O que são links dofollow e qual a importância deles

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

Quando o assunto é SEO, escutamos vários termos diferentes durante o dia a dia e que podem impactar diretamente nos resultados do nosso trabalho. Um desses termos é o dofollow. 

Muito comum em campanhas de link building, o atributo dofollow é queridinho e muito desejado pelos profissionais de SEO. Continue a leitura para saber sobre a sua importância!

Links dofollow enviam um sinal aos mecanismos de busca, como o Google, para seguirem o link mencionado. Ou seja, se alguém inserir um link externo com dofollow numa página, o Google entende que há uma relação de confiança.

Afinal, se dizemos ao buscador que está tudo bem associar o nosso domínio a outro, há também uma transferência de autoridade entre os sites, o que reflete diretamente na autoridade de domínio do site que recebeu o link dofollow.

Esta é a aparência de um link dofollow:

<a href="seusiteaqui.com">Exemplo de Link Dofollow</a>

Como é possível observar, não há nenhuma menção ao atributo dofollow no código. Isso porque quando uma página menciona um link, o padrão é que seja permitido para o robô seguir.

Abaixo, falaremos mais sobre a importância dos links dofollow em estratégias de SEO.

O link dofollow é de extrema importância em estratégias de SEO, principalmente as que envolvem link building. Isso porque, como explicado acima, ao utilizar o dofollow repassamos autoridade do nosso site para outro.

Além disso, também possibilita que o crawler rastreie novas páginas a partir do site que as mencionou.

Por isso o dofollow é desejado por profissionais de SEO: se domínios com uma boa autoridade citam a sua página usando dofollow, é enviado um sinal para o Google sobre a relevância daquela página, possibilitando uma melhoria no posicionamento orgânico. 

É importante lembrar também que a conquista de backlinks de qualidade é um fator de ranqueamento, portanto, podemos considerar links dofollow essenciais para alcançar resultados positivos com SEO.

Enquanto links dofollow dizem para os mecanismos de busca seguiram um link, o nofollow é o oposto. Segundo o Google, o atributo nofollow deve ser utilizado quando não queremos que o robô associe e nem rastreie a página citada.

Dando um exemplo prático: se durante a redação de um texto eu fizer menção a um site que não quero associar minha marca ou, então, simplesmente não quero repassar autoridade entre os domínios, o uso do nofollow é indicado.

O atributo nofollow foi criado, inicialmente, para ajudar a combater o spam de comentários. No entanto, em pouco tempo o atributo passou a ser utilizado também para sinalizar links patrocinados ou publicidade, forçando o Google a criar mais dois tipos de atributo: 

  • rel=”sponsored”: utilizado para identificar links que foram criados como parte de anúncios, patrocínios ou outros contratos de compensação.
  • rel=”ugc”: UGC significa “Conteúdo gerado pelo usuário”, sendo recomendado pelo Google para links como comentários e postagens de fóruns.

Sendo assim, links com atributo “rel” em geral não são seguidos pelos mecanismos de busca. Confira como identificar um link nofollow:

<a rel="nofollow" href="seusiteaqui.com">Exemplo de Link Nofollow</a>

Há algumas formas de verificar os links do seu site, tanto os que você criou quanto os que recebeu. Falarei sobre cada uma delas a seguir:

Verificação manual por nofollow

A verificação manual é uma das formas mais simples, além de gratuitas, de conferir os links nofollow de uma página. É só ir até a página desejada, clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Exibir código fonte da página”.

Se você usar Windows, basta utilizar o Ctrl + U. No Mac, o atalho é ⌘-Option-U.

Com o código fonte exibido na sua tela, basta pesquisar pelo termo “nofollow”. Dessa forma, podemos conferir todos os links que não são seguidos naquela página. 

No entanto, vale dizer que esse método, apesar de simples e gratuito, não é escalável. O ideal é usá-lo apenas em situações excepcionais e com poucas páginas

Verificação pelo Google Search Console

Nem todos sabem, mas é possível verificar os links internos e externos de um site no Google Search Console. O recurso está disponível na barra lateral esquerda do GSC e se chama “Links”:

Em “Links”, observe que há alguns relatórios: links externos, links internos, principais sites com links e principais termos com links. Aqui não há distinção entre dofollow e nofollow, ou seja, independente da atribuição o link aparecerá no Search Console.

É uma ferramenta bem interessante (e gratuita!) para descobrir quais sites citam os seus conteúdos e quais páginas do seu site mais possuem backlinks. 

Além disso, vale usar o recurso para validar ações e estratégias de link building, por exemplo. 

Verificação através de extensões do navegador

Uma forma também fácil e interessante de verificar links de uma página é utilizando extensões do navegador, como Detailed SEO Extension e SEO Quake. Essas ferramentas permitem encontrar rapidamente os links de uma página, incluindo dofollow e nofollow. 

Verificação através de ferramentas pagas

Além das opções descritas acima, há ferramentas pagas que possibilitam a verificação de links também de forma muito simples, como Semrush e Ahrefs. Ambas ferramentas possuem recursos de análise de backlinks e também ajudam a encontrar oportunidades de backlinks e parcerias de link building.

No Semrush, o recurso chama-se Domain Analytics. Enquanto no Ahrefs, é o recurso Explorador de sites.

Para receber mais links dofollow que fortaleçam a autoridade do seu site, é preciso construir e publicar conteúdos de qualidade, úteis e que sejam compartilháveis. 

Atualmente, sabemos que estratégias como guest post, troca de links e, principalmente, compra de links, não são práticas recomendadas pelo Google. Por isso, é necessário se destacar com conteúdos que façam outras pessoas e sites quererem mencionar.

Uma das formas mais estratégias para criar conteúdos de qualidade e compartilháveis é investir em pesquisas de mercado e estudos que possam interessar a indústria da qual você faz parte. E, através disso, utilizar estratégias de link building com assessoria de imprensa: o Digital PR. 

Conheça o Data Driven PR

A Conversion, maior agência de SEO do Brasil, é especialista quando o assunto é gerar interesse da indústria e imprensa com dados. 

Através do serviço Data Driven PR, a Conversion ajuda os seus clientes a construírem relevância no mercado a partir de dados e pesquisas.

Sendo assim, podemos dizer que é um serviço de assessoria de imprensa com um diferencial: um dos seus objetivos é conquistar links dofollow, ou seja, que distribuam autoridade para os sites mencionados. 

Conclusão 

Como ficou claro no decorrer do texto, os links dofollow são aqueles que dão um voto de confiança ao site externo, sendo essenciais para conquistar bons resultados no Google.

Isso porque o buscador, desde o seu princípio, utiliza os links para encontrar e rastrear novos sites. Facilitar o trabalho do crawler, portanto, é muito positivo quando feito da maneira correta — sem envolver black hat ou outras técnicas não indicadas pelo Google.

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Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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