nos elementos visuais ou use elementos aleatórios.

Muitos elementos podem causar uma poluição visual desagradável às pessoas, o que é ruim para a imagem de sua marca e pode resultar em um sentimento negativo em relação ao webinar.

Além disso, imagens aleatórias que não acrescentam nada sobre o que está sendo falado também são irrelevantes e desnecessárias. Por isso, evite-as.

Procure utilizar imagens objetivas e relevantes ao seu público.

9. Chegou a hora de apresentar

Apresentando o Webinar

É hora de colocar o planejamento em prática, mas não pense que acabou. Na veiculação do webinar, você também deve considerar alguns fatores.

Procure utilizar a linguagem mais adequada possível com seu público, para que ele se identifique com sua marca.

Não só a linguagem adequada, com elementos da fala de sua persona, fale também de maneira dinâmica e cativante, para não tornar o webinar monótono e desinteressante aos espectadores.

Seja claro e objetivo. Você não pode enrolar muito e deve compartilhar informações relevantes com os usuários.

Não cause a impressão de que está enrolando o usuário e não agregando nenhum novo conhecimento ao mesmo, isso é muito ruim para qualquer conteúdo e não traz bons resultados.

10. Avalie os resultados e divulgue mais!

Mesmo após ter feito o webinar, você ainda pode disponibilizá-lo no YouTube para outros e continuar divulgando ele e os próximos que virão.

Além disso, veja se você alcançou os objetivos que queria com o webinar analisando os resultados.

É importante avaliar o que deu certo e o que não deu no seu webinar para, da próxima vez, otimizar sua estratégia e torná-la mais completa.

Podemos reafirmar que é extremamente importante manter uma comunicação diversificada com seu público, procurando sempre diferentes maneiras de atraí-lo e aumentando a performance de seu negócio.

O webinar é, sem dúvida, uma dessas maneiras. Ele utiliza dois recursos essenciais da internet: interação em tempo real e conteúdos em vídeo.

Agora que você já sabe como fazer um webinar, aplique seus conhecimentos na prática e veja como isso pode te beneficiar!

Quer se aprofundar mais no assunto?

Confira nosso post sobre como monetizar vídeos no YouTube!

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