September 2022 Core Update: nova atualização do Google é anunciada

Mariana Pessoa
Mariana Pessoa

O Google confirmou no início da semana, no dia 12, que está implementando um novo Core Update em seus algoritmos. A atualização deve levar 2 semanas para ser finalizada.

Apenas 3 dias após concluir o Helpful Content Update, o Google anunciou na segunda-feira, dia 12, sobre um novo Core Update, chamado de September 2022 Core Update. A informação foi confirmada no Twitter do Search Central, perfil oficial da empresa:

Além disso, John Mueller confirmou que a atualização afetará sites do mundo inteiro, enquanto o Helpful Content Update afetou, inicialmente, apenas sites em inglês.

Como sempre, o Google também informou que a atualização de algoritmo deve levar 2 semanas para ser concluída, portanto, oscilações na SERP são normais e esperadas durante o período

O que é Core Update?

Core Update significa, em português, Atualização Principal. Ou seja, um Core Update são alterações ou melhorias nos algoritmos do Google. 

Embora o Google esteja constantemente atualizando o seu algoritmo, os Core Updates são implementados em larga escala e com potencial de atingir muitos sites ao redor da Web.

Por isso, um Core Update é sempre anunciado, pois dependendo do que foi alterado no algoritmo, sites e páginas podem perder ou ganhar tráfego orgânico. Quem trabalha com SEO e ainda não reclamou ou agradeceu por um Core Update é porque não trabalha há muito tempo na área ainda. Sério!

Este Core Update vai ajudar a disseminar o Helpful Content Update?

Após a conclusão da Atualização de Conteúdo Útil (Helpful Content Update), muitos profissionais da área de SEO e proprietários de sites disseram não ter sentido o impacto da atualização, que parecia ser grande.

Por causa disso, Danny Sullivan, porta-voz do Google para a Pesquisa, fez uma série de tweets na semana passada. Segundo ele, “talvez” apenas a Atualização de Conteúdo Útil não tenha sido o suficiente para causar impacto, mas com os próximos Core Updates isso possa ser mais significativo:

No entanto, não podemos afirmar nada a respeito, afinal, o próprio Google não se pronunciou sobre os detalhes do September Core Update além do anúncio de que está rolando. 

Vale lembrar também que, inicialmente, a Atualização de Conteúdo Útil afeta somente sites em inglês. Mas deve ser apenas uma questão de tempo até chegar em sites de outros idiomas. 

O que fazer se meu site for impactado pelo September 2022 Core Update?

A primeira coisa a se fazer ao sofrer uma perda de tráfego após o September 2022 Core Update, ou qualquer outra atualização, é não se desesperar. 

Conforme a documentação do Google sobre Core Updates, páginas que perdem posicionamentos depois dessas grandes atualizações não violaram nenhuma das diretrizes para webmasters, apenas perderam espaço para páginas melhores e mais satisfatórias aos usuários.

Assim, a orientação do Google é avaliar as páginas que tiveram posicionamentos perdidos para entender o que pode ter acontecido. Nesse momento, você deve analisar a qualidade do seu conteúdo fazendo perguntas como:

  • As informações, relatos, pesquisas e análises presentes aqui são originais?
  • O conteúdo apresenta informações relevantes sobre o tema?
  • Você copiou ou reescreveu a partir de outro texto, ou o conteúdo é de autoria própria?
  • O conteúdo é bem escrito e não apresenta erros de ortografia?
  • Quando comparado a outros conteúdos da SERP, o seu se sobressai?
  • O conteúdo foi escrito para mecanismos de busca ou para pessoas?
  • A página tem muitos anúncios, tornando a experiência do usuário negativa?
  • A página funciona bem em dispositivos móveis?
  • O conteúdo da página foi produzido em massa ou está espalhado em muitos sites?
  • A fonte de autoria do texto é confiável?
  • O conteúdo é escrito por especialistas ou pessoas que conhecem bem o tema?
  • Os dados contidos no conteúdo podem ser facilmente checados?

Além disso, avaliar questões relacionadas ao EAT (Especialização, Reconhecimento e Confiança) são essenciais, principalmente se o seu site estiver na categoria YMYL (Your Money Your Life).

Em relação ao tempo para se recuperar após um Core Update, o Google afirma que em alguns casos a classificação do conteúdo afetado só melhore após um novo Core Update, se as melhorias necessárias forem feitas.

Os últimos Core Updates do Google

O último Core Update aconteceu há menos de 4 meses e ficou conhecido como May 2022 Core Update, que teve como objetivo tornar os resultados da pesquisa mais úteis para os usuários. Foi o primeiro Core Update de 2022.

Em 2021, foram lançados três Core Updates em 2021: November 2021 Core Update, July 2021 Core Update e June 2021 Core Update, assim como em 2020, onde também houveram três grandes mudanças: December 2020 Core Update, May 2020 Core Update e January 2020 Core Update.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Escrito por Mariana Pessoa

Escrito por Mariana Pessoa

Mariana é estrategista de SEO e apaixonada por Marketing Digital. É também produtora de conteúdo no LinkedIn e escritora de ficção nas horas vagas.

Compartilhe este conteúdo
Compartilhe
Receba o melhor conteúdo de SEO & Marketing em seu e-mail.
Assine nossa newsletter e fique informado sobre tudo o que acontece no mercado
Agende uma reunião e conte seus objetivos
Nossos consultores irão mostrar como levar sua estratégia digital ao próximo nível.