Aprenda como aumentar vendas ao utilizar SEO para SaaS

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Otimização auxilia na obtenção de resultados em plataformas digitais

Aplicar o SEO para plataformas de SaaS é requisito para apresentar uma boa performance nos buscadores, oferecer uma ótima experiência ao usuário e fechar negócios. 

O setor de Software as a Service firma-se, dia após dia, como um mercado em ascensão. Para se ter uma ideia, de 2008 a 2020, seu valor subiu de 5,5 bilhões para 157 bilhões de dólares (Statista, 2023). Com grandes mercados, surgem grandes marcas. Para que se tornem memoráveis, é necessário investir em otimização. 

Ao observar as maiores companhias do segmento, como Salesforce, Google Workspace, Notion, Hubspot e Mailchimp, é fácil notar que possuem uma forte presença digital nos mecanismos de busca, o que pode ser mensurado por meio de seu Share of Search

Mas o que será que essas empresas fazem para dominar as páginas de resultado dos principais buscadores? Essa e outras respostas acerca do SEO para SaaS você encontra neste texto.  

O que é SEO para SaaS?

SEO para SaaS é um conjunto de técnicas de otimização aplicadas em plataformas que seguem o modelo de negócio de um Software as a Service (Software como Serviço). Seu principal objetivo é gerar tráfego orgânico para as páginas internas por meio de uma boa classificação nos mecanismos de busca. 

As plataformas de SaaS oferecem seus serviços através da internet. Mesmo que nem sempre sejam fixadas em navegadores, a maior parte delas é web-based e funciona em nuvem. A aplicação de SEO é ainda mais válida nesse sistema, mesmo quando protegidas por paywalls, pois influencia a autoridade do site. 

Mas não é só sobre isso que trata o SEO para SaaS. Como em diversas outras companhias, também se baseia em ações voltadas ao site, blog e SEO off-page.

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Como implementar o SEO para SaaS?

O SEO para SaaS possui suas peculiaridades. A seguir, veja quais são as principais técnicas utilizadas para a otimização no setor. 

SaaS com paywall

Páginas com paywall são aquelas que só podem ser acessadas mediante pagamento, assim como acontece em alguns portais de notícias. Nesse modelo, o Google recomenda uma oferta de limite de acessos ou a permissão de leitura do início do texto, a fim de não prejudicar o ranqueamento. 

Embora isso não seja tão comum em SaaS, existem algumas plataformas que permitem a utilização parcial de recursos, como no caso da ferramenta de palavras-chave Moz, que mescla ferramentas gratuitas com modelos de limitação de funcionalidade ou uso restrito. Essa é uma ótima maneira de agradar aos buscadores e ranquear até mesmo para páginas de utilização do software. 

SERP para a keyword "check domain authority"

É importante frisar que as páginas com paywalls devem ser indicadas aos crawlers por meio de dados estruturados para que não sejam confundidas com técnicas maliciosas de cloaking

SEO para landing pages de SaaS

É natural que as páginas que podem ser acessadas somente por assinantes não sejam listadas em posições de prestígio nos resultados de pesquisa. Contudo, nada impede que as landing pages que levam a elas sejam otimizadas e conquistem um bom ranqueamento.

Esse tipo de página normalmente possui um menor volume de conteúdo, por isso, é preciso utilizar as palavras-chave certas e as melhores técnicas de SEO on-page. Observe, por exemplo, a landing page do produto CRM da ActiveCampaign

Aqui os termos de busca “CRM de vendas”, “automação de vendas”, “lead scoring”, “gerenciamento de contatos”, “funil de vendas”, “pipeline” e “teste A/B” são utilizados de maneira natural para priorizar o ranqueamento. Como resultado, ocupa a primeira página do Google para o termo “crm de vendas”, atrás somente de páginas de conteúdo. 

O mesmo é válido para outras técnicas de SEO on-page, como URL, title e meta description

resultado na SERP da activecampaing

Blog para SaaS

O marketing de conteúdo é uma das mais eficientes ferramentas de marketing digital da atualidade. O principal canal utilizado para aplicá-lo é o blog. Empresas de SaaS que utilizam o marketing de conteúdo apresentam um ROI de até 647% (Growfusely, 2022). 

Seja para negócios em início de trajetória ou reconhecidos em seus nichos, a criação de conteúdo relevante auxilia na atração de visitantes e oferece um serviço informativo ao usuário antes mesmo de ele realizar a compra. 

Para tal, são aplicadas técnicas de SEO para blog que beneficiam o posicionamento nas páginas de classificação. 

Observe, por exemplo, o blog da Contabilizei, SaaS especializada em empreendedorismo e gestão contábil. 

blog da contabilize

Os conteúdos são baseados em termos de pesquisa úteis para seus clientes e prospects, divididos em categorias como “conteúdos contábeis”, “abertura de empresa”, “empreendedorismo” e “MEI”. 

Ao clicar em cada um deles, é possível observar uma estrutura SEO-friendly, na qual os subtítulos são estruturados, há um bom uso de palavras-chave e linkagem interna para proporcionar uma experiência contínua. 

Link building para SaaS

Outra técnica de SEO para SaaS que não pode ser ignorada é o link building. Como em qualquer modelo de negócio, os backlinks exercem um papel crucial para a aceleração da empresa. 

A aquisição desses links ocorre por meio de uma grande variedade de técnicas. Porém, como as ferramentas de SaaS são frequentemente assinadas por empresas com uma alta maturidade digital, uma das mais impactantes é o data-driven PR. 

Ela consiste na identificação de oportunidades baseadas em dados para criação de peças úteis para veículos de imprensa, como pesquisas e estudos. Ou seja, alia os setores de business intelligence ao jornalismo e às relações públicas para conquista de backlinks orgânicos de alto impacto estratégico. 

A plataforma Vindi, por exemplo, criou a pesquisa “Mercado de Assinaturas no Brasil”, que gerou referências em portais como E-commerce Brasil, Fintechs.com e Tecnoblog.

Se você deseja aplicar as melhores técnicas de SEO para SaaS em seu negócio, entre em contato com a Conversion e fale com um de nossos consultores. 

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Escrito por Lucas Amaral

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