Saiba o que o Rank Math pode fazer pelo SEO do seu website

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Plugin oferece múltiplas funcionalidades para facilitar as atividades de SEO

O Rank Math é um dos mais completos plugins de SEO para WordPress. Com mais de um milhão de instalações e uma nota média de 5 estrelas no CMS, traz utilidades para profissionais das áreas de SEO on-page, SEO off-page, SEO técnico, SEO para conteúdo e SEO local. Ou seja, uma série de atividades para que um website seja bem-visto aos olhos dos buscadores. 

Porém, é sempre válido lembrar que as recomendações de ferramentas automáticas não devem ser seguidas à risca. Assim como outros plugins, o Rank Math é uma plataforma de apoio, que não se compara ao olhar humano especializado. 

Se você quer saber o que é e como utilizá-lo para acelerar e facilitar seus processos de SEO, chegou ao lugar certo. Neste texto, descubra o que o Rank Math pode fazer pelo seu site. 

O que é o Rank Math?

Rank Math é um plugin para WordPress que agrega uma série funcionalidades voltadas à otimização para mecanismos de busca (SEO)

Entre elas, a adequação de textos às melhores práticas de ranqueamento de buscadores, inspeção de indexação de URLs, análise de métricas e criação de sitemap. 

Quais são as funcionalidades do Rank Math?

A ferramenta Rank Math proporciona um conjunto de orientações que privilegiam a otimização de um site ou blog. A seguir, saiba quais são as principais. 

Blog posts

Um dos recursos mais utilizados do Rank Math é a feature voltada à criação de conteúdo. Ao publicar um texto no blog, uma aba lateral traz uma série de indicações de melhorias que podem ser realizadas, como densidade da palavra-chave principal, utilização e sugestão de keywords relacionadas e perguntas e previews de aparição na SERP, snippets ou posts em redes sociais. 

Por meio de uma atribuição que utiliza inteligência artificial, também é possível receber recomendações acerca de número de caracteres em diferentes elementos, como o corpo do texto, subtítulos e meta descrições. 

Outra funcionalidade interessante para blog post é a possibilidade de visualização de todas as palavras-chave para as quais ele ranqueia. Com essa informação em mãos, é possível reotimizar o texto para aparecer para outros termos ou fortalecer aqueles para os quais já está classificado.

Além disso, também ajuda na linkagem interna, sugerindo opções de links internos e externos para inclusão no material. 

pontuação dos artigos no Rank Math

Imagem: Rank Math

Modelos de postagem

Páginas podem aparecer em diferentes formatos. Pensando nisso, o Rank Math oferece uma vasta gama de variações, incluindo artigos, cursos, divulgação de vagas, serviços, produtos ou receitas. Além disso, há a possibilidade de criar modelos personalizados que podem ser reutilizados ou importá-los de outros websites. 

Tudo isso com foco na aparição na SERP, incluindo moldes que oferecem a aparição com rich snippets, com recursos adicionais como vídeos, avaliações, preço e “as pessoas também perguntam”.

Imagem: Rank Math

Cards

Os cards são recursos ativados na página de resultados em casos específicos, dependendo da intenção de busca do usuário

O Rank Math também oferece opções de personalização dessa feature, como no caso do Perfil de Empresas do Google para negócios locais ou gráficos de conhecimento, frequentemente vistos nos cartões da Wikipedia. 

cards

Imagem: Rank Math

Imagens

O Rank Math pode, também, automatizar o SEO para imagens. Assim, são adicionados textos alternativos e outros atributos textuais para as imagens que não foram complementadas manualmente.

Monitoramento de ranking

Essa ferramenta também auxilia na visualização recorrente da classificação de palavras-chave nos motores de busca. Essa lista é acompanhada de dados sobre impressões, cliques e variação do posicionamento. 

monitoramento de keywords do rank math

Imagem: Rank Math

Análise de métricas

Ao integrar a ferramenta com o Google Search Console, é possível visualizar painéis contendo métricas relevantes acerca da performance do site. Isso possibilita o acompanhamento do crescimento de páginas individuais ou coletivamente, trazendo insights para ajustes estratégicos. 

análise de metricas do Rank Math

Imagem: Rank Math

Indexação

Muitas vezes as páginas de um site não são indexadas no Google ou há certa demora para a indexação. O Rank Math traz detalhes sobre a última varredura e identifica potenciais problemas que fazem com que as páginas não sejam incluídas nos resultados de busca. 

Imagem: Rank Math

Tendências

O Rank Math possui uma integração com o Google Trends para avaliação de volume de buscas durante um determinado período, assim como para comparar diferentes palavras-chave. Com isso, é possível avaliar termos em alta para direcionar a produção de conteúdo. 

Painel principal do Rank Math

Imagem: Rank Math

New call-to-action

Sitemap

Os sitemaps são enviados diretamente ao Google para facilitar a indexação. A ferramenta cria esse documento automaticamente no formato XML. O material também pode ser customizado, inclusive possibilitando a formatação para acelerar a indexação de notícias ou vídeos. 

Sitemap XML do Rank Math

Imagem: Rank Math

Requisitos técnicos

Outra atribuição que facilita a vida dos profissionais de SEO é a possibilidade de realizar ações em massa para inserção de tags index, noindex, nofollow, canônicas e redirecionamentos

painel técnico do rank math SEO

Imagem: Rank Math

Velocidade de página

O Rank Math facilita a visualização de detalhes sobre a velocidade de carregamento das páginas, tanto no mobile quanto no desktop. 

Não há dúvidas que o Rank Math facilita o trabalho de equipes e profissionais de SEO. No entanto, essa ferramenta precisa ser utilizada com consciência para potencializar os resultados. 

Se você deseja contar com uma agência especializada em SEO para auxiliá-lo em suas ações de otimização, entre em contato com a Conversion.

Assine nossa Newsletter:

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Escrito por Lucas Amaral

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.