Como otimizar sua estratégia de SEO com links externos

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

O que são links externos?

Links externos são hiperlinks que apontam de uma página em um domínio para uma página em outro domínio diferente. Eles servem como pontes entre diferentes sites, criando uma rede de informações e referências na internet.

Quando apontam para o seu site, eles também são chamados de backlinks ou links de entrada, já que transferem tráfego e autoridade entre páginas. 

Fazendo uma comparação, podemos imaginar esses links como votos: cada link externo que chega ao seu site é como um voto de confiança na qualidade do seu conteúdo.

Por exemplo, um e-commerce de beleza pode adicionar links externos para resenhas dos produtos feitas por blogueiras sobre seus produtos, o que irá agregar na jornada de compra, ajudando o usuário a decidir a respeito do produto.

Esses hiperlinks desempenham um papel crucial no SEO, pois são um dos fatores que o Google usa para entender a relevância e a autoridade de uma página ou site. 

Um site com muitos backlinks de qualidade pode ser visto como mais valioso para os usuários, o que aumenta as chances de alcançar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Construir uma estratégia sólida de link building é essencial para ganhar visibilidade online e melhorar o engajamento do usuário, pois quando outros sites de alto valor percebem e recomendam seu conteúdo através desses links, sua credibilidade cresce aos olhos dos algoritmos de busca.

Qual é a diferença entre um link externo e um link interno?

A nomenclatura “link externo” é utilizada para diferenciação desse tipo de hiperlink dos links internos. Como o próprio nome diz, o link externo é qualquer link fora do controle do seu próprio site. Ou seja, em páginas de terceiros. 

Em uma definição rígida, podem ser considerados links externos todos os links presentes na web. Contudo, é uma convenção dentro do universo de SEO a utilização do termo para se referir a links posicionados em páginas externas que apontam para as páginas internas de um domínio. 

Os links internos, por sua vez, são aqueles que estão sob controle do administrador. Em outras palavras, páginas internas que apontam para páginas internas. 

Qual é a importância dos links externos para SEO?

Links externos são essenciais para o bom posicionamento de um site nos resultados de busca. Eles funcionam como sinais de confiança, indicando aos mecanismos de busca que o conteúdo é relevante e digno de ser compartilhado.

Essa referenciação por meio de links cria uma rede que aumenta a visibilidade do site e influencia positivamente a sua autoridade online. Por meio do link building, uma das principais técnicas de otimização SEO, sites obtêm esses valiosos backlinks que ajudam a melhorar o ranking nas pesquisas.

Cada hiperlink recebido, desde que seja de uma página de autoridade e contextualmente relevante, conta como uma recomendação para os algoritmos de busca. Isso porque o Google e outros buscadores interpretam links externos como indicadores de qualidade e popularidade do conteúdo.

Seguindo o exemplo dado acima, ao adicionar os links das resenhas nas páginas do produto, o e-commerce diz ao Googlebot que aquela página é confiável e seu conteúdo é de qualidade, além de ajudar o robô na etapa de rastreamento.

Além disso, vale mencionar que os links externos afetam duas métricas importantes para sites: o Domain Authority (DA) e Page Authority (PA). Por isso, esses links são vitais para sites que desejam crescer. 

Dessa forma, os links externos que o seu site aponta e os que apontam para você devem ser, sempre que possível, estratégicos e de acordo com os seus objetivos de link building.

Portanto, uma estratégia eficaz em marketing digital deve focar no ganho desses links para potencializar o engajamento do usuário e impulsionar a indexação das páginas. A otimização do site através deste método não só fortalece sua presença online como também contribui para um aumento significativo no tráfego orgânico.

Como escolher os links externos a serem trabalhados?

A definição de quais links externos devem entrar em uma campanha de link building depende totalmente dos objetivos a serem alcançados. São exemplos de campanhas:

  • Aumentar a quantidade de domínios que referenciam o seu site;
  • Aumentar a quantidade de backlinks;
  • Aumentar o ranqueamento de palavras-chave na SERP;
  • Aumentar cliques em palavras-chave de marca.

Então, o primeiro passo para escolher o link é definir o objetivo da campanha. Caso seja algo voltado para branding, o ideal é escolher um link que fale da empresa ou dos produtos. 

