Palavras-Chave: TUDO o que você precisa saber para gerar mais resultados

Diego Ivo

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Pesquisar palavras-chave é fundamental em estratégias de SEO e SEM. E com as ferramentas certas isso fica muito mais fácil.

Usar as ferramentas corretas reduzem tempo e permitem aumentar, em muito, os resultados e estar na frente de seus concorrentes.

Por isso, neste post vamos apresentar as melhores ferramentas de palavras-chave.

Então fique conosco pelos próximos 5 minutos.

Tópicos de Conteúdo

Neste post, você irá encontrar o seguinte conteúdo:

  1. Definição de Palavras-Chave
  2. Tipos de Palavras-Chave
  3. Ferramentas de Palavras-Chave
  4. Como otimizar Palavras-Chave

O que são Palavras-chave?

Palavras-chave são os termos que usuários pesquisam em mecanismos de busca.

Links Patrocinados

Conceitualmente, elas revelam a intenção do consumidor.

Palavras-chave são utilizadas em estratégias de marketing digital para que empresas apareçam de forma assertiva.

Nada como aparecer para quem deseja aquilo, não e’?

Além disso, a análise de palavras-chave traz insights de demanda de mercado, crescimento de categorias ou de marcas.

Por que Palavras-Chave são importantes para meu Negócio?

Quando alguém quer saber alguma coisa nova recorre ao Google, não é mesmo?

As palavras-chave são importantes por que seu consumidor está buscando algo relacionado ao seu negócio.

Portanto, aparecer irá aumentar a sua visibilidade.

E aumentando a sua visibilidade irá aumentar a probabilidade de trazer novos clientes para sua empresa.

A grande vantagem de fazer marketing em mecanismos de pesquisa é aparecer quando seu cliente está procurando por você.

A chance de uma compra é muito maior.

E como você faz isso? Investindo nas keywords certas para seu negócio.

Quais são os tipos de palavras-chave?

Agora que você já sabe o que é palavra-chave, precisa conhecer os tipos de palavras-chave.

Mas por quê?

Para saber escolher de modo eficiente as que irá investir e ter mais resultados.

Cada uma delas tem vantagens e desvantagens.

Em estratégias de SEO ou SEM, as palavras-chave geralmente são classificadas pelos seguintes tipos:

Head Tail – São palavras-chave mais amplas e que geralmente descrevem uma categoria. Ex.: “tênis”, “marketing digital” ou “futebol”. Elas têm maior volume de busca, menos quantidade e maior concorrência.

Middle Tail – São palavras-chave um pouco mais específicas e são o meio do caminho entre a head e a long tail. Ex.: tênis feminino, “o que é marketing digital” ou “futebol brasileiro”. Eles têm volume de busca intermediário, média quantidade e média concorrência.

Long Tail – São palavras-chave muito específicas, que têm muita quantidade mas pouco volume de busca individualmente. Ex.: “tênis feminino rosa e vermelho para corrida”, “serviços de marketing digital em higienópolis sp” ou “primeira partida de futebol no Brasil”.

Em resumo:

Uma estratégia bem sucedida deve contemplar todos os tipos de palavras-chave!

Quais são os tipos de busca  existentes para palavras-chave?

Agora que você entendeu os tipos de palavras-chave, entenderá os tipos de busca.

No Marketing Digital, também escolhemos as palavras-chave por seus tipos, conforme a intenção do usuário.

Você sabe classificá-las irá ajudar a trazer o público certo para seu site, por meio de campanhas de links patrocinados e de estratégias de SEO.

Os tipos de palavras-chave são deduzidos dos 3 tipos de busca, que são os seguintes:

Busca de Atalho – São pessoas que já sabem o que quer e buscam palavras-chave já sabendo aonde querem chegar. Por exemplo: o nome de um site ou um endereço.

Buscas Informacionais – São pessoas que estão buscando informações, e geralmente seus resultados de busca são vinculados a conteúdo.  Por exemplo: resultados de futebol, o que é SEO, etc.

Buscas Transacionais – São buscas cuja intenção é adquirir um produto ou serviço. Por exemplo: comprar tênis, serviços de marketing digital, etc.

