Entenda a importância da cultura SEO-first nos negócios

Lucas Amaral
Lucas Amaral

Empresas com setores alinhados tendem a se destacar no mercado

A implementação de uma cultura de SEO-first pode ser um grande desafio para as empresas. Afinal, as sugestões para criação e alteração de um website podem vir de diferentes áreas, muitas delas sem a consciência das principais técnicas de otimização. 

Contudo, sua concretização se faz necessária. Uma empresa baseada nos preceitos de SEO possui maiores chances de se destacar no mercado e alcançar bons resultados no marketing orgânico

É o que ocorre com empresas renomadas como Canva, Shopee, FinanZero, Tesla e Americanas, que entendem que uma companhia de sucesso é aquela que minimiza os investimentos em mídia paga e prioriza ações voltadas à otimização, à experiência do usuário e ao fortalecimento de marca. 

Se você quer saber qual é a importância da aliança entre equipes em uma iniciativa que privilegia o SEO, continue a leitura.

O que é uma cultura SEO-first?

Cultura SEO-first é o conjunto de valores que enxergam as ações de otimização para mecanismos de busca como prioridade para o negócio. Em outras palavras, valoriza as experiências do usuário diante de todas as interações com a marca no ambiente digital.

Ou seja, é a integração 360° que leva todos os colaboradores do negócio a terem uma mentalidade com foco em SEO, permitindo que portas de entrada em um website sejam rastreáveis e alinhando palavras-chave em qualquer espectro do negócio. 

Qual é a importância da implementação de uma cultura de SEO-first horizontal?

A cultura organizacional de uma empresa reflete seus valores, princípios e tradições. Diz respeito às prioridades, que devem ser compartilhadas pelos colaboradores. Um fator que, inclusive, é levado em conta no momento da contratação. 

Em outras palavras, é a identidade da organização. Existem empresas cuja cultura remete à diversidade. Noutras, o principal conceito é a autonomia. E, em alguns casos, a disciplina. Esses atributos devem ser compartilhados por quem trabalha no local. 

Naturalmente, há obstáculos, como em qualquer situação que envolva a complexidade humana. A cultura organizacional prestigia justamente isso: pessoas com valores semelhantes que rumam a um mesmo objetivo. 

Quando se fala na cultura SEO-first, quer dizer que o pensamento coletivo converge para as atividades de otimização. Abaixo, veja alguns exemplos de como diferentes áreas podem atuar em sinergia ao SEO.  

Marketing

Sendo o próprio SEO uma estratégia de marketing, há uma inegável relação entre as áreas. Setores como conteúdo, copywriting, relações públicas e links patrocinados se utilizam de palavras-chave no seu dia a dia. 

Mas esse leque pode, também, se expandir em direção a mídias sociais e email marketing, por exemplo. Como canais de distribuição, devem estar alinhados aos objetivos de SEO, direcionando tráfego para páginas específicas ou utilizando termos que precisam ser divulgados. 

Produto

Áreas de produto tendem a fazer escolhas com base em benefícios gerados pelo por ele, sem se perguntar como as pessoas buscam por aquela solução nos mecanismos de busca. 

Nesse sentido, é válido o alinhamento com as áreas de SEO para nomeação e descrição de produtos, FAQs e até mesmo utilização de palavras-chave para desenvolver novos produtos baseados nas necessidades do público. 

Vendas

As áreas de vendas são aquelas que lidam diretamente com as objeções dos clientes. Isso certamente pode trazer muitas ideias para equipes de conteúdo, por exemplo. 

Quando são detectadas dúvidas frequentes, pode ser uma boa ideia redigir textos que as respondam. 

Vendedores também escutam com frequência sobre problemas no site, dificuldades para encontrar determinada página, adversidades para realizar o pagamento. Tudo isso se relaciona diretamente com o SEO. 

Design

A área de design está conectada à experiência do usuário e, portanto, diretamente conectada ao SEO. 

Mesmo que um determinado layout seja mais atraente, muitas vezes ele pode acarretar em problemas de navegação, funcionalidade ou atrasar a velocidade de carregamento das páginas. 

Programação

Áreas de desenvolvimento, front-end e back-end são essenciais para a estruturação do site, proporcionar uma boa experiência de navegação e agradar os mecanismos de pesquisa. 

O que se vê de forma constante é o excesso de funcionalidades em páginas. Por mais que a maioria seja útil, pode haver problemas em questões de acessibilidade, velocidade e usabilidade. O que, no fim das contas, prejudica o SEO do site.

Atendimento e suporte

Assim como os setores de vendas, os de atendimento e suporte são aqueles que estão frequentemente em contato com o público, especialmente com quem já se tornou cliente. 

Por isso, é importante o contato recorrente com as áreas de comunicação, que podem criar peças focadas em SEO para desafogar esses segmentos. 

RH

Os recursos humanos também podem se beneficiar do SEO. Ao divulgar vagas, por exemplo. Com a utilização correta de palavras-chave, é possível atrair candidatos que se adequem ao perfil desejado. 

Esses são apenas alguns exemplos de como uma cultura de SEO-first pode auxiliar em um âmbito global dentro das empresas. Existem muitas outras utilizações aplicáveis. 

Como estimular a criação de uma cultura de SEO-first?

O estabelecimento de uma cultura de SEO-first deve vir de cima para baixo. Ou seja, inicia-se nos cargos executivos, passa pelos gestores e diretores e culmina nos analistas e estagiários. 

Quando o exemplo é forte, a cultura se dissemina organicamente. Cursos e treinamentos também são de grande ajuda, assim como a transparência ao revelar para todas as equipes os resultados obtidos por meio da utilização do SEO. 

Foi pensando nisso que a Conversion lançou o curso SEO Next, voltado a gestores de marketing, growth e e-commerce. Ao longo de 12 aulas, é explicado de maneira prática, sem o abuso de termos técnicos ou elementos avançados, qual é o caminho ideal para o gerenciamento de times com foco na otimização. 

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Escrito por Lucas Amaral

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