Webinar: o que é, benefícios e como fazer um

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Já ouviu falar em Webinar?

Provavelmente você já conhece e até participou de um em algum momento.

É possível fazer webinars para objetivos diferentes, e isso permite mais flexibilidade e diferenciação em sua estratégia no tão competitivo mundo digital.

Vendas, leads e autoridade são apenas algumas das metas que você pode alcançar com um simples webinar.

E o melhor de tudo: é muito simples de fazer e barato!

Você precisa conhecer essa nova forma de interagir na web e aplicá-la em seu negócio.

Neste post você aprenderá um pouco mais sobre o que é um webinar, seus principais benefícios e um passo a passo para fazer um que gere resultados promissores.

O que é webinar: entenda mais sobre o termo e como funciona

Webinar é uma videoconferência realizada, geralmente, ao vivo.

Nela, um palestrante/apresentador fala sobre algum produto ou assunto com o objetivo de aumentar seus leads, vender, ganhar autoridade, entre outros.

Após realizar o webinar, você pode disponibilizá-lo no YouTube para quem não viu.

O ideal é fazer ele ao vivo, pois a interação é muito maior.

Ou seja, é como se fosse um seminário online, em que marcas e empresas utilizam ferramentas digitais que permitem a divulgação de vídeos em uma data predefinida e ao vivo – falaremos sobre elas mais adiante.

O webinar é muito utilizado por empresas B2B (empresa para empresa) para divulgar algum produto/serviço novo, ou simplesmente compartilhar conhecimentos, gerando reconhecimento no mercado.

Como dito antes, um webinar atende a diferentes objetivos, que variam de acordo com a abordagem que você utiliza. Por meio dele, é possível participar de todas as etapas do funil de vendas.

Se você já participou de um webinar, sabe que para entrar em um e visualizar o conteúdo você deve, antes, informar seu e-mail.

Os e-mails dos inscritos podem ser registrados e utilizados para fazer e-mail marketing, por exemplo.

É como se fosse um evento empresarial totalmente online e, assim como qualquer evento, requer divulgação e um bom planejamento.

Se bem utilizado, o webinar pode trazer ótimos resultados para sua empresa!

Benefícios de um Webinar: o que ele pode trazer de bom para o meu negócio ?

O webinar é não só uma tendência no marketing digital, mas também requerimento para o futuro.

O número de empresas que utiliza webinars em sua estratégia só cresce, e isso traz ótimos resultados para elas.

Logo o webinar deixará de ser um diferencial competitivo para se tornar regra no meio digital.

Isso ocorre pois muitos estão percebendo que fazer um webinar pode resultar em grandes benefícios, e é sobre eles que falaremos agora.

Atração

Os vídeos são o futuro da produção de conteúdo.

Consumidores de conteúdo em vídeo cresceram muito nos últimos anos, e isso tende a continuar.

Segundo estudo da Provokers, em quatro anos, o consumo de vídeos na web cresceu 135%.

Outro estudo da Quintly diz que no Facebook e Instagram, os posts que têm mais interação são aqueles em formato de vídeo.

Mas o que isso tem a ver com webinar?

Como falamos antes, o webinar é uma videoconferência, logo, é mais atrativo para os usuários da web do que um texto de blog, por exemplo.

Interação

Comentários, curtidas e compartilhamento são apenas alguns meios de interagir com um vídeo.

Quando ao vivo, então, o engajamento dos consumidores aumenta muito.

Você pode tirar suas dúvidas em tempo real, encurtando e facilitando o processo de comunicação entre cliente e empresa.

Autoridade e reconhecimento

Não são apenas blogs que podem ser usados no marketing de conteúdo.

Um webinar também pode participar do processo ao falar sobre assuntos variados sem citar um produto ou serviço específico.

Caso o conteúdo seja de qualidade, as pessoas podem compartilhá-lo bastante, gerando reconhecimento e autoridade no mercado.

Leads

Além de aumentar o tráfego em seu site, o webinar permite que você organize uma grande lista de leads com os e-mails de quem consumiu seu conteúdo.

Vendas

Quando você apresenta um produto em pessoa, aumentam suas chances de convencimento, pois o público confia mais quando ele conhece a pessoa que está vendendo o produto ou serviço.