Através disso, a sua estratégia será voltada para que o link escolhido receba mais menções pela Web, aumentando sua relevância na SERP e sua autoridade de página. 

Dependendo da estratégia, a campanha também pode impactar os objetivos do negócio, como aumentar o número de conversões a partir do link de referência. Quem não gostaria disso, não é?

Agora, se a dúvida for quais links de sites externos escolher para a sua página, depende do quanto eles irão agregar ao seu conteúdo. Além disso, o ideal é conferir o site para analisar se os conteúdos produzidos são de qualidade e garantir que a menção não afetará o seu site.

Apesar de não haver uma regra geral, é importante levar em conta alguns critérios na hora de escolher os links externos. 

  • Priorize sites com alta autoridade. Busque hiperlinks em páginas que tenham credibilidade e um bom ranking no Google. Sites confiáveis passam mais autoridade para o seu.
  • Verifique a relevância do conteúdo. Selecione links de páginas que compartilhem assuntos relacionados ao seu nicho, garantindo assim que os links sejam benéficos para a otimização de SEO.
  • Analise o tráfego do site externo. Inclua links de páginas que tenham um alto volume de tráfego orgânico, pois isso indica popularidade e potencial para atrair visitantes para o seu site.
  • Evite sites penalizados. Assegure-se de que os sites externos escolhidos não estejam penalizados pelo Google. Caso contrário, podem prejudicar seu ranking.
  • Diversifique as fontes dos links. Não dependa apenas de poucos sites para obter backlinks. Uma maior variedade contribui para estratégias robustas de SEO.
  • Use palavras-chave estrategicamente. Quando for possível, inclua palavras-chave relevantes no texto âncora dos backlinks, sem exagerar na otimização, mantendo a naturalidade.
  • Avalie a qualidade do link building dos concorrentes. Pesquise quais sites estão linkando para seus concorrentes e considere abordá-los como parte da sua estratégia.
  • Considere o engajamento do usuário. Prefira sites onde os usuários são ativos, comentam e compartilham conteúdos. Isso pode influenciar positivamente o algoritmo de busca.
  • Utilize ferramentas especializadas. Empregue recursos como Ahrefs ou Google Search Console para identificar oportunidades valiosas e monitorar seus backlinks.
  • Construa relações duradouras. Desenvolva parcerias com outros produtores de conteúdo e veículos de imprensa visando o constante relacionamento para produção de materiais.

Existe um limite de links externos por página do site?

Não existe um limite de links externos (ou internos!) por página. 

No entanto, isso por vezes é difundido na Web, porque em 2008 constava nas Diretrizes dos Webmaster que páginas com centenas de links poderiam ser penalizadas. 

Isso mudou em 2013, quando Matt Cutts do Google postou um vídeo dizendo que não existe limite.

Mas isso não significa que seja uma boa prática enfiar um monte de links em uma página. É preciso ter bom senso. No vídeo, Matt Cutts também sinaliza algo importante: a relevância da página que detém os links será dividida entre todos os links que ela menciona. Ou seja, quanto mais links em uma página, menos relevância você estará passando para elas.

Por isso, o site Backlinko indica ter até 5 links externos por página, sempre incluídos de forma contextual e natural.

Quais os principais cuidados ao usar links externos no site?

Ao utilizar links externos no seu site, é preciso levar em consideração as boas práticas do Google. Confira os principais cuidado abaixo:

Troca de links e compra de links

Apesar de ainda muito utilizada por profissionais de SEO, tanto a troca de links como a compra são consideradas black hat pelo Google. Isso porque a empresa valoriza links contextuais e naturais, e quando há alguma troca envolvida, deixa de ser.

Recentemente, foi lançado o Google Search Essentials, com novos exemplos e diretrizes relacionados à busca orgânica. Veja dois pontos de destaques que citam a prática de spam por links:

  • Comprar ou vender links com fins de melhorar o posicionamento (seja permuta, pagamento, envio de produto);
  • Fazer muitas trocas de links (“Adicione um link para mim, e eu adiciono um link para você”) ou criar páginas de parceiros com o objetivo único de criar links cruzados;
  • Utilizar programas ou serviços que criam links para o seu site;
  • Links de baixa qualidade para sites de diretório ou favoritos;
  • Comentários em fóruns com links otimizados na postagem ou assinatura.

Uso de links quebrados 

Outro cuidado muito importante no uso de links externos tem a ver com uma parte mais técnica do SEO: os links quebrados. 

É muito comum durante a construção de um texto que links externos sejam mencionados para dar mais autoridade ao artigo, por exemplo. E é ainda mais comum que, com o passar do tempo, este link deixe de existir ou mude de lugar.

Assim, ao fazer uma varredura do site com o crawler, notamos no relatório a existência dos links quebrados derivados de links externos. 

Por isso, é muito importante analisar o site e a página antes de utilizar o link externo para garantir a qualidade do conteúdo e dor de cabeça posteriormente com a limpeza deles.

Como fazer a linkagem externa do site corretamente?

Na hora de utilizar links externos, devemos informar ao Google a relação da nossa página com a vinculada utilizando o atributo “rel” dentro da tag <a>. Veja o exemplo abaixo:

<a rel=”sponsored” href=”site.com/exemplo”>Página de Exemplo</a>

Sendo assim, há três tipos de atributos que podem ser utilizados na linkagem externa para ser feita corretamente e seguindo as boas práticas do Google:

Publicidade

Quando o link externo for uma publicidade, devemos marcar com o atributo rel=”sponsored”.

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Em casos de conteúdos gerados pelo usuário, que é o caso de comentários no blog e postagens em fóruns, o ideal é marcar com o atributo  rel=”ugc”.

Por último, em situações onde queremos mencionar um link externo mas não queremos que o Google associe o site a página vinculada, basta utilizar o atributo nofollow, Ou seja, o rel=”nofollow”.

Em plataformas como WordPress, é possível marcar os links sem precisar mexer no código da página, pois o editor CMS já tem essa opção.

Como gerenciar os links externos do site?

Para gerenciar os links externos do seu site, tanto os que são apontados para você quanto os que você aponta, é bem simples. Veja como gerenciar abaixo:

Google Search Console 

O Google Search Console possui um relatório bem interessante para quem busca por informações sobre links externos. O relatório chama-se “Links” e pode ser encontrado na lateral esquerda da plataforma, logo acima de “Configurações”.

Através do relatório, podemos conferir quatro seções:

  • Links externos: páginas da sua propriedade com links de páginas externas.
  • Links internos: links que estão dentro da sua propriedade e não levam para páginas externas.
  • Principais sites com links: são links de outras origens que levam à sua propriedade.
  • Principais termos com links: é o texto dos links em páginas externas que levam à sua propriedade.

Lembrando que o Search Console é uma ferramenta gratuita e ajuda a entender como o Google vê nosso site, portanto, todos os links que estão no relatório foram considerados relevantes pelo Google. 

E se quiser mais informações sobre como acessar o relatório, veja a página de ajuda do Search Console.

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta paga, mas que vale a pena para fazer análises mais profundas nos links externos e internos de um site. Para acessar o relatório com essas informações, veja a imagem com os passos abaixo (após ter uma conta no Ahrefs):

Google Analytics

Com o Google Analytics, outra ferramenta indispensável para SEOs, é possível mensurar a quantidade de vezes que os usuários clicaram em um link para sair do seu site.

Para isso, basta utilizar configurar os Eventos do GA com o script correto para acompanhar os cliques em links externos. Depois de implementado, os cliques que levam para propriedades de outras pessoas serão mostrados no relatório do evento criado.

O Google disponibilizou este artigo sobre acompanhar links externos no Analytics com um tutorial e o script que deve ser implementado. É super simples!

Conclusão

Obter links externos de qualidade é uma tarefa difícil, mas quando o foco é construir conteúdo de qualidade e que priorize o usuário, tudo se torna mais fácil. 

Isso porque as pessoas e outros proprietários de sites irão querer mencionar o seu conteúdo não por causa de dinheiro ou troca, e sim pela qualidade e simples vontade de compartilhar com outras pessoas ou com seus visitantes. 

Da mesma forma, faz total sentido mencionar um conteúdo no seu site quando ele agrega de verdade naquele conteúdo, como é o caso do e-commerce que deixa os links de resenhas de outros sites em seus produtos. 

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

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