Conheça as melhores estratégias de marketing orgânico para o seu negócio

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Táticas visam reduzir gastos com mídia paga e fidelizar a audiência

Houve uma verdadeira revolução das estratégias de marketing com o surgimento da web. Formatos de mídia tradicionais, como os comerciais de TV e outdoors, deram espaço às ações digitais. 

Assim, durante muito tempo, os anúncios foram alvo de boa parte dos investimentos. Contudo, alguns fatores — como o fim dos cookies e a necessidade de embaratecer custos — convergiram para um novo tipo de abordagem: o marketing orgânico

Seu principal objetivo é apostar em conexões genuínas, que ocorrem naturalmente, com respeito à jornada do usuário. Ou seja, sem a intervenção propagandística, considerada invasiva. 

Nesse cenário, os ads não saem de cena, mas passam a ser utilizados de maneira planejada em ações pontuais. Simultaneamente, as táticas orgânicas atuam como uma forma de estabelecer vínculos entre marcas e consumidores. 

Mas, afinal, quais estratégias de marketing orgânico se apresentam como opções? Nas linhas a seguir, descubra como se aproximar das pessoas e gerar receita.

Quais são as principais estratégias de marketing orgânico?

A principal ideia do marketing orgânico é reduzir gastos com mídia paga, o que permite o redirecionamento de verba para melhoria de produtos, serviços e ações de marketing. 

Na internet, os anúncios têm seus pontos positivos, como a velocidade de retorno. Do outro lado da moeda, a mídia orgânica se apresenta como solução para estabelecimento de vínculos duradouros, sendo considerada uma estratégia de longo prazo. Ou seja, na criação de audiência fixa que gera retorno recorrente e sustentabilidade ao negócio.

A seguir, conheça as mais modernas táticas de marketing orgânico para encantar clientes e prospects.

  1. Branding

É difícil falar em marketing orgânico sem tratar de branding. Uma marca precisa estabelecer-se como referência no mercado e proporcionar boas experiências para sua audiência. 

Ou seja, proporcionar momentos memoráveis para as pessoas a cada interação. Isso inclui estratégias realizadas no ambiente digital e na esfera real. Blog, site, loja virtual, redes sociais, email marketing, eventos, marketing de guerrilha, comunicação visual e, claro, experiências com o produto ou serviço. 

Ao trabalhar técnicas que estimulem a percepção positiva da marca, tem-se o cenário perfeito para a conquista e fidelização de clientes. 

  1. Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia vital para o marketing orgânico. É responsável por prestar um serviço à comunidade, atuando também como combustível para as ações de inbound

As peças criadas têm a função de atrair, converter e, muitas vezes, fechar o negócio. Nesse ciclo, é o principal meio de comunicação para manter usuários engajados, próximos e leais à marca.

  1. SEO

A otimização para mecanismos de busca (SEO) é uma prática que visa otimizar páginas de um site para que conquistem boas posições em buscadores como Google e Bing. Essas táticas atuam como atalhos para atrair e converter visitantes, gerando novas oportunidades de negócios. 

A maior parte dos usuários, diante de uma dúvida, recorre a tais mecanismos. Portanto, deve-se oferecer respostas para essas perguntas. 

  1. PR (Relações Públicas)

Ações voltadas às relações públicas utilizam-se de espaço alheio para melhoria da reputação, incluindo veículos de imprensa, canais digitais e organizações governamentais. Naturalmente, toda referência em canais externos geram ganhos em autoridade. 

Isso fortalece não apenas a imagem da marca como uma fonte confiável, mas também gera benefícios práticos, como no caso dos backlinks

Atualmente, existem atividades que aliam as relações públicas e a assessoria de imprensa à inteligência de dados, o que possibilita a identificação de canais-alvo e a criação de conteúdo útil para suas audiências. Funcionando, assim, como ímãs de referências.

  1. Anúncios estratégicos

Embora o marketing orgânico seja visto como uma oposição aos anúncios, ambos têm muito a contribuir para a instauração de uma marca sólida. 

Contudo, a lógica de redução de investimentos para se aproveitar de ações espontâneas se mantém. O que ocorre, neste caso, é que os anúncios se tornam mais estratégicos, utilizados para acelerar resultados.

  1. Viralização

Conteúdos virais podem aparecer em diferentes formatos: vídeo, texto, áudio, imagens, PDFs. E também em múltiplos canais, embora o efeito de difusão se propague mais rápido nas redes sociais. 

Assim como os anúncios, eles agilizam processos morosos de obtenção de audiência, com o diferencial de ocorrerem sem a necessidade de pagamento. 

  1. Comunidade

A criação de comunidades permite a aproximação entre clientes e marcas, estabelecendo redes de contato que estimulam o boca a boca e a retenção. 

Nos casos em que há uma boa imagem de marca, tais comunidades surgem sem esforços da marca. Porém, existem meios para fomentar, elegendo inclusive representantes internos para dialogar com esses grupos. 

  1. Storytelling

O storytelling é uma técnica que faz uso da empatia para elaboração de histórias que condizem com os valores, desejos e necessidades do público. 

Ela pode ser utilizada em diferentes escalas, de um único blog post a uma estratégia completa de branding, por exemplo. Histórias encantam e convertem. Sendo assim uma das mais poderosas aliadas do marketing orgânico. 

  1. CRM

Os sistemas de CRM (Customer Relationship Management) armazenam dados sobre usuários e grupos. Esse software traz à luz a possibilidade de personalização da mensagem. 

Na era digital, há uma grande diversidade de perfis de usuários. Ao dialogar de maneira direcionada a cada público, as conversas se tornam mais naturais. 

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Escrito por Lucas Amaral

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