E os webinars ajudam com isso – sem precisar sair de seu lugar, você pode apresentar um argumento de vendas em vídeo e aumentar as chances de vender.

Como fazer um Webinar em apenas 9 passos

Para nosso alívio, não são necessários muitos recursos para criar um, é bem simples na verdade!

Você deve atentar-se a alguns aspectos apenas para planejar um bom webinar – pensando nisso, resolvemos fazer um passo a passo para criação de um.

1. Definição do tema

Primeiro você deve saber sobre o que falará no webinar – o tema varia de acordo com as necessidades de sua empresa e seus objetivos com o evento.

Um webinar com objetivo de vender algo, por exemplo, deve ter como tema o próprio produto ou serviço a ser vendido, demonstrando como funciona na prática, fazendo comparação e destacando seus benefícios.

2. Escolha da data

Após definir o tema, escolha a data em que o webinar será exibido.

Para definir a melhor data, escolha um dia em que seu público estará disponível, como feriados ou vésperas.

Além disso, o horário também é muito importante – 13h da tarde em um feriado, por exemplo, é um horário bem improvável de alguém assistir.

Mas isso varia de acordo com seu público específico.

3. Definição da plataforma

Após escolher o data de exibição, defina uma plataforma em que você exibirá o conteúdo.
São muitas as plataformas onde podemos fazer a exibição. Destacamos apenas algumas delas a seguir para te ajudar.

  • Google HangOuts
  • Twitch
  • YouTube
  • WebinarJam
  • Facebook

4. Criação da landing page

Landing page é uma página que você utiliza exclusivamente para conversão dos usuários.

Nela estão contidas diversas informações do que será falado no webinar, além de um design atraente e, é claro, um formulário para que as pessoas se inscrevam e tenham acesso ao webinar quando ele lançar.

Ela deve conter um título atraente e calls to action que incentivem os visitantes a se inscrever.

5.Divulgação

Chegou a hora de divulgar o seu webinar nas redes sociais e nos locais em que seu público está presente.

Você pode fazer a divulgação por meio de e-mail marketing, CTAs no seu próprio site e blog, anunciando nas redes sociais, entre outras maneiras.

A divulgação é bem importante, e você deve fazer isso via posts nas mídias sociais ou por e-mail, com informações relevantes e que chamem a atenção das pessoas.

6. Faça um roteiro

É importante que você tenha em mente um cronograma com tudo o que será falado no webinar.

Destaque as informações que serão mais relevantes e separe um tempo para perguntas e comentários.

Além disso, procure sempre interagir com quem está vendo o conteúdo, perguntando a opinião nos comentários e realizando pesquisas.

7. Design do webinar

Utilize elementos visuais, como imagens e gráficos, que ilustrem o que você está falando e ajudem os usuários a entender melhor sobre o assunto.

Porém, não exagere nem use elementos aleatórios.

Muitos elementos podem causar uma poluição visual desagradável às pessoas, e imagens aleatórias, que não acrescentam nada sobre o que está sendo falado, também são irrelevantes e desnecessárias.

8. Chegou a hora de apresentar

Agora você deve utilizar a linguagem mais adequada ao seu público possível, para que ele se identifique com você, e ter dinâmica na hora de apresentar os temas.

Seja claro e objetivo – você não pode enrolar muito e deve compartilhar informações relevantes com os usuários.

9. Avalie os resultados e divulgue mais!

Mesmo após ter feito o webinar, você ainda pode disponibilizá-lo no YouTube aos que não viram e divulgá-lo nas redes sociais.

Além disso, veja se você alcançou os objetivos que queria com o webinar analisando os resultados.

Podemos reafirmar que é extremamente importante manter uma comunicação diversificada com seu público, procurando sempre diferentes maneiras de atraí-lo e aumentar a performance de seu negócio.

O webinar é, sem dúvida, uma dessas maneiras – ele utiliza dois recursos essenciais da internet, que são interação em tempo real e conteúdos em vídeo.

Agora que você já sabe como fazer um webinar, aplique seus conhecimentos na prática agora mesmo e veja como isso pode te beneficiar!

Quer se aprofundar mais no assunto?

Confira nosso post sobre como monetizar vídeos no YouTube!

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