O que são as Meta Tags HTML e como elas impactam a sua estratégia de SEO?

As Meta Tags são elementos adicionados no código HTML de páginas de um site, descrevendo o seu conteúdo. Com esses dados estruturados, os algoritmos têm mais facilidade de entender e classificar o conteúdo.

As meta tags são códigos inseridos na seção <head>  do HTML e funcionam como coordenadas para os algoritmos dos mecanismos de busca, como o Googlebot, durante o processo de rastreamento, indexação e classificação das páginas.

Elas desempenham funções técnicas como gerenciamento de instruções para os robôs de busca, atribuição de autoria da página, controle de exibição em dispositivos móveis, entre outras responsabilidades.

Embora invisíveis para os usuários, esses dados são interpretados por:

  • Navegadores, que são responsáveis por renderizar as páginas;
  • Mecanismos de busca para indexação, rastreamento e ranqueamento;
  • Ferramentas externas, como Screaming Frog, Semrush e Google Search Console.

Temos outras tags importantes no contexto de SEO, como title tag e tag canonical, as meta tags operam internamente, definindo instruções técnicas ou descritivas dentro de si mesmas, sem depender de elementos externos. Por exemplo:

Importância das meta tags para o SEO

As meta tags são como um guia que ajuda os mecanismos de busca a entenderem exatamente do que o conteúdo do seu site se trata. Por isso, também são fundamentais para o SEO Técnico.

Antigamente, o caminho para o topo do Google era muito mais simples e passava diretamente por uma meta tag específica: a meta keywords.

Naquela época, a estratégia de ranqueamento se resumia a preencher esse campo com uma lista de palavras-chave, e os algoritmos, em sua simplicidade, frequentemente interpretavam isso como um sinal de relevância suficiente para impulsionar a página nos resultados.

E como aconteceu com outras táticas de SEO, os profissionais passaram a abusar da meta keyword, tornando-a irrelevante a ponto do Google recomendar ignorá-la complementarmente para fins de otimização.

Mas isso não significa que todas as meta tags perderam sua importância; na verdade, algumas continuam essenciais, como é o caso da meta description, meta robots e meta viewport.

Assim, mesmo em plataformas que simplificam a criação de sites (como WordPress ou Wix), otimizar essas tags garante que o Google e outros buscadores interpretem corretamente seu conteúdo.

Além disso, entender como funcionam as meta tags evita dependência excessiva de desenvolvedores

Imagine que o título de um post some misteriosamente — mesmo configurado no plugin do WordPress. Saber inspecionar o código para verificar se a meta description está presente pode ser a diferença entre resolver o problema rápido ou depender de terceiros.

Ou seja, esse conhecimento técnico não só otimiza o SEO do seu site, como também pode fortalecer sua autonomia no dia a dia.

Principais meta tags usadas em SEO

Conhecer e aplicar bem as principais meta tags é o segredo para destacar seu site nos mecanismos de busca e atrair mais visitas. Confira quais são as principais:

Meta description

Você sabia que a meta description costuma ser um dos primeiros contato do usuário com seu conteúdo nos mecanismos de busca? Ela é uma pequena descrição que funciona como um cartão de visita digital: resume o tema da página, inclui palavras-chave relevantes e convence o usuário a acessar seu conteúdo.

No código HTML, a Meta Description é inserida como:

  • <meta name=”description” content=”Sua descrição do conteúdo da página aqui!” />

Já na SERP, ela aparece logo abaixo do título da sua página:

A nossa dica de ouro é: mesmo que não impacte diretamente o ranking, uma descrição bem escrita melhora a experiência do usuário e sinaliza aos buscadores que seu site é relevante.

Por exemplo, ao invés de usar “Veja dicas de SEO”, experimente: “Descubra 5 estratégias de SEO técnicas para aumentar seu tráfego em 30 dias”. Qual parece mais digna de receber cliques para você?

Meta robots

As meta robots orientam os mecanismos de busca sobre como rastrear e indexar suas páginas. Dependendo da configuração, podem permitir ou bloquear a indexação, além de direcionar a forma como links e imagens são tratados. 