Porém, esses tipos de busca não são “estáticos”.

Quem busca a palavra “iPhone” pode estar querendo ir ao site oficial do produto (busca de atalho), obter informações sobre o aparelho (busca informacional) ou adquirir um modelo (busca transacional).

Isso é sutil, mas com o tempo você irá aprender.

O que devo levar em contar na escolha de palavras-chave?

Como observamos, há diversas características em uma palavra-chave.

Para resumirmos, você escolherá a palavra-chave pelas seguintes características:

Volume de Busca – é a quantidade média de buscas por uma palavra-chave.

Concorrência – é a dificuldade de ranquear nos mecanismos de busca ou a competição dela na busca paga.

Custo por Clique – é o seu custo por clique no Google Ads.

Intenção do Usuário – é o que seu usuário deseja consumir quando clica naquela palavra.

Ok, entendeu?

Vamos agora conhecer as principais ferramentas de Palavras-chave existentes no mercado!

AS 10 MELHORES FERRAMENTAS DE PALAVRAS-CHAVE

Agora que você entendeu por que são importantes, seus conceitos e como escolher, separamos as ferramentas que mais gostamos aqui na Conversion.

1. Google Trends – Ferramenta gratuita para acompanhar tendências

O Google Trends permite acompanhar tendências de mercado e comparar palavras-chave, para entender o comportamento de busca.

Mais do que exatidão, sua grande qualidade é acompanhar tendência.

Pode trazer dados históricos (desde 2004), mas também traz dados em tempo real.

Criamos este artigo ensinando a usar o  Google Trends para analisar mercado.

2. Keyword Planner – O Planejador de Palavras-Chave do Google

O Keyword Planner é uma ferramenta obrigatória para profissionais de SEO e Marketing de Busca.

É a mais óbvia das ferramentas. Porém, seu uso é primordial para campanhas de links patrocinados.

Isso não quer dizer que ela não traga muitos insights para estratégias de SEO.

Suas principais informações são:

  • Volume de Busca
  • Concorrência (em busca paga)
  • Custo por Clique Médio

Além disso, o Keyword Planner traz sugestões de palavras.

3. Ubersuggest – A ferramenta de Palavras-chave Gratuita para SEO & SEM

A Ubersuggest é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Neil Patel.

Uma vez que é gratuita, todos podem utilizá-la mas recomendamos ela principalmente para iniciantes.

As principais informações que ela traz são:

  • Volume de Busca
  • Concorrência em SEO
  • Concorrência em Link Patrocinado
  • Palavras-chave relacionadas
  • Fotografia da SERP

4. KeywordTool.io, ferramenta que traz as sugestões de busca do Google

O grande diferencial da Keyword Tool é que a sua lógica é de trazer termos relacionados a uma busca no Google.

Veja na imagem abaixo:

Essas palavras são muito relevantes porque revelam muitos insights.

Mas é humanamente impossível pegar isso na unha!

Por isso foi criada essa ferramenta, que tem planos gratuitos e pagos.

5. Google Search Console, a ferramenta que irá te mostrar a posição de sua palavra-chave no Google

O Google Search Console é uma das melhores ferramentas para proprietários de sites e para quem faz SEO.

Mas neste post vamos nos concentrar no seu recurso para acompanhar posição de palavras-chave.

Sua principal vantagem?

Além de ser grátis essa é a única ferramenta que traz o dado direto da fonte, uma vez que é a da própria Google.

Criamos este artigo ensinando a saber a posição de sua palavra-chave pelo Search Console, veja!

6. SEM Rush, ferramenta para análise de palavras-chave de seus concorrentes

A SEM Rush, assim como outras ferramentas, tem muitos recursos.

Porém, um de seus principais recursos é saber as palavras-chave que um site está otimizando.

Ou seja, você literalmente irá conhecer a estratégia de SEO de seu concorrente!

Mas a SEM Rush tem ainda mais recursos de palavras-chave:

  • Pesquisa de Palavras
  • Ideias de Palavras
  • Acompanhamento de Posição de Palavras
  • Campo Semântico
  • Plugin do Chrome para escrita de conteúdo
  • Dentre outros!

