Saiba quais são as melhores práticas de SEO para blog

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Ações voltadas a conteúdo e meta tags podem assegurar um bom posicionamento nos buscadores

A aplicação do SEO para blog é uma das principais práticas para obter um bom posicionamento nos mecanismos de busca, já que esse é um dos canais com maior representação entre os resultados da SERP. 

Atualmente, são mais de 6 milhões de blog posts publicados diariamente nos mais de 600 milhões de blogs existentes na web (Web Tribunal, 2022). 

Além disso, cerca de 68% de todas as experiências online se iniciam em um motor de pesquisa (BrightEdge, 2019). Por isso, saber como exercer as práticas de otimização nesse tipo de canal é fundamental. 

Se você deseja aprender as melhores técnicas de SEO para blog, chegou ao lugar certo. Neste artigo, descubra como implementar essas ações. 

O que é SEO para blog?

SEO para blog se refere a todos os processos relativos à otimização para mecanismos de busca realizados nesse canal. Isso inclui fatores como título, subtítulos, conteúdo, palavra-chave, meta descrição, alt text, formatação, linkagem, entre outros. 

Ou seja, trata-se de uma estratégia de SEO on-page, cujos ajustes e melhorias estão sob controle do administrador. 

Quais são os maiores obstáculos do SEO para blog?

Um homem pulando páginas representando os obstáculos de SEO

Embora as melhores práticas de SEO para blog sejam claras, existe um grande dilema envolvendo a otimização e a criatividade. 

Os blogs são a moradia dos blog posts, um dos mais importantes canais em estratégias de marketing de conteúdo, responsável pela atração de usuários por meio dos motores de pesquisa. 

Contudo, é preciso lembrar que a escrita é uma atividade imaginativa. Embora os algoritmos não sejam capazes de avaliar racionalmente um texto, o comportamento do usuário na página traz dados que refletem sua qualidade. Por exemplo, por meio das taxas de rejeição e do tempo de permanência. 

Isso quer dizer que recursos como ortografia, vocabulário, coesão, coerência e clareza são essenciais. 

Ocorre que, muitas vezes, na tentativa de se adequar às técnicas de otimização, os textos se tornarem inorgânicos, com repetição excessiva de termos ou informações muito similares aos de outras páginas da web.

O Google e outros buscadores não querem isso. Eles desejam que a experiência de página seja completa. Em outras palavras, artigos originais, verossímeis e com riqueza de detalhes, seguindo as normas E-E-A-T

Como funciona o SEO para blog?

O SEO para blog funciona em duas esferas: macro e páginas individuais. 

A primeira delas diz respeito a todas as publicações no blog, sua estrutura, navegabilidade e seus links internos recíprocos. Nesse quesito, é incluído no campo do SEO técnico.

Já a segunda diz respeito ao SEO aplicado diretamente nos blog posts. São atividades realizadas em páginas individuais, que incluem elementos técnicos como title, headings, meta tags, otimização de imagens e alt text. Eles se comunicam diretamente com as spiders do Google e auxiliam na identificação de páginas relevantes por meio do texto. 

Isso quer dizer que o algoritmo varre a internet, lê as informações técnicas dentro da página e, por fim, as ranqueia de acordo com o que o Googlebot identifica como prioridade para aquela busca.

Há também itens relativos à experiência do usuário, que influenciam nos processos de otimização, como a ortografia, a semântica, a escaneabilidade, o posicionamento de textos-âncora, a formatação, o negrito, o itálico, os bullet points, as tabelas, entre outros. 

Nesse caso, embora não haja uma análise direta do mecanismo, métricas como tempo de permanência de página ou taxa de rejeição são utilizadas pelo algoritmo para avaliar a relevância do conteúdo.

Quais são as melhores práticas de SEO para blog?

O SEO é uma disciplina que tem como base a experimentação. Isso quer dizer que as técnicas aplicadas são testadas e verificadas. Isso funciona para SEO off-page e SEO técnico na maioria das vezes. 

No SEO on-page, especialmente no conteúdo, as coisas não funcionam exatamente assim. A escrita não é uma ciência exata, portanto, as regras podem prejudicá-la.

Contudo, existem algumas convenções. Essa é a função da redação otimizada, que mescla fatores criativos e técnicos em um só texto. 

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Uso de palavra-chave

As palavras-chave são termos comumente utilizados para realizar pesquisas nos buscadores. Ela deve ser inserida de maneira orgânica em tags e no corpo do texto, desde que soe natural para o leitor. 

É preciso tomar cuidado com os excessos de repetições e a densidade do termo para que não haja punição por parte do algoritmo.

Intenção de  busca

A intenção de busca reflete o objetivo do leitor ao digitar um termo na caixa de busca. Para verificá-la, a principal recomendação é a consulta no próprio buscador, que normalmente ranqueia na primeira colocação uma página correspondente. 

Contudo, isso não deve ser visto como uma regra. Há casos em que não existem textos que correspondam à real intenção de busca. E as páginas também estão sujeitas à volatilidade da SERP. 

Formatação

A formatação visa proporcionar uma boa experiência de leitura para o usuário. Nesse caso, existem muitos itens a serem considerados, como: 

  • estrutura linear de subtópicos;
  • tamanho dos parágrafos e frases;
  • boa utilização dos espaços em branco;
  • alinhamento;
  • espaçamento ;
  • negrito, itálico e sublinhado;
  • bullet points e listas numeradas.

URL

A URL é um dos fatores considerados pelos buscadores. Aqui a ideia é mantê-la concisa e coerente ao material do texto. Veja, abaixo, um exemplo de recomendação de slugs: 

  • Errado: www.conversion.com.br/blog/o-que-e-seo-search-engine-optimization-guia-do-basico-ao-avancado-2023#879
  • Certo: www.conversion.com.br/blog/o-que-e-seo

Tags

As tags são etiquetas utilizadas em HTML para informar ao buscador o que cada trecho representa. Alguns tipos de tags incluídas em SEO para blog são: 

  • SEO Title;
  • heading tag (title tag);
  • heading 1, headings 2, headings 3, headings 4;
  • meta descrição;
  • categoria;
  • nofollow e dofollow.

Links

Os links contidos em um texto têm o papel de tornar fluida a navegação do usuário. Eles podem levá-lo a páginas internas ou externas. O mais importante é que faça sentido para uma melhor experiência de página. 

Agora que você já sabe quais são as ações necessárias para fazer um bom trabalho de SEO para blog, entre em contato com a Conversion e converse com um dos nossos consultores.

Escrito por Lucas Amaral

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