Algumas diretivas importantes incluem:

  • noindex: indica que a página não deve ser indexada.

<meta name=”robots” content=”noindex”/>

  • nofollow: indica que os links ao longo das páginas não devem ser seguidos.

<meta name=”robots” content=”nofollow”/>

  • none: combina as diretivas noindex e nofollow.

<meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”/>

<meta name=”robots” content=”none”/>

  • noarchive: não permite a exibição da página em cache.

<meta name=”robots” content=”noarchive”/>

  • unavailable_after: após determinada data e/ou horário, a página não deve mais ser indexada.

<meta name=”robots” content=”unavailable_after: 2025-01-01″/>

  • noimageindex: não permite a indexação de imagens presentes na página.

<meta name=”robots” content=”noimageindex”/>

Recomendamos que você revise periodicamente as meta tags robots para assegurar que o comportamento definido ainda faz sentido na estratégia de SEO. 

Em caso de migrações de site, mudanças no CMS ou lançamento de novas páginas, verifique se as diretivas continuam alinhadas com os objetivos atuais e se não estão bloqueando indevidamente páginas que poderiam trazer tráfego orgânico qualificado.

Meta viewport

No cenário atual, onde o acesso via dispositivos móveis domina, a meta viewport é indispensável. 

Sua função é instruir o navegador a adaptar a exibição da página ao tamanho da tela, garantindo que o site seja responsivo e ofereça uma experiência de uso perfeita. Sem a linha abaixo, sua estratégia mobile-first simplesmente não funciona:

  •    <meta name=”viewport” content=”width=device-width, initial-scale=1″>

Meta keywords: vale a pena usar?

As meta keywords são etiquetas que, no passado, indicavam aos buscadores os principais termos de uma página. No entanto, essa prática se tornou obsoleta. 

Devido ao abuso generalizado de keyword stuffing e práticas manipulativas, o Google anunciou oficialmente em 2009 que passou a ignorar completamente essa tag para fins de ranqueamento.

Google does not use the keywords meta tag in web ranking

Hoje, basta escolher palavras relevantes e estratégicas e usá-las sem exagero no seu texto para que os buscadores entendam do que o conteúdo se trata. 

Outras meta tags

Além das meta tags já mencionadas, existem outras que podem agregar valor à estratégia de otimização do seu site:

Notranslate

O Google traduz automaticamente títulos e descrições de páginas em idiomas diferentes do usuário. Através dessa meta tag, é possível bloquear a tradução do conteúdo.

Open Graph (OG)

As meta tags Open Graph ajudam a exibir títulos, descrições e imagens de forma mais atraente ao compartilhar links, ampliando a visibilidade em canais sociais.

Meta charset

Especifica a codificação de caracteres, garantindo que o conteúdo seja exibido corretamente em todos os dispositivos e navegadores.

Refresh/redirect

Pode ser usada em situações de redirecionamento temporário ou para recarregar a página em intervalos regulares, embora seja recomendável avaliar outras opções mais robustas (como redirecionamentos via servidor) para SEO.

Rating

Sites com conteúdo adulto devem usar a meta tag rating para classificar suas páginas adequadamente.

Essa tag sinaliza aos buscadores que o material se destina a maiores de 18 anos, permitindo seu correto tratamento por filtros como o SafeSearch do Google.

Title Tag e Tag Canonical são meta tags?

Embora sejam frequentemente confundidas por também estarem na seção <head> do HTML, a Title Tag e Tag Canonical não são meta tags.

Title Tag, ou Título SEO, é o que título que fica visível na aba do navegador e nos resultados de busca. Ela se parece assim no código:

  • <title> Seu título aqui </title>

O resultado é esse na SERP:

Por outro lado, a Tag Canonical ajuda os mecanismos de busca a identificar qual é a principal versão de uma página com conteúdo duplicado ou similar:

  • <link rel = “canonical” href = “https://exemplodepágina.com.br”/>

Ou seja, apesar de frequentemente agrupadas junto com meta tags, elas pertencem a categorias diferentes.