7. TwinWords, inteligência artificial a favor da Pesquisa de Palavras-chave

A TwinWords entra no hall das ferramentas mais promissoras.

Para nós, o seu recurso mais interessante é o gráfico de LSI (Latent Semant Index), que traz co-relações entre palavras.

Seus principais recursos são:

  • Ideias de Palavas-chave
  • Volume de Busca
  • Tendências de Busca
  • Gráficos do Tipo LSI

 

8. Word Counter, contagem de palavras em um texto

Quem escreve conteúdo para Web sempre precisa contar as palavras-chave, verificar sua densidade, etc.

A Word Counter é a ferramenta mais fácil para isso!

Para ela não traz só o número de palavras e caracteres, como também:

  • Número de Frases
  • Parágrafos
  • Dificuldade de Leitura
  • Tempo de Leitura
  • Tempo de Leitura em Voz Alta

9. SEO Edge, um aplicativo de iPhone para monitoramento de palavras-chave

Nem sempre é fácil acompanhar a posição de palavras-chave diretamente por um aplicativo.

SEO Edge, apesar de estar um pouco defasado, é o único para iOS que faz isso relativamente bem.

Se você for aficcionado por monitorar palavras-chave, baixe esse app.

(E compre o seu plano PRO!)

10. SE Ranking, uma ferramenta bem simples para monitorar palavras e fazer SEO básico

A SE Ranking é uma das ferramentas mais simples de SEO.

Ela é realmente básica, mas muito prática para quem estar começando em SEO.

E o mais interessante é que ela vai muito além de acompanhar posição de palavras-chave.

É uma espécie de “canivete suíço” do SEO para quem está começando.

Apesar de paga, seus planos começam por preços bem baixos, como 7 dólares por mês.

[Bônus] SimilarWeb, uma das principais ferramentas de inteligência competitiva

Tudo bem, vamos ser francos.

A melhor qualidade da SimilarWeb não são suas informações sobre palavras-chave.

Mas não podíamos deixar de esquecer dela.

A SimilarWeb traz informações completas de acesso ao site de seu concorrente, de todas as fontes de tráfego.

Ok, agora que já sei o que é Palavra-Chave… Onde devo otimizá-las?

Uma pergunta muito comum sobre palavras-chave é: onde devo colocá-las?

Apesar de popular, essa não é a melhor de se referir a elas.

Não, não é porque elas sejam sentimentais.

Mas porque se você deseja alcançar o topo dos mecanismos de busca, não vai conseguir isso só colocando as palavras-chave em uma página.

Você deve conhecer a sigla SEO (Search Engine Optimization), que basicamente significa otimização para mecanismos de busca.

SEO mexe muito com palavras-chave, mas seu foco deve estar no usuário. E SEO é muito mais do que palavras-chave.

Recomendamos fortemente que leia este nosso Guia de SEO, que vai te explicar detalhadamente sobre a arte de SEO.

Mas não vamos deixá-lo na mão, e vamos mostrar quais os principais elementos de uma página onde, sim, as palavras-chave devem ser otimizadas.

5 Principais elementos de uma página para otimização de palavras-chave

Uma das formas de ranqueamento de um site nos mecanismos de busca é a análise que os buscadores faz da presença de palavras-chave.

Separamos os principais elementos analisados pelos buscadores:

Título ou Title da Página – é o elemento <title> do HTML ou o título da janela no Chrome.

URL – É importante ter a palavra-chave na URL para facilitar o entendimento dos buscas sobre o assunto principal da sua página.

H1 – H1 é o título interno da página. Em um blog, costuma ser o título do post.

H2, H3, etc – H2, H3, H4, etc. são os subtítulos de um post. Eles separam seções de um texto e ajudam na leitura e escaneabilidade de um texto

Links Internos – Links Internos são os hyperlinks que ligam uma página a outra. Quando há links internos [exatamente como esse], aumenta a probabilidade de a página linkada ficar melhor posicionada para “links internos”.

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