Quais são os atributos das meta tags?

As meta tags também possuem atributos que disponibilizam informações importantes para os sites:

  • Charset: este atributo especifica a codificação de caracteres utilizada na página. O HTML5 encoraja e indica o uso  do UFT-8 a todos os desenvolvedores de sites;
  • http-equiv: fornece informações ou valores do atributo content;
  • content: fornece o valor associado ao http-equiv e ao name;
  • name: especifica um nome ao elemento HTML. 

Como criar meta tags?

Há algumas formas de criar meta tags.

Se você dominar o básico de HTML e conhecer os atributos das metas tags — que apresentamos neste artigo —, basta ter acesso ao código do site para configurá-las como quiser.

Mas, é claro, hoje em dia o processo é muito mais fácil. 

Se o seu CMS for o WordPress, é só instalar plugins, como o Yoast ou RankMath, e otimizar suas meta tags diretamente nas ferramentas, sem precisar mexer com programação.

Outros CMS, como Wix, também permitem que a criação de meta tags seja feita por quem não tem conhecimento em códigos através das configurações do site.

Como visualizar e verificar as meta tags de uma página

Para assegurar que suas meta tags estejam corretas, é preciso tanto visualizá-las diretamente quanto verificá-las com ferramentas específicas. Aqui vão algumas dicas:

1. Visualização direto no código-fonte

Abra a página desejada em seu navegador, clique com o botão direito e selecione “Exibir código-fonte” (ou equivalente no seu navegador).

Procure por tags como <meta name=”description”> e <meta name=”robots”> para confirmar se os textos estão claros e alinhados ao que você decidiu anteriormente.

2. Ferramentas para análise on-page

Algumas ferramentas também podem ajudar a visualizar as meta tags.

O Google Search Console é a ferramenta mais indicada para identificar falhas críticas nas meta tags e na estrutura do site. 

No relatório de indexação, por exemplo, ele indica URLs bloqueadas por meta tags, como noindex. Ela também emite alertas que permitem corrigir rapidamente problemas que possam impactar a sua visibilidade orgânica.

Outra funcionalidade importante é a “Inspeção de URL”, que simula como o Googlebot enxerga uma página específica, facilitando a verificação de meta tags.

Já ferramentas como o Screaming Frog escaneiam todo o site e lista tags problemáticas (como H1 repetidos ou meta descriptions idênticas em URLs diferentes). O Semrush também é útil nesse contexto.

Para uma verificação rápida, extensões como SEO Meta in 1 Click e Detailed SEO Extension exibem as principais tags diretamente na página, sem precisar acessar o código.

3. Conferência de título e descrição na SERP

Outra dica é usar a própria página de resultados. 

Para isso, digite o comando “site:seudomínio.com.br” no Google para ver como o buscador está exibindo suas páginas:

Depois, basta conferir se o título e a descrição correspondem ao que foi definido. Se o buscador reescreveu suas tags, é um sinal de que elas não são suficientemente claras ou relevantes

Por exemplo, se sua meta description foi substituída por um trecho do conteúdo, talvez o texto que você escolheu não esteja comunicando o valor da página para aquela busca específica.

Meta tags são uma ponte entre técnica e resultado

As meta tags são ferramentas estratégicas que conectam seu site aos mecanismos de busca e, principalmente, aos usuários. 

Elas traduzem a essência do seu conteúdo para os robôs do Google, definindo não apenas o que sua página oferece, mas também como ela deve ser interpretada e exibida.

Como profissional de SEO, dominar essas tags vai além da teoria: inspecionar o código-fonte, corrigir títulos duplicados e ajustar meta descriptions são passos que impactam diretamente a visibilidade do site.

Se quiser explorar e entender ainda mais sobre o assunto, recomendo a leitura dos seguintes artigos:

Foto de Escrito por Diego Ivo

Escrito por Diego Ivo

Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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Diego é CEO da Conversion, agência Líder em SEO e especializada em Search. Possui mais de uma década de experiência no mercado digital e é um dos principais experts no Brasil em SEO